Senado aprova US$ 150 milhões para construção da Ponte Salvador-Itaparica: sonho cada vez mais próximo!
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, na terça-feira (8), um empréstimo de US$ 150 milhões (cerca de R$ 800 milhões) da Corporação Andina de Fomento (CAF) para a construção da Ponte Salvador-Itaparica.
A comissão também aprovou mais US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), destinados à construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial, Centros Especializados em Reabilitação e um laboratório. Ou seja, investimentos que vão muito além da ponte, impactando positivamente toda a região!
Avanços na construção da Ponte Salvador-Itaparica
Com o início dos trabalhos de base, o canteiro de apoio à sondagem já está em pleno funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, na região da Calçada, em Salvador. O local à beira-mar conta com mais de 20 módulos que abrigam laboratórios de alta tecnologia, refeitório e escritórios administrativos onde trabalham 50 pessoas.
- FARAÔNICO! Estádio do Flamengo, custando R$ 2 BILHÕES, será a MAIOR obra da HISTÓRIA do futebol brasileiro, ficando em 2º em toda América Latina
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
De acordo com a concessionária que administra a ponte, esses laboratórios são especializados em ensaios de amostras de solo e rocha, utilizando equipamentos que vieram da China exclusivamente para essa atividade. No solo coletado no fundo da Baía de Todos-os-Santos, são feitas análises detalhadas de granulometria, umidade, limites de liquidez e plasticidade, além de compressão.
A proximidade dos laboratórios ao local de coleta é estratégica
Nas amostras de rocha, aspectos como carga pontual, peso volumétrico e tração são minuciosamente estudados. Segundo Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, a proximidade dos laboratórios ao local de coleta é estratégica, agilizando todo o processo.
A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da ponte. Essa fase é crucial para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura, garantindo segurança e durabilidade à Ponte Salvador-Itaparica.
Desde o início das operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados apenas com a sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
Benefícios fiscais impulsionam a construção
O projeto ganhou um importante incentivo federal. A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica foi habilitada pela Receita Federal para fazer parte do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). Na prática, isso significa que a concessionária não precisará arcar com as incidências fiscais de PIS/Pasep e Cofins, desonerando a implantação deste projeto estratégico.
O entendimento é de que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica vai promover a melhoria no tráfego da Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Baixo Sul, além de conectar importantes rodovias como a BR-101, BR-116 e BR-242. Isso vai facilitar o transporte, atrair investimentos e estimular o desenvolvimento econômico da região.
Visita da FIEB reforça importância da obra
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e outros representantes da entidade visitaram a balsa de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. Guiados pelo CEO do projeto, Claudio Villas Boas, eles conheceram a embarcação equipada com uma perfuratriz capaz de operar mesmo em condições climáticas adversas.
Com 75 metros de comprimento e área de convés de aproximadamente dois mil metros quadrados, a nova balsa reforça a sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Após a visita, a comitiva conheceu o canteiro de apoio à sondagem na Calçada, onde estão os laboratórios de análise do material coletado.
“É muito importante para a FIEB acompanhar de perto o andamento das obras da ponte, que é um dos maiores projetos de infraestrutura no Brasil. Essa é uma oportunidade para desenvolver ainda mais a indústria do nosso estado, gerando mais emprego e renda na Bahia. Já sabemos que das 20 empresas contratadas para sondagem, 17 são baianas”, destacou Passos.
O futuro que se aproxima da construção da Ponte Salvador-Itaparica
Com o empréstimo aprovado e os trabalhos de sondagem a todo vapor, a construção da Ponte Salvador-Itaparica está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Este projeto não só vai transformar a mobilidade entre Salvador e Itaparica, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico, social e turístico de toda a região.
E você, está ansioso para atravessar a Ponte Salvador-Itaparica e ver de perto essa transformação? Deixe sua opinião nos comentários!