1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Procurando um carro bom, bonito e barato? O Honda Civic G8, equipado com motor 1.8 aspirado de quatro cilindros e 140 cv, pode ser o ideal para você
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 1 comentários

Procurando um carro bom, bonito e barato? O Honda Civic G8, equipado com motor 1.8 aspirado de quatro cilindros e 140 cv, pode ser o ideal para você

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/08/2024 às 20:15
Como o Honda Civic G8 revolucionou o mercado de carros sedãs com um design arrojado e avanços tecnológicos na oitava geração.
Foto: Quatro Rodas

Como o Honda Civic G8 revolucionou o mercado de carros sedãs com um design arrojado e avanços tecnológicos na oitava geração.

Quando o Honda Civic G8 chegou ao mercado brasileiro em 2006, ele não era apenas um novo carro; era uma proposta totalmente renovada de sedã. Esta oitava geração do Civic foi projetada para quebrar padrões e redefinir expectativas, tanto em termos de estilo quanto de desempenho. Com um design arrojado e uma série de melhorias tecnológicas e mecânicas, o Civic G8 se destacou como uma evolução notável na linha, conquistando rapidamente a atenção dos consumidores e marcando uma nova fase na história do modelo. Neste artigo, exploraremos como o Civic G8 se estabeleceu como um ícone de inovação no mercado de sedãs.

Conheça o Honda Civic G8

O Honda Civic sempre teve uma base de fãs jovem, atraída pela mecânica e pelas possibilidades de personalização.

No entanto, a estética do modelo anterior não impressionava e era frequentemente comparada ao Toyota Corolla, seu principal concorrente.

O novo modelo apresentava uma aparência distinta que inicialmente causou dúvidas até mesmo na própria empresa.

Os faróis horizontais foram projetados mais finos, conferindo um visual mais agressivo, e eram conectados por um acabamento cromado com o logotipo da Honda ao centro.

O para-choque dianteiro também ganhou um novo formato, projetado para frente e com uma única abertura central para os faróis de neblina.

A lateral do Honda Civic G8 foi redesenhada com mais vincos e uma linha contínua que percorre toda a carroceria, proporcionando um visual mais aerodinâmico.

A parte traseira manteve lanternas que invadem o porta-malas, mas com um design mais limpo e moderno.

A oitava geração do Honda Civic trouxe um novo conjunto mecânico. O motor 1.7 foi substituído por um 1.8 aspirado de quatro cilindros, capaz de gerar até 140 cv e 17,7 kgfm.

Inicialmente disponível apenas com combustível gasolina, o motor logo se tornou flex.

Esse motor usa corrente de comando em vez da correia dentada do modelo anterior e está disponível com transmissão manual ou automática de cinco velocidades, ambas com tração dianteira.

A nova plataforma do Civic G8 aumentou ligeiramente as dimensões do carro em comprimento, largura e entre-eixos, embora a altura total tenha diminuído.

O peso do veículo aumentou em 85 kg, e o volume do porta-malas reduziu de 402 para 340 litros.

A suspensão independente nas quatro rodas foi mantida e a bitola mais larga contribuiu para uma melhora no comportamento dinâmico. Os freios a disco nas quatro rodas completam o pacote.

A experiência do motorista

O interior do Honda Civic G8 passou por uma transformação significativa. O design interno ganhou sofisticação, com novos revestimentos, paleta de cores e um layout completamente renovado.

O painel de instrumentos foi dividido em dois andares, com um velocímetro digital na parte superior e um conta-giros na parte inferior, próximo ao volante.

Além disso, o console central foi voltado para o motorista e, dependendo da versão, incluía um ar-condicionado digital.

O volante também foi atualizado com comandos para o piloto automático e o sistema de entretenimento, além de aletas para trocas manuais, uma inovação na época.

O interior é iluminado com uma combinação de luz azul e branca, adicionando um toque moderno.

Um modelo inovador

A tecnologia no Honda Civic G8 era um dos pontos fracos da marca anteriormente, mas essa geração trouxe melhorias notáveis.

O Civic G8 se destacou por não oferecer pacotes opcionais, com uma lista satisfatória de equipamentos desde a versão mais básica.

A versão mais econômica do Honda Civic incluía freios ABS, airbags duplos frontais, direção hidráulica, ar-condicionado, cintos de três pontos para todos os ocupantes, banco traseiro bipartido, rádio com CD Player e trio elétrico (vidros, travas e retrovisores).

A versão mais cara adicionava disqueteira para 6 CDs, faróis de neblina, ar-condicionado digital e volante multifuncional com paddle-shifters.

Ambas as versões vinham com uma chave especial para manobristas que não permitia acesso ao porta-malas.

Quanto custa esse modelo?

Segundo a tabela FIPE, o Honda Civic G8 pode ser adquirido por, em média, R$ 38.618.

O Honda Civic no mercado

O Honda Civic G8 é conhecido por sua suspensão independente e o acerto firme que proporciona uma condução ágil e controlada, ideal para quem gosta de dirigir.

O “New Civic” é considerado por muitos como a melhor versão do modelo e ainda é altamente valorizado no mercado de usados.

A versão esportiva Si, oferecida pela Honda, é uma adição valiosa para os entusiastas de carros esportivos, oferecendo uma opção diferenciada em um mercado carente desse tipo de veículo.

Por outro lado, o porta-malas do Civic G8 é significativamente menor do que o dos concorrentes e até mesmo em comparação ao Honda City, um sedã compacto.

Embora ideal para uma condução esportiva, a suspensão mais rígida pode tornar a viagem desconfortável em estradas com asfalto em más condições.

Apesar da reputação de durabilidade do Civic, a manutenção pode ser cara, com peças e mão de obra não necessariamente acessíveis.

O Honda Civic G8 enfrentou a concorrência de modelos como o Ford Focus Sedã, Renault Mégane, Citroën C4 Pallas, Peugeot 307 Sedã e Volkswagen Bora.

Cada um desses carros oferecia diferentes características e vantagens, mas o Honda Civic G8 se destacou pela inovação e pela melhoria em relação às gerações anteriores.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x