A produção de petróleo da União atingiu 128 mil barris por dia em maio, alta de 13,2% puxada por Itapu e Mero, segundo a PPSA.
Em maio, a União obteve uma média diária de 128 mil barris de petróleo, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (15/7) pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). O volume, referente aos contratos de partilha de produção (CPPs) e aos Acordos de Individualização da Produção (AIPs), representa um crescimento de 13,2% em relação a abril. O principal fator para esse avanço foi o aumento da produção no Campo de Itapu, localizado na região do pré-sal.
O dado reflete o fortalecimento da participação da União na exploração de petróleo no Brasil, principalmente por meio dos contratos sob o regime de partilha — um modelo que garante uma parcela do petróleo produzido diretamente ao Estado.
Produção da União em contratos de partilha cresce com força
Dentro dos CPPs, a produção total dos campos alcançou 1,25 milhão de barris de petróleo por dia em maio. Desse total, a União ficou com 117 mil bpd.
-
Descoberta de petróleo no pré-sal pela BP gera reações da FUP
-
Petróleo fica estável com sinal de paz e alívio de pressão sobre Rússia
-
Após sucesso da Guiana, outro país sul-americano mira se tornar a próxima potência petrolífera com a descoberta de bacia rica em hidrocarbonetos capaz de gerar mais de 200 mil barris por dia
-
Valmet e Petrobras fecham acordo nacional para fornecimento de peças e suporte técnico
O campo de Mero foi o grande protagonista, sendo responsável por 81% da fatia de petróleo da União nesse segmento.
Desde o início da série histórica, em 2017, os contratos de partilha já acumularam 1,21 bilhão de barris de petróleo produzidos.
Desse montante, 80,28 milhões de barris foram destinados à União, reforçando seu papel estratégico na arrecadação de recursos energéticos.
Acordos de Individualização também garantem receita estável à União
Nos chamados AIPs, a média diária de barris de petróleo destinados à União se manteve estável, acima dos 11 mil bpd.
O destaque, novamente, foi o campo de Mero, que sozinho respondeu por 87% dessa produção no mês de maio.
Desde 2017, o total acumulado de petróleo da União nos AIPs soma 7,89 milhões de barris. O gás natural também contribuiu com o balanço: a União teve direito a 6 mil m³ por dia, oriundos exclusivamente do AIP de Tupi. O acumulado chega a 82 milhões de m³.
Além do petróleo, o gás natural exportado nos contratos de partilha atingiu 4,94 milhões de metros cúbicos por dia em maio. Desse total, 99,4 mil m³ diários foram destinados à União.
O campo de Búzios foi responsável por 95% desse volume exportado, consolidando sua relevância no setor.
Sobre a PPSA
A PPSA, estatal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, atua desde 2013 na gestão dos contratos de partilha e na representação da União em acordos de unitização. Atualmente, administra 24 contratos em vigor na área do Polígono do Pré-Sal.
Com foco na maximização dos resultados econômicos para a União, a empresa tem papel fundamental na consolidação do modelo de partilha como motor de geração de valor para o país. Como destaca a própria instituição, trata-se de “uma missão envolvente e um propósito nobre”.