O transporte ferroviário acaba de receber um grande impulso com a chegada dos novos trens da série 8900, adquiridos pela Via Mobilidade para operar nas linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos de São Paulo. Este artigo explora o fascinante processo de como um trem sai da linha de montagem e chega até as linhas de operação.
Os trens da série 8900 estão sendo fabricados na cidade de Taubaté, onde a empresa Alstom abriu uma fábrica em 2015. Este local, que já gerou mais de 700 empregos, tem um investimento de cerca de 14 milhões de euros. O trem é parte de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões para os primeiros três anos de concessão da Via Mobilidade.
Cada trem passa por uma série de etapas meticulosas de montagem. Começa com a união de peças de aço inoxidável, seguido pela instalação de equipamentos elétricos e eletrônicos. Os interiores são então montados com materiais antichamas, e por fim, a composição completa é preparada para a viagem até São Paulo.
Transporte até São Paulo
Os trens são embalados e colocados em caminhões para o transporte de Taubaté até Osasco. Em alguns casos, o transporte de trens é feito pela própria ferrovia, mas devido à localização da fábrica, o trajeto para estes trens específicos é realizado por rodovia.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Projeto de Trem-bala de 50 BILHÕES no Brasil tem data para sair do papel e gerar 10 MIL empregos
Ao chegar ao Pátio Presidente Altino em Osasco, os trens são desembalados e os carros são encarrilhados um a um. Este processo inclui a elevação dos carros por meio de macacos hidráulicos e o posicionamento correto sobre os trilhos.
Testes e operação
Após o encarrilhamento, os trens passam por uma série de testes estáticos no pátio. Em seguida, eles entram em uma fase de testes dinâmicos, chamada de marcha branca, onde operam sem passageiros, mas simulando condições reais de operação. Após essa fase, os trens começam a transportar passageiros nas linhas 8 e 9.
A chegada dos novos trens da série 8900 é um marco significativo para o sistema ferroviário de São Paulo. O processo inovador de produção, transporte e implementação desses trens demonstra o compromisso da Via Mobilidade e Alstom com a melhoria contínua dos serviços de transporte público. Os passageiros das linhas 8 e 9 podem esperar um serviço mais eficiente, confortável e seguro com a inclusão desse moderno trem em sua rotina diária.