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Projeto de ferrovia abandonada no Rio de Janeiro volta à tona de forma triunfal e estado pode passar por transformação radical na economia

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/10/2024 às 14:12
A ferrovia EF-118 pode transformar o Porto do Açu e o estado do Rio de Janeiro, mas enfrenta sérios desafios políticos e logísticos. (Imagem: Reprodução/Canva)
A ferrovia EF-118 pode transformar o Porto do Açu e o estado do Rio de Janeiro, mas enfrenta sérios desafios políticos e logísticos. (Imagem: Reprodução/Canva)

O projeto da EF-118, ferrovia abandonada, renasce com potencial para revolucionar a economia do Rio de Janeiro. Descubra como!

A revolução nas ferrovias brasileiras está prestes a acontecer! O que parecia ser um sonho distante, um projeto de ferrovia há muito abandonado, ganha nova vida e pode mudar a economia do estado do Rio de Janeiro de forma impactante.

Com a mobilização crescente de diversos atores sociais e políticos, o futuro da infraestrutura ferroviária do estado está se reconfigurando, prometendo uma conexão vital com o Porto do Açu e a malha ferroviária nacional.

No dia 9 de outubro, a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou uma audiência pública crucial, onde foram apresentadas reivindicações sobre a execução da Estrada de Ferro 118 (EF-118).

Lead: O retorno do projeto de ferrovia é um marco significativo, uma vez que, com a indenização referente à devolução da antiga malha ferroviária, da concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), o estado do Rio condiciona a sua realização à implementação da EF-118.

Esta iniciativa não é apenas um desejo de melhorias na logística, mas uma necessidade urgente para revitalizar a economia regional.

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Mobilização histórica

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, enfatizou a importância dessa mobilização:

“A Firjan está elaborando um documento público para ser assinado junto às mais diversas entidades fluminenses. Esta proposta será enviada à ANTT, para demonstrarmos a gravidade do tema para a sociedade civil organizada do Rio.”

Conexão vital

A EF-118 é um projeto que visa conectar o Porto do Açu e o Norte Fluminense à malha ferroviária nacional, tornando-se um elemento chave para o desenvolvimento da infraestrutura do estado.

Com a inclusão do Rio de Janeiro nas audiências públicas sobre a renovação antecipada da FCA, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) reconhece a relevância do projeto, que também implica a devolução de parte da antiga malha ferroviária ao Governo Federal.

Estratégia política

O gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, salientou a disputa acirrada pela indenização da antiga ferrovia, que envolve a participação ativa de outros estados: “Existe um peso político importante neste processo, e vemos outros estados participando de forma mais robusta.”

Ele ressaltou a urgência de uma mobilização conjunta: “A Firjan vem dialogando com as forças políticas fluminenses para tentar sensibilizá-las neste sentido.

É uma discussão primordial para o sucesso da EF-118; uma janela de oportunidades que precisamos aproveitar.”

Fase de audiências públicas

As audiências públicas, que estão acontecendo até o final de outubro, são fundamentais para o futuro do projeto. Após a fase de debates, as contribuições serão analisadas pela ANTT antes da publicação do resultado com as propostas que serão ou não consideradas.

O Tribunal de Contas da União também fará sua avaliação antes da assinatura, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2025.

Espírito Santo sai na frente

O estado vizinho, Espírito Santo, já está à frente no processo, tendo recebido em julho de 2024 o projeto básico de engenharia da ferrovia Kennedy, o primeiro trecho da EF-118.

Este trecho, que liga Anchieta a Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro, foi doado pela Vale e contempla 92,8 km de extensão, interligando-se à malha ferroviária federal.

Com um trecho fluminense de 160 km ainda a ser desenvolvido, a expansão da EF-118 até o Porto do Açu pode ser a chave para conectar o estado a regiões como o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Um novo horizonte

O retorno da discussão sobre a EF-118 representa uma nova esperança para a economia fluminense. As expectativas de que a infraestrutura ferroviária possa impulsionar o desenvolvimento econômico regional são altas.

Com o apoio da sociedade civil, das autoridades locais e do empresariado, o projeto pode finalmente sair do papel, transformando o cenário econômico do estado do Rio de Janeiro.

Pergunta Final: Você acredita que a volta do projeto da EF-118 pode realmente transformar a economia do Rio de Janeiro?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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