Fabricantes se unem para uma nova família de carros, mas o acordo tem um custo oculto: o fim da produção dos populares sedãs para focar em SUVs e picapes.
A oficialização da parceria entre Chevrolet e Hyundai promete remodelar o mercado automotivo na América do Sul. As duas gigantes vão desenvolver conjuntamente quatro novos modelos, com o Brasil como mercado protagonista. Contudo, uma consequência importante deste acordo não está no comunicado oficial: o possível fim da produção do Chevrolet Onix Plus e do Hyundai HB20S.
A parceria estratégica para uma nova família de compactos
A aliança entre Chevrolet e Hyundai resultará no desenvolvimento conjunto de quatro veículos. A divisão de tarefas é clara. A Chevrolet, com sua vasta experiência local, ficará responsável por uma nova caminhonete média, provável sucessora da S10.
Enquanto isso, a Hyundai liderará o desenvolvimento de uma linha de veículos menores. Em outras palavras, a marca sul-coreana criará os sucessores dos populares Onix e HB20, dos SUVs Creta e Tracker, e de picapes do porte da Montana. Esta união é vital, pois a Chevrolet pode não contar mais com o apoio da chinesa Saic em seus projetos de compactos, como ocorre com a atual plataforma GEM.
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Hyundai HB20S não terá nova geração
A chave para entender o futuro dos sedãs está nos planos da Hyundai. A marca já trabalha em uma nova geração do HB20, com lançamento previsto para 2026. No entanto, esta nova família não incluirá uma carroceria sedã. O Hyundai HB20S deve ter sua produção encerrada em algum momento do próximo ano.
O motivo para essa decisão é estratégico. Os coreanos vão investir em um novo SUV de entrada. O objetivo é competir diretamente com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro representante da própria Chevrolet, que chega em 2026.
Como a decisão afeta o Chevrolet Onix Plus
Com o fim do HB20S, o destino do Onix Plus fica ameaçado. Se a Hyundai, que está desenvolvendo a plataforma, não terá um sedã para si, seria um contrassenso criar um para a Chevrolet. A parceria entre Chevrolet e Hyundai visa justamente tornar as operações mais rentáveis, economizando custos no desenvolvimento.
Gastar milhões para criar um novo Onix Plus de forma isolada não faria sentido. O modelo vende, atualmente, uma média de 3,5 mil unidades mensais no Brasil, um volume que pode não justificar o alto investimento em um projeto solo.
A nova prioridade da aliança Chevrolet e Hyundai
O comunicado oficial da parceria reforça essa tendência. O texto confirma a criação de três carros compactos: um modelo de passeio (hatch), um SUV e uma picape. Não há menção a um sedã.
Considerando o cenário, as chances de as marcas trocarem seus hatches campeões de vendas por sedãs, que vêm perdendo espaço no mercado, são mínimas. A aposta clara é nos segmentos que mais crescem.
Quando esperar as mudanças?
Apesar da notícia, o fim do Onix Plus não será imediato. Os primeiros carros criados pela parceria Chevrolet e Hyundai devem ser lançados apenas em 2028. Portanto, é muito provável que o sedã da Chevrolet tenha sua produção encerrada nos próximos anos, mas não antes do fim desta década.
Levando em conta o ciclo de vida dos produtos, os modelos favoritos para inaugurar a nova fase da aliança são os sucessores dos SUVs Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.