Menu
Início Produção de petróleo da União no regime de partilha atinge recorde no primeiro semestre

Produção de petróleo da União no regime de partilha atinge recorde no primeiro semestre

21 de agosto de 2023 às 10:46
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
No primeiro semestre deste ano, a União acumulou 7,27 milhões de barris de petróleo sob o regime de partilha de produção, mais que o dobro em relação ao ano passado.
Foto: Agência Petrobras

No primeiro semestre deste ano, a União acumulou 7,27 milhões de barris de petróleo sob o regime de partilha de produção, mais que o dobro em relação ao ano passado.

A União, representada pelo governo federal, registrou um notável aumento na sua parcela acumulada de petróleo, atingindo a marca de 7,27 milhões de barris durante o primeiro semestre do ano. Esse número surpreendente representa mais do que o dobro do volume obtido no mesmo período do ano anterior, quando a parcela alcançou 3,6 milhões de barris. Os dados reveladores foram anunciados na última quinta-feira (18) pela Pré-Sal Petróleo (PPSA), a estatal responsável por gerenciar os contratos do regime de partilha.

Pré-Sal Petróleo (PPSA) revela aumento significativo na parcela de petróleo destinada à União

De acordo com a PPSA, esse crescimento exponencial é resultado do impulso proporcionado pela produção de três campos-chave: Mero, Búzios e Sapinhoá.

Artigos recomendados

O campo de Mero, em particular, se destacou ao contribuir com uma produção impressionante de 5 milhões de barris.

Búzios e Sapinhoá também tiveram papéis significativos, com 1 milhão e 490 mil barris, respectivamente.

A atuação proeminente desses campos reflete-se também no recorde estabelecido pelo FPSO Guanabara, situado no campo de Mero.

No mês de fevereiro deste ano, esse navio de produção alcançou uma marca notável de 179 mil barris de petróleo produzidos por dia.

A contribuição dos campos de partilha não é o único fator responsável por esse aumento substancial.

A produção combinada dos sete contratos sob esse regime atingiu um total de 147 milhões de barris no primeiro semestre, um aumento de 50,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 97,7 milhões de barris.

Entre esses campos, Búzios é o campeão de produção, contribuindo com mais da metade do volume total.

A produção de gás natural também apresentou um notável crescimento para exportação, totalizando 363 milhões de metros cúbicos neste primeiro semestre, quase o dobro do valor registrado em 2022, que foi de 193 milhões de metros cúbicos.

Recordes de produção e desempenho dos Campos de Mero, Búzios e Sapinhoá impulsionam resultados

No mês de junho, a média diária de produção dos sete contratos alcançou 881 mil barris por dia, marcando um aumento de 8% em relação ao mês anterior.

Esse aumento pode ser atribuído ao retorno à operação dos campos de Mero e Búzios, que passaram por uma parada de manutenção.

Búzios continua liderando a produção, destacando-se também quando se trata do excedente em óleo pertencente à União nos sete contratos de partilha de produção.

A média diária ficou em 42,18 mil barris, com contratos como Libra, Búzios e Sépia se destacando como os principais contribuintes.

Em relação à produção total de gás natural para aproveitamento comercial, a média atingiu 2,69 milhões de metros cúbicos por dia, o que representa um aumento de 1% em relação ao mês anterior (maio).

Esses números destacam o cenário promissor do setor de petróleo e gás sob o regime de partilha de produção no Brasil.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar