A JAC Hunter, picape 4×4 com motor diesel de 191 cv, estreia com garantia de 8 anos e promete competir com as líderes de mercado, como Toyota Hilux e Chevrolet S10.
O mercado de picapes no Brasil é conhecido por sua estabilidade. A maioria dos modelos segue um padrão bem definido: 99% são 4×4, 90% possuem cabine dupla e motor a diesel, enquanto 84% contam com câmbio automático. Dentro dessa fórmula de sucesso, a JAC Motors decidiu entrar na disputa, lançando oficialmente a JAC Hunter.
Oportunidade e estratégia da JAC Hunter
No Estadão, Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, destacou que a nova picape é uma resposta estratégica às demandas do mercado brasileiro.
“Não dá para prosperar no Brasil vendendo só carros elétricos”, afirmou o executivo, referindo-se ao aumento de preços dos modelos elétricos, agravado pela falta de infraestrutura e pela previsão de alta na taxa de importação, que atingirá 35% até 2026.
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A Hunter chega ao mercado com a missão de ampliar o portfólio da marca e conquistar uma fatia estimada de 2% do segmento.
A expectativa é vender entre 3.000 e 4.000 unidades por ano, meta que já começou a ser trabalhada com a confirmação de vendas ao governo paulista.
Características técnicas e preço da JAC Hunter
A Hunter vem em versão única, HD, equipada com um motor 2.0 turbodiesel de 191 cv e 46,9 mkgf de torque.
O câmbio automático de oito marchas, fornecido pela ZF, opera em conjunto com a tração 4×4 com reduzida e opção de 4×2 traseira. Além disso, o modelo oferece quatro modos de condução: Normal, Econômico, Lama e Esporte.
Com preço de R$ 239.990, a picape posiciona-se como a mais acessível entre concorrentes como Fiat Titano, Toyota Hilux SRV, Chevrolet S10 Z71 e Ford Ranger XLS. Para produtores rurais, a JAC oferece condições especiais, reforçando seu apelo comercial.
Desempenho e conforto
Apesar do preço competitivo, o desempenho da Hunter apresenta limitações. A trepidação constante, tanto em vias urbanas quanto off-road, compromete a experiência de condução.
A suspensão traseira, atualmente composta por eixo integral e feixe de molas, deve ser substituída por um sistema Multilink no início do próximo ano, sem custo adicional.
O modo Esporte proporciona respostas mais rápidas, mantendo o giro elevado e melhorando a entrega de torque. No entanto, a aceleração de 0 a 100 km/h em quase 12 segundos demonstra que o conjunto motor e câmbio, embora funcional, não é exemplar.
A posição de dirigir poderia ser aprimorada com o ajuste de profundidade do volante, atualmente limitado à regulagem de altura.
Acabamento e equipamentos
No interior, a Hunter surpreende pelo acabamento. O painel utiliza materiais soft touch, enquanto os bancos, revestidos em couro, oferecem regulagem elétrica para motorista e passageiro. A central multimídia, com tela de 13 polegadas, é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Outros destaques incluem teto solar elétrico, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e câmera 360 graus.
A picape também apresenta diferenciais ausentes em modelos mais caros, como chave presencial e freio de estacionamento eletrônico. O porta-objetos refrigerado e as saídas USB traseiras complementam o pacote de conveniência.
Dimensões e capacidade
Com 5,33 metros de comprimento, 1,97 metro de largura e 1,92 metro de altura, a Hunter supera a maioria das rivais em porte. A distância entre-eixos, de 3,11 metros, é menor apenas que a da Ford Ranger, mas ainda garante espaço confortável na cabine traseira.
O destaque, no entanto, é a capacidade de carga: 1.400 kg, bem acima da média de 1.020 kg do segmento. Esse diferencial reforça o apelo da Hunter para o trabalho pesado, especialmente no agronegócio.
Visual
A estética robusta da Hunter chama atenção. Na dianteira, a grade de grandes dimensões domina o visual, acompanhada por faróis de LED e faróis de neblina.
Elementos em plástico preto reforçam a identidade aventureira, enquanto as rodas de 18 polegadas e detalhes cromados, como estribos e maçanetas, adicionam sofisticação.
Na traseira, as lanternas verticais de LED e o santantônio complementam o design funcional. A caçamba é equipada com revestimento protetor, embora a ausência de uma capota marítima e o peso elevado da tampa sejam pontos de melhoria.
A JAC Motors aposta em um pós-venda estruturado, com mais de 100 oficinas credenciadas no Brasil. Além disso, oferece test-drive delivery, permitindo que o cliente experimente o veículo sem sair de casa. A garantia de oito anos sem limite de quilometragem para uso pessoal é outro atrativo importante.
O futuro da Hunter também inclui inovação. A partir de 2025, a JAC planeja lançar uma versão elétrica da picape, alinhando-se às tendências globais de sustentabilidade.
Com preço competitivo, bom acabamento e uma estratégia agressiva de mercado, a JAC Hunter chega como uma opção viável para quem busca uma picape funcional e bem equipada.