Ocorrência de incêndio no setor naval exige ação nas operações industriais da região
No sábado, 17 de maio de 2025, por volta das 16h30, foi registrado um princípio de incêndio em uma embarcação que se encontrava atracada no Estaleiro da empresa Camorim, na Ilha da Conceição, em Niterói. Foram mobilizados militares de diferentes unidades, incluindo os quartéis de Niterói, Charitas, São Gonçalo, Guadalupe, Teresópolis e São Cristóvão. A nota oficial sobre o ocorrido se estendeu até a manhã de segunda-feira, 19 de maio. Durante o combate, a fumaça foi visível em diversos pontos da cidade, como a BR-101 e a Ponte Rio-Niterói, conforme relatado pelo Diário do Rio.
Recursos tecnológicos e logística operacional foram empregados na ação
A operação contou com o uso de equipamentos específicos para emergências industriais. O Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) atuou de forma preventiva, com o objetivo de reduzir riscos e evitar a propagação de substâncias nocivas. As equipes envolvidas conduziram a ação seguindo os protocolos previstos para esse tipo de ocorrência, com foco em minimizar danos estruturais e garantir a segurança.
Investigação sobre causas do incêndio em estaleiro de Niterói ainda está em andamento
Até o momento, as autoridades responsáveis não confirmaram a presença de agentes inflamáveis no local. A perícia técnica continua avaliando o cenário. O Corpo de Bombeiros informou que, embora o incêndio tenha causado preocupação, felizmente, não houve feridos, o que, portanto, reduziu a gravidade. As conclusões do laudo devem orientar a adoção de medidas corretivas e preventivas, especialmente em estruturas industriais com risco de incêndio.
-
Petrobras investe US$ 278 milhões na construção de quatro navios da classe Handy no Estaleiro Rio Grande e projeta geração de 1,5 mil empregos até 2026
-
Fragatas da Classe Tamandaré: cada navio é capaz de gerar mais de 23 mil empregos no Brasil
-
O programa que multiplicou a indústria naval da Coreia do Sul e colocou o país no topo da construção de navios no mundo
-
Marinha bota mais aço no mar para blindar petróleo e minerais
Estaleiro de Niterói impactado pelo incêndio é estratégico para a indústria naval fluminense
O Estaleiro Camorim está localizado na Ilha da Conceição e, além disso, conta com 25.839 metros quadrados de área total, conforme divulgado. A estrutura conta com Terminal de uso Privado, além disso possui 150 metros de cais linear e nove oficinas técnicas especializadas. Além disso, opera de forma contínua, o que garante eficiência. Dessa maneira, o estaleiro constrói e mantém embarcações com excelência técnica. Por isso, integra diretamente a cadeia produtiva da indústria naval do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo ainda mais o setor.