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Próxima parada: demissão em massa! 80% dos trabalhadores ferroviários serão cortados! Ao todo são mais de 4.200 contratos encerrados!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/10/2024 às 23:37
“demissão”, “ferrovia”, “cptm”, “são paulo”
foto/reprodução: Canva

Processo de demissão “incentivado” abrange diversos setores e pode gerar impacto de R$ 386 milhões até junho de 2025

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciou um processo de demissão em massa , que afetará até 4.241 funcionários ao longo de suas cinco linhas em operação. O plano, intitulado Programa de Demissão Incentivada (PDI), começou nesta terça-feira (15) e se estenderá até junho de 2025, com uma previsão de custo total de até R$ 386 milhões . Todos os setores da empresa serão afetados, de agentes de segurança a maquinistas e técnicos de manutenção, de acordo com diariodostrilhos.

O impacto das demissões no setor ferroviário

De acordo com um documento da própria CPTM, o processo de desligamento será feito em quatro fases, abrangendo todo o período de novembro de 2024 a junho de 2025. Esse movimento faz parte de uma estratégia do Governo de São Paulo para a privatização da companhia, que deve ser concluído até 2026. Linhas como 11, 12 e 13 estão previstas para ir a leilão já no início de 2025.

Os desligamentos envolvem funcionários de longa data, muitos dos quais dedicaram décadas ao transporte ferroviário desde a fundação da CPTM em 1992. Apesar de o PDI oferecer uma bonificação financeira, o impacto emocional e profissional nas vidas desses trabalhadores é uma preocupação que o plano não aborda . Afinal, não é só o bolso que sente a mudança.

Um cenário incerto para o futuro da CPTM

Com a iminência da privatização e concessão de linhas, os trabalhadores enfrentam um cenário de incertezas. A linha 7-Rubi, por exemplo, já foi concedida e será assumida pela Tic Trens em janeiro de 2025. Após a conclusão desse processo de desligamento, a CPTM, que contava com 5.567 funcionários em 2023, verá seu quadro limitado para pouco mais de 1,3 mil colaboradores. E esses números podem encolher ainda mais com a privatização da linha 10-Turquesa no horizonte.

Além disso, a empresa terá que lidar com os desafios operacionais e administrativos decorrentes da redução drástica no quadro de funcionários . Como isso vai afetar o funcionamento dos trens que tantos paulistas utilizam todos os dias?

O peso financeiro e emocional das demissões

O PDI traz vantagens financeiras para aqueles que optam pela missão voluntária, aumentando o valor da rescisão com base no tempo de serviço e no salário base. No entanto, muitos trabalhadores, principalmente os que têm mais de 20 anos de serviço, podem ter dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho.

Essa é uma das maiores demissões em massa enfrentadas pela empresa, e o custo total estimado de R$ 386 milhões inclui também funcionários da linha 7-Rubi.

No entanto, para além dos números e das bonificações, há uma preocupação estratégica com os efeitos mentais e emocionais para aqueles que se dedicaram boa parte de suas carreiras à melhoria do transporte público de São Paulo.

Para mais informações e detalhes sobre o PDI e suas condições, acesse o site oficial da CPTM ou entre em contato com o sindicato dos trabalhadores do setor.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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