Uma empresa criou um avião que simplifica o voo, tornando a experiência mais parecida com dirigir um carro. Esse design inovador promete reduzir custos e evitar até 90% dos acidentes na aviação.
Pilotar um avião certamente está entre as mais desafiadoras e difícil aprendizado. No entanto, a Airhart Aeronautics, uma empresa da Califórnia, promete simplificar radicalmente esse processo com sua aeronave Airhart Sling, que busca automatizar grande parte das funções de voo, tornando a experiência mais acessível para um público maior.
Atualmente em fase de protótipo, o Airhart Sling é um avião de quatro lugares que se baseia no modelo TSi da Sling Aircraft. A estrutura leve do TSi, junto com seu motor Rotax 915iS turboalimentado, permite ao avião alcançar uma velocidade de cruzeiro de 170 mph (274 km/h) e um alcance de até 800 milhas náuticas (1.482 km). Contudo, é na experiência de voo onde o Airhart Sling realmente se destaca.
- Por que os foguetes da NASA ejetam meio milhão de galões de água
- Aliens ou Ciência? Luzes misteriosas na Lua intrigam e Sergio Sacani explica o fenômeno que viralizou
- Mais de 1 BILHÃO de pessoas podem trocar seus celulares pela nova tecnologia da China: Um substituto de celular que funciona sem as mãos está chegando!
- Triângulo das Bermudas: Cientistas revelam descoberta INCRÍVEL sobre o mistério que já envolveu mais de 1.000 desaparecimentos!
Avião com um controle simplificado
Diferente das aeronaves tradicionais, que possuem controles complexos como o manche e os pedais de leme, o Airhart Sling adota o sistema “Airhart Assist”, que reduz drasticamente a quantidade de ações manuais exigidas do piloto.
Com um simples movimento do manche na direção desejada, o sistema de computador de bordo converte essa instrução em comandos para o motor e as superfícies de controle. Tudo é feito de forma eletrônica, por meio de um sistema fly-by-wire, similar ao usado em aeronaves comerciais, porém simplificado.
Além do controle simplificado, o avião automatiza procedimentos que, normalmente, seriam realizados manualmente pelos pilotos. Isso inclui o arquivamento de planos de voo e até a execução de listas de verificação pré-voo.
“Queremos que seja muito mais parecido com uma experiência de direção típica, onde você insere um destino e nosso software descobre a melhor rota para chegar lá, levando em consideração o terreno, o clima, o congestionamento do espaço aéreo e todo esse tipo de coisa“, diz Nikita Ermoshkin, CEO e cofundador da Airhart Aeronautics.
Mais tecnologia a bordo
Outro diferencial do Airhart Sling é a maneira como ele lida com comunicações de rádio. O sistema aviônico é capaz de transcrever automaticamente todas as mensagens de rádio enviadas pelos controladores de tráfego aéreo, exibindo-as em uma tela dentro do cockpit.
Isso reduz a necessidade de que o piloto memorize rapidamente as instruções, facilitando a tomada de decisão em situações de alta pressão.
Futuramente, a empresa planeja incorporar ainda mais tecnologia. O sistema poderá se comunicar de forma verbal com os controladores de voo, por meio de tecnologia de voz automatizada, o que adicionaria ainda mais camadas de conveniência e segurança para os pilotos.
Regulações e segurança
Embora o piloto de um Airhart Sling ainda precise passar pelo mesmo nível de treinamento que um piloto de uma aeronave privada, isso pode mudar em breve.
De acordo com as regulações MOSAIC, que estão sendo discutidas, será possível obter uma licença restrita para operar apenas aeronaves simplificadas, como o Airhart Sling.
E para garantir a segurança, Ermoshkin reforça que o sistema de controle tem múltiplos mecanismos de redundância. “No caso improvável de uma falha de software, temos várias camadas de backup. E se tudo falhar, o avião possui um paraquedas de fuselagem que pode ser ativado manualmente”, explica o CEO.
Preço e lançamento
O Airhart Sling já está disponível para pré-encomendas, com uma tiragem inicial de 50 unidades. O preço total do avião será de US$ 500.000, mas os interessados podem fazer um depósito reembolsável de US$ 1.000 para garantir sua reserva. As primeiras entregas estão previstas para 2026.
Ermoshkin, no entanto, deixa uma promessa animadora para o futuro: “Nosso objetivo final é construir aeronaves que custem apenas cem mil dólares, sem perder funcionalidades.” Isso, segundo ele, será possível com o tempo e com o avanço da tecnologia envolvida no projeto.
Em resumo, o Airhart Sling promete ser uma revolução no mundo da aviação. Automatizando processos complexos e tornando a experiência de voo mais simples e acessível, a aeronave pode muito bem ser o futuro da aviação pessoal.