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Projeto de ferrovia abandonada no Rio de Janeiro volta à tona de forma triunfal e estado pode passar por transformação radical na economia

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/10/2024 às 14:12
A ferrovia EF-118 pode transformar o Porto do Açu e o estado do Rio de Janeiro, mas enfrenta sérios desafios políticos e logísticos. (Imagem: Reprodução/Canva)
A ferrovia EF-118 pode transformar o Porto do Açu e o estado do Rio de Janeiro, mas enfrenta sérios desafios políticos e logísticos. (Imagem: Reprodução/Canva)
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O projeto da EF-118, ferrovia abandonada, renasce com potencial para revolucionar a economia do Rio de Janeiro. Descubra como!

A revolução nas ferrovias brasileiras está prestes a acontecer! O que parecia ser um sonho distante, um projeto de ferrovia há muito abandonado, ganha nova vida e pode mudar a economia do estado do Rio de Janeiro de forma impactante.

Com a mobilização crescente de diversos atores sociais e políticos, o futuro da infraestrutura ferroviária do estado está se reconfigurando, prometendo uma conexão vital com o Porto do Açu e a malha ferroviária nacional.

No dia 9 de outubro, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou uma audiência pública crucial, onde foram apresentadas reivindicações sobre a execução da Estrada de Ferro 118 (EF-118).

Lead: O retorno do projeto de ferrovia é um marco significativo, uma vez que, com a indenização referente à devolução da antiga malha ferroviária, da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), o estado do Rio condiciona a sua realização à implementação da EF-118.

Esta iniciativa não é apenas um desejo de melhorias na logística, mas uma necessidade urgente para revitalizar a economia regional.

Mobilização histórica

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, enfatizou a importância dessa mobilização:

“A Firjan está elaborando um documento público para ser assinado junto às mais diversas entidades fluminenses. Esta proposta será enviada à ANTT, para demonstrarmos a gravidade do tema para a sociedade civil organizada do Rio.”

Conexão vital

A EF-118 é um projeto que visa conectar o Porto do Açu e o Norte Fluminense à malha ferroviária nacional, tornando-se um elemento chave para o desenvolvimento da infraestrutura do estado.

Com a inclusão do Rio de Janeiro nas audiências públicas sobre a renovação antecipada da FCA, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reconhece a relevância do projeto, que também implica a devolução de parte da antiga malha ferroviária ao Governo Federal.

Estratégia política

O gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, salientou a disputa acirrada pela indenização da antiga ferrovia, que envolve a participação ativa de outros estados: “Existe um peso político importante neste processo, e vemos outros estados participando de forma mais robusta.”

Ele ressaltou a urgência de uma mobilização conjunta: “A Firjan vem dialogando com as forças políticas fluminenses para tentar sensibilizá-las neste sentido.

É uma discussão primordial para o sucesso da EF-118; uma janela de oportunidades que precisamos aproveitar.”

Fase de audiências públicas

As audiências públicas, que estão acontecendo até o final de outubro, são fundamentais para o futuro do projeto. Após a fase de debates, as contribuições serão analisadas pela ANTT antes da publicação do resultado com as propostas que serão ou não consideradas.

O Tribunal de Contas da União também fará sua avaliação antes da assinatura, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.

Espírito Santo sai na frente

O estado vizinho, Espírito Santo, já está à frente no processo, tendo recebido em julho de 2024 o projeto básico de engenharia da ferrovia Kennedy, o primeiro trecho da EF-118.

Este trecho, que liga Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro, foi doado pela Vale e contempla 92,8 km de extensão, interligando-se à malha ferroviária federal.

Com um trecho fluminense de 160 km ainda a ser desenvolvido, a expansão da EF-118 até o Porto do Açu pode ser a chave para conectar o estado a regiões como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Um novo horizonte

O retorno da discussão sobre a EF-118 representa uma nova esperança para a economia fluminense. As expectativas de que a infraestrutura ferroviária possa impulsionar o desenvolvimento econômico regional são altas.

Com o apoio da sociedade civil, das autoridades locais e do empresariado, o projeto pode finalmente sair do papel, transformando o cenário econômico do estado do Rio de Janeiro.

Pergunta Final: Você acredita que a volta do projeto da EF-118 pode realmente transformar a economia do Rio de Janeiro?

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Decio caneppele
Decio caneppele
20/10/2024 15:06

Sem dúvida.

Ivan Corrêa Guedes
Ivan Corrêa Guedes
17/10/2024 14:17

Sim.

A malha ferroviária nacional foi sucateada p interesse das empresas de transportes rodoviário.

Ricardo
Ricardo
17/10/2024 08:52

O modal ferroviário é importante e urgente. Lamentável num país como o nosso, ainda se discutir importância.
Deveriam discutir projetos e implantações.
Penso em lobbies contrários, o que causa espanto num país tão grande e diverso.
Por exemplo, os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ainda, em 2024!, não tem conexões férreas aos seus terminais.
Aeroportos são mini cidades, com diversas demandas.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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