A iniciativa de ambas as empresas visa aproveitar o potencial do Porto do Açu para a geração de energia eólica, ampliando o mercado das renováveis. A Prumo Logística fornecerá apoio logístico aos projetos desenvolvidos pela TotalEnergies no complexo.
A última quinta-feira, (17/11), foi marada por uma nova grande parceria no mercado das energias renováveis no Brasil. A companhia TotalEnergies se uniu a Prumo Logística para a assinatura de um memorando de entendimento que promete expandir a produção de energia eólica no Porto do Açu, localizado no estado do Rio de Janeiro. A companhia energética então receberá apoio logístico da Prumo para garantir que os projetos de energia eólica se desenvolvam da melhor forma possível.
TotalEnergies iniciará estudos de viabilidade de instalação de projetos de energia eólica no Porto do Açu com apoio logístico da Prumo Logística
A companhia Prumo Logística, holding controlada pelo EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, está mirando no mercado das energias renováveis para expandir a produção do recurso no complexo portuário.
Agora, ela se uniu à TotalEnergies para o desenvolvimento de uma parceria que visa o apoio logístico aos projetos de energia eólica no território portuário.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
As empresas assinaram um memorando de entendimento que prevê o fornecimento de serviços de apoio logístico nos projetos, para que a companhia energética consiga expandir ainda mais a presença da energia eólica na área.
Dessa forma, após a assinatura do documento, a TotalEnergies passará os próximos dois anos realizando estudos de viabilidade técnica para a instalação dos empreendimentos.
Dentro da iniciativa apoiada pela Prumo Logística, estão previstos parques eólicos em alto-mar com até 3GW de potência no Estado do Rio de Janeiro.
O intuito do memorando de entendimento é garantir, ao longo dos próximos anos, que o Porto do Açu não só se torne um hub de energia eólica, mas também seja referência nacional em logística e administração operacional.
O Diretor Geral da TotalEnergies EP Brasil e Country Chair da Companhia no Brasil comentou sobre a assinatura do documento para o desenvolvimento do projeto.
Ele relembrou que a TotalEnergies tem reconhecida experiência em eólicas offshore e possui um portfólio global em desenvolvimento com capacidade total de mais de 12 GW.
Dessa forma, ela conseguirá utilizar a sua expertise para garantir uma boa produção do recurso nos projetos do complexo fluminense.
O executivo ainda reforçou que esse projeto contribuirá com o plano da empresa de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Prumo Logística afirma que Porto do Açu é o melhor local para desenvolver projetos de energia eólica e espera grandes resultados com o negócio
A companhia Prumo Logística continua expandindo sua presença no setor portuário com novos projetos relevantes para o mercado.
Falando sobre a parceria com a TotalEnergies, Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística, explica que “A parceria com a TotalEnergies comprova que o Porto do Açu é o parceiro ideal no sudeste brasileiro para o desenvolvimento de eólicas offshore. Somos o melhor local para instalação das bases logísticas para empresas que queiram fabricar, produzir e operar com vantagem competitiva”.
Ele ainda reforçou que o Porto do Açu está atualmente em busca de novas instalações de fábricas que possam contribuir com os projetos.
Com isso, o local se consolidará no mercado nacional como um verdadeiro hub de produção de energia eólica.
A costa do Porto do Açu já conta com 33GW de projetos de eólica offshore em licenciamento no Ibama.
Dessa forma, os projetos da TotalEnergies chegarão para complementar essa relevância no cenário das renováveis e expandi-la.