A JAC Hunter, picape 4×4 com motor diesel de 191 cv, estreia com garantia de 8 anos e promete competir com as lรญderes de mercado, como Toyota Hilux e Chevrolet S10.
O mercado de picapes no Brasil รฉ conhecido por sua estabilidade. A maioria dos modelos segue um padrรฃo bem definido: 99% sรฃo 4×4, 90% possuem cabine dupla e motor a diesel, enquanto 84% contam com cรขmbio automรกtico. Dentro dessa fรณrmula de sucesso, a JAC Motors decidiu entrar na disputa, lanรงando oficialmente a JAC Hunter.
Oportunidade e estratรฉgia da JAC Hunter
No Estadรฃo, Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, destacou que a nova picape รฉ uma resposta estratรฉgica ร s demandas do mercado brasileiro.
โNรฃo dรก para prosperar no Brasil vendendo sรณ carros elรฉtricosโ, afirmou o executivo, referindo-se ao aumento de preรงos dos modelos elรฉtricos, agravado pela falta de infraestrutura e pela previsรฃo de alta na taxa de importaรงรฃo, que atingirรก 35% atรฉ 2026.
-
Fim de uma era: CEO da Volkswagen volta a confirmar que Golf serรก o รบltimo carro com motor a combustรฃo e dรก inรญcio ร virada elรฉtrica que vai redefinir a marca no mundo
-
Fim de uma era: motor icรดnico da Volkswagen que marcou geraรงรตes com potรชncia e som รบnico foi aposentado apรณs mais de 3 dรฉcadas
-
Estes sรฃo os 7 SUVs mais roubados no Brasil, segundo seguradoras e dados da Susep, com prejuรญzos que podem ultrapassar R$ 100 mil por veรญculo
-
Kia Sportage 2025 tem R$ 20 mil de desconto, mas serรก que o custo-benefรญcio compensa?
A Hunter chega ao mercado com a missรฃo de ampliar o portfรณlio da marca e conquistar uma fatia estimada de 2% do segmento.
A expectativa รฉ vender entre 3.000 e 4.000 unidades por ano, meta que jรก comeรงou a ser trabalhada com a confirmaรงรฃo de vendas ao governo paulista.
Caracterรญsticas tรฉcnicas e preรงo da JAC Hunter
A Hunter vem em versรฃo รบnica, HD, equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 mkgf de torque.
O cรขmbio automรกtico de oito marchas, fornecido pela ZF, opera em conjunto com a traรงรฃo 4×4 com reduzida e opรงรฃo de 4×2 traseira. Alรฉm disso, o modelo oferece quatro modos de conduรงรฃo: Normal, Econรดmico, Lama e Esporte.
Com preรงo de R$ 239.990, a picape posiciona-se como a mais acessรญvel entre concorrentes como Fiat Titano, Toyota Hilux SRV, Chevrolet S10 Z71 e Ford Ranger XLS. Para produtores rurais, a JAC oferece condiรงรตes especiais, reforรงando seu apelo comercial.
Desempenho e conforto
Apesar do preรงo competitivo, o desempenho da Hunter apresenta limitaรงรตes. A trepidaรงรฃo constante, tanto em vias urbanas quanto off-road, compromete a experiรชncia de conduรงรฃo.
A suspensรฃo traseira, atualmente composta por eixo integral e feixe de molas, deve ser substituรญda por um sistema Multilink no inรญcio do prรณximo ano, sem custo adicional.
O modo Esporte proporciona respostas mais rรกpidas, mantendo o giro elevado e melhorando a entrega de torque. No entanto, a aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h em quase 12 segundos demonstra que o conjunto motor e cรขmbio, embora funcional, nรฃo รฉ exemplar.
A posiรงรฃo de dirigir poderia ser aprimorada com o ajuste de profundidade do volante, atualmente limitado ร regulagem de altura.
Acabamento e equipamentos
No interior, a Hunter surpreende pelo acabamento. O painel utiliza materiais soft touch, enquanto os bancos, revestidos em couro, oferecem regulagem elรฉtrica para motorista e passageiro. A central multimรญdia, com tela de 13 polegadas, รฉ compatรญvel com Android Auto e Apple CarPlay.
Outros destaques incluem teto solar elรฉtrico, ar-condicionado digital, carregador de celular por induรงรฃo e cรขmera 360 graus.
A picape tambรฉm apresenta diferenciais ausentes em modelos mais caros, como chave presencial e freio de estacionamento eletrรดnico. O porta-objetos refrigerado e as saรญdas USB traseiras complementam o pacote de conveniรชncia.
Dimensรตes e capacidade
Com 5,33 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,92 metro de altura, a Hunter supera a maioria das rivais em porte. A distรขncia entre-eixos, de 3,11 metros, รฉ menor apenas que a da Ford Ranger, mas ainda garante espaรงo confortรกvel na cabine traseira.
O destaque, no entanto, รฉ a capacidade de carga: 1.400 kg, bem acima da mรฉdia de 1.020 kg do segmento. Esse diferencial reforรงa o apelo da Hunter para o trabalho pesado, especialmente no agronegรณcio.
Visual
A estรฉtica robusta da Hunter chama atenรงรฃo. Na dianteira, a grade de grandes dimensรตes domina o visual, acompanhada por farรณis de LED e farรณis de neblina.
Elementos em plรกstico preto reforรงam a identidade aventureira, enquanto as rodas de 18 polegadas e detalhes cromados, como estribos e maรงanetas, adicionam sofisticaรงรฃo.
Na traseira, as lanternas verticais de LED e o santantรดnio complementam o design funcional. A caรงamba รฉ equipada com revestimento protetor, embora a ausรชncia de uma capota marรญtima e o peso elevado da tampa sejam pontos de melhoria.
A JAC Motors aposta em um pรณs-venda estruturado, com mais de 100 oficinas credenciadas no Brasil. Alรฉm disso, oferece test-drive delivery, permitindo que o cliente experimente o veรญculo sem sair de casa. A garantia de oito anos sem limite de quilometragem para uso pessoal รฉ outro atrativo importante.
O futuro da Hunter tambรฉm inclui inovaรงรฃo. A partir de 2025, a JAC planeja lanรงar uma versรฃo elรฉtrica da picape, alinhando-se ร s tendรชncias globais de sustentabilidade.
Com preรงo competitivo, bom acabamento e uma estratรฉgia agressiva de mercado, a JAC Hunter chega como uma opรงรฃo viรกvel para quem busca uma picape funcional e bem equipada.