O navio cargueiro São Luiz se chocou contra a ponte Rio Niterói no final da tarde desta segunda-feira, 14, causando muita preocupação às autoridades e populares que presenciaram o acidente. O ocorrido virou assunto nacional imediatamente, já que um internauta conseguiu filmar o momento e publicar nas redes sociais.
Em meio a toda confusão, surgiu uma dúvida comum, quanto vale a sucata do navio abandonado há mais de 6 anos na Baía de Guanabara, caso o mesmo fosse desmontado para reaproveitamento de materiais, principalmente o ferro de sua estrutura?
A embarcação é um navio cargueiro de grande porte, com cerca de 200 metros de comprimento por 30 de largura, pesando aproximadamente 165 mil toneladas. Levando em consideração que o ferro é quase que totalidade da sua estrutura, estima-se que o São Luiz tenha um valor estimado de R$ 156 milhões, já que o quilo do ferro sucateado costuma ter um preço aproximado de R$ 1.
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Hoje em dia há cerca de 100 navios na mesma situação do São Luiz, abandonados na Baía de Guanabara, colocando a vidas de pessoas em risco e causando prejuízos
Segundo as autoridades, existem mais de 100 embarcações ancoradas na Baía de Guanabara na mesma situação do São Luiz, A maioria delas estão tão deterioradas que é impossível recuperá-las. Exemplos disso são os navios Lintacosul e Bordine, que estão localizados na saída do Canal da Cunha.
O navio São Luiz é um caso à parte pois, de acordo com a Marinha, o mesmo não está extremamente deteriorado, e que aguarda decisões de processos judiciais.
A autoridade marítima informou, em nota, que abriu inquérito para investigar as causas do acidente e que o barco não oferecia riscos à navegação e que o acidente aconteceu, porque as amarras foram rompidas devido às condições climáticas extremas. Você pode ver o vídeo do momento em que o Navio colidiu contra a ponte, nesse outro post aqui do CPG.
Especialistas recomendam fazer uma pesquisa aprofundada para atestar a estrutura da ponte Rio Niterói após o acidente
Geraldo Portela, especialista em gestão de riscos, defendeu em entrevista à GloboNews uma investigação rigorosa sobre a estrutura da Ponte Rio-Niterói, que foi atingida pelo navio São Luiz.
Portela considera que o choque pode ter sido absorvido pela estrutura da ponte, mas existe a possibilidade de a mesma ter sido danificada, devido ao porte da embarcação que a atingiu.
A Ponte Rio-Niterói ficou bloqueada nos dois sentidos logo após a colisão com um navio abandonado, que estava à deriva na baía de Guanabara. A ponte foi aberta apenas parcialmente três horas após o incidente. Segundo informações do Centro de Operações, a âncora do navio não resistiu à força do vento.
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