A escassez de mão de obra na área de tecnologia da informação destaca o potencial das profissões do futuro. Entenda como as vagas em inteligência artificial podem beneficiar os profissionais, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento em um setor em rápida expansão.
Profissão do futuro? Para quem busca novas oportunidades profissionais, é crucial estar atento às crescentes vagas na área de inteligência artificial. Este campo emergente está gerando inúmeras oportunidades de trabalho, mas enfrenta uma escassez significativa de mão de obra qualificada. A demanda por profissionais de tecnologia especializados em inteligência artificial está em alta, oferecendo não apenas empregos, mas também a possibilidade de crescimento acelerado e desenvolvimento de carreira em um setor vital para o futuro.
Vantagens na profissão do futuro: Centenas de vagas em Inteligência Artificial
Em contrapartida, o que poderia ser um problema para as empresas se revela como uma oportunidade única para aqueles que sonham em fazer parte da profissão do futuro. A escassez na área de tecnologia da informação pode ser benéfica para os profissionais, visto que, desesperadas atrás de talentos, as empresas estão apostando em benefícios muito competitivos.
Uma pesquisa da AWS, feita em parceria com a Access Partnership, revelou que os empregadores estão dispostos a pagar até 47% a mais para atrair aqueles que fazem parte da Profissão do Futuro, devido a escassez de mão de obra na área de tecnologia. Essa iniciativa busca atrair candidatos com conhecimento em IA.
- Pesquisadores descobrem bactérias capazes de “comer” plástico, oferecendo uma alternativa revolucionária para o combate à poluição ambiental
- Telescópio revolucionário da NASA será lançado em 2027 para descobrir novos mundos habitáveis além da Terra, com potência 100 vezes maior que o lendário Hubble!
- Posto rival da Shell retorna ao Brasil após 19 anos visando dominar o mercado e desafiar gigantes, incluindo a Petrobras
- ANTT autoriza construção de MEGA ferrovia que pode tirar 5 MIL caminhões de minério por dia de conhecida e PERIGOSA rodovia (BR)
Para especialistas, é o cenário perfeito para aqueles que buscam uma promoção ou desejam fazer uma transição de carreira. Para aqueles que desejam ingressar nesse mercado em crescimento, há várias opções de treinamento e capacitação disponíveis.
Embora as IAs não sejam uma nova tecnologia, somente agora as empresas começaram a correr para incorporá-la em suas estruturas, em especial, após o surgimento do ChatGPT, no final de 2022, quando várias pessoas perceberam o avanço e as possibilidades do setor, que pode contar com a profissão do futuro.
Principais vagas em alta no mercado de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial já existe há pelo menos 80 anos. Ela é um conjunto de soluções que, através de computadores e máquinas, realiza várias funções avançadas, podendo analisar dados, entregar previsões, recomendações, traduzir e criar coisas. Entre as principais oportunidades com escassez de mão de obra na área de tecnologia da informação estão:
Cientista de dados
Estes profissionais são essenciais para orientar as estratégias de negócios. Isso porque é nesta profissão do futuro que há a responsabilidade por desenvolver modelos preditivos e análises avançadas de dados, que orientem a tomada de decisões nas empresas.
Engenheiro de machine learning
Eles desenvolvem algoritmos e modelos que possibilitam que as máquinas aprendam com dados e melhorem as suas operações ao longo do tempo. São esses sistemas que podem automatizar tarefas complexas e melhorar a eficiência operacional em todos os processos do negócio.
Especialistas em ética de IA
Esses profissionais atuam para garantir que ferramentas sejam desenvolvidas e implementadas de forma responsável, considerando os impactos sociais e econômicos. Simultaneamente, eles podem ser contratados para dar treinamento e capacitação para equipes que usam IA.
Principais pilares para atuar nas vagas em Inteligência Artificial
Segundo especialistas na área, a escassez de mão de obra na área de Tecnologia da Informação acontece em dois pilares, sendo eles a Inteligência Artificial preditiva (ou clássica) e Inteligência Artificial Generativa (ou GenAI).
A primeira, trata de uma inovação que já estava mais presente no cotidiano das pessoas. Ela está no reconhecimento facial de app de banco, em carros semiautônomos, drones, como assistente pessoal em alto-falantes inteligentes, na câmera do celular, entre outros.
Já a GenAI teve sua origem com o ChatGPT. Além de conversar com o usuário, podendo tirar dúvidas gerais, essa IA cria conteúdos, imagens, vídeos e músicas. Atualmente, além do ChatGPT, também estão disponíveis no mercado o Gemini e o Copilot da Microsoft.