1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Produção do Volkswagen é encerrada — isso pode ser uma ótima notícia
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Produção do Volkswagen é encerrada — isso pode ser uma ótima notícia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 18/12/2024 às 16:51
Foto: Reprodução

A Volkswagen encerrou a produção do Tiguan, mas a nova geração já está em produção no México, país que também será responsável por fabricar o Taos, ampliando as novidades no segmento de SUVs.

Tiguan e Taos, os maiores SUVs da Volkswagen no Brasil, podem passar por transformações significativas em 2025. Sendo o México o principal culpado.

O sindicato dos trabalhadores de Puebla confirmou que a produção da segunda geração do Tiguan foi encerrada em novembro. A notícia também foi destaque na imprensa local.

No caso do Taos, a situação é diferente. A reestilização, já revelada na América do Norte, deve chegar ao Brasil no próximo ano. A novidade é que o país de origem do SUV médio pode mudar. Em vez de continuar vindo da Argentina, onde a produção da nova versão foi suspensa, o Taos atualizado seria importado do México.

Mudanças no Tiguan

A fábrica de Puebla passou por adaptações para iniciar a produção da terceira geração do Tiguan, também conhecida como Tayron em alguns mercados. Apesar disso, o nome Tiguan será mantido na maioria dos países das Américas.

Segundo informações da Marklines, a produção do novo Tiguan em Puebla está prevista para começar em meados de 2025. Durante esse período, cerca de 1,8 mil trabalhadores ficarão em layoff.

A Volkswagen, porém, apresenta uma versão diferente dos fatos. Em resposta oficial, a montadora confirmou que a pausa na produção aconteceu, mas informou que o novo modelo já está sendo fabricado. O anúncio oficial, no entanto, será feito apenas em janeiro.

Atualmente, o Tiguan segue sendo produzido para abastecer mercados como Brasil, México e Estados Unidos. Por aqui, o SUV foi relançado em 2023, com uma única versão, a R-Line, equipada com motor 2.0 turbo de 186 cv e câmbio automático de oito marchas. O preço sugerido é R$ 292.990.

Produzir uma geração antiga em paralelo com a nova é algo comum na indústria automotiva. Isso pode ocorrer devido a um excedente de peças ou pelo fato de o modelo novo ser significativamente mais caro, o que justificaria manter ambos no mercado.

No caso do Tiguan, é provável que a produção do modelo atual continue até o esgotamento das peças, com o novo chegando ao Brasil no final de 2025.

O futuro do Taos

Enquanto o Tiguan enfrenta uma transição lenta, o Taos deve receber atualizações ainda em 2024. O modelo reestilizado já foi visto em testes no Brasil. A grande dúvida está no país de origem do SUV médio.

Na Argentina, os investimentos para a nova versão do Taos foram suspensos. A filial local aguarda novos aportes para projetos como a próxima geração da Amarok, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC. Dessa forma, o Taos argentino continuará como está, beneficiando-se de boas vendas no mercado local.

No Brasil, a situação é diferente. O Taos nunca conseguiu rivalizar diretamente com modelos como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. A reestilização pode ser uma estratégia para torná-lo mais competitivo. Para isso, a Volkswagen precisaria mudar o país de origem do SUV, algo que não apenas é possível, mas também provável.

O Taos produzido no México utiliza o mesmo motor 1.4 turbo da versão argentina. Esse propulsor, que gera 150 cv, é fabricado em São Carlos (SP). A solução seria adaptar a versão flex para o mercado brasileiro e enviá-la diretamente do México.

Expectativas para 2025

A movimentação da Volkswagen no continente não para por aí. Além das mudanças previstas para Tiguan e Taos, o México será responsável pela produção do Jetta GLI reestilizado, como antecipado pela Autoesporte em agosto.

Com tantas novidades, a montadora busca reforçar sua posição em mercados estratégicos. No Brasil, as alterações podem ser cruciais para os SUVs da marca enfrentarem a concorrência de modelos já consolidados.

Por enquanto, resta acompanhar os próximos passos da Volkswagen e suas decisões sobre produção e importação. A entrada dos novos Tiguan e Taos promete mexer com o mercado em 2025, trazendo alternativas renovadas para os consumidores.

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x