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Próxima parada: demissão em massa! 80% dos trabalhadores ferroviários serão cortados! Ao todo são mais de 4.200 contratos encerrados!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/10/2024 às 23:37
“demissão”, “ferrovia”, “cptm”, “são paulo”
foto/reprodução: Canva
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Processo de demissão “incentivado” abrange diversos setores e pode gerar impacto de R$ 386 milhões até junho de 2025

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou um processo de demissão em massa , que afetará até 4.241 funcionários ao longo de suas cinco linhas em operação. O plano, intitulado Programa de Demissão Incentivada (PDI), começou nesta terça-feira (15) e se estenderá até junho de 2025, com uma previsão de custo total de até R$ 386 milhões . Todos os setores da empresa serão afetados, de agentes de segurança a maquinistas e técnicos de manutenção, de acordo com diariodostrilhos.

O impacto das demissões no setor ferroviário

De acordo com um documento da própria CPTM, o processo de desligamento será feito em quatro fases, abrangendo todo o período de novembro de 2024 a junho de 2025. Esse movimento faz parte de uma estratégia do Governo de São Paulo para a privatização da companhia, que deve ser concluído até 2026. Linhas como 11, 12 e 13 estão previstas para ir a leilão já no início de 2025.

Os desligamentos envolvem funcionários de longa data, muitos dos quais dedicaram décadas ao transporte ferroviário desde a fundação da CPTM em 1992. Apesar de o PDI oferecer uma bonificação financeira, o impacto emocional e profissional nas vidas desses trabalhadores é uma preocupação que o plano não aborda . Afinal, não é só o bolso que sente a mudança.

Um cenário incerto para o futuro da CPTM

Com a iminência da privatização e concessão de linhas, os trabalhadores enfrentam um cenário de incertezas. A linha 7-Rubi, por exemplo, já foi concedida e será assumida pela Tic Trens em janeiro de 2025. Após a conclusão desse processo de desligamento, a CPTM, que contava com 5.567 funcionários em 2023, verá seu quadro limitado para pouco mais de 1,3 mil colaboradores. E esses números podem encolher ainda mais com a privatização da linha 10-Turquesa no horizonte.

Além disso, a empresa terá que lidar com os desafios operacionais e administrativos decorrentes da redução drástica no quadro de funcionários . Como isso vai afetar o funcionamento dos trens que tantos paulistas utilizam todos os dias?

O peso financeiro e emocional das demissões

O PDI traz vantagens financeiras para aqueles que optam pela missão voluntária, aumentando o valor da rescisão com base no tempo de serviço e no salário base. No entanto, muitos trabalhadores, principalmente os que têm mais de 20 anos de serviço, podem ter dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho.

Essa é uma das maiores demissões em massa enfrentadas pela empresa, e o custo total estimado de R$ 386 milhões inclui também funcionários da linha 7-Rubi.

No entanto, para além dos números e das bonificações, há uma preocupação estratégica com os efeitos mentais e emocionais para aqueles que se dedicaram boa parte de suas carreiras à melhoria do transporte público de São Paulo.

Para mais informações e detalhes sobre o PDI e suas condições, acesse o site oficial da CPTM ou entre em contato com o sindicato dos trabalhadores do setor.

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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