1. Início
  2. / Indústria
  3. / Primeiro rebocador híbrido, feito pelo Grupo Detroit para a América do Sul, ganha prêmio como melhor wellboat médio
Tempo de leitura 3 min de leitura

Primeiro rebocador híbrido, feito pelo Grupo Detroit para a América do Sul, ganha prêmio como melhor wellboat médio

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/03/2023 às 17:11
Grupo Detroit
Grupo Detroit (foto/divulgação)

Em um ano que foi difícil para muitas indústrias, o setor de piscicultura se destaca com a construção de dois poços de alta qualidade, um no Brasil e outro na Noruega, e um barco especialmente projetado para o mercado chileno. 

A embarcação foi projetada como uma das mais eficientes e seguras do mercado, equipada com tecnologia de última geração e com alto nível de redundância. O Grupo Detroit, responsável pelo projeto, acredita que a embarcação fará muito bem para a indústria chilena.

A colaboração entre um dos principais operadores de barcos de poços do mercado chileno, a Naviera Detroit, e um dos maiores estaleiros da América do Sul, o Grupo Detroit Brasil, resultou na construção de um barco que atende aos requisitos sanitários da Europa e das Américas. Contudo, a embarcação minimiza os tempos de carga e descarga e transporte salmão de forma rápida e segura. O sistema de manejo e bem-estar de peixes do Grupo Detroit, que permite ao operador monitorar e controlar todas as variáveis ​​operacionais em tempo real, é outra vantagem da embarcação.

O principal desafio na construção da embarcação era que processos críticos precisavam ser concluídos no Chile e no Brasil. A embarcação foi construída no Brasil e testada em águas brasileiras para garantir o desempenho, a segurança da navegação e o cumprimento dos protocolos de classe, antes de ser trazida para o Chile para concluir o comissionamento e fazer os ajustes necessários antes do início das operações.

O sistema de manejo e bem-estar de peixes foi outro grande desafio durante o desenvolvimento e integração da embarcação. Contudo, o esforço acabou sendo bem-sucedido e os resultados da operação do sistema superaram as expectativas da equipe de construção. Essa nova construção é um grande avanço para a indústria de piscicultura chilena e uma prova do talento e inovação das empresas do Grupo Detroit.

O Detroit Group, gigante da construção naval, anunciou que a saúde e o bem-estar dos peixes são tendências crescentes e que a nova ênfase está sendo colocada nesses dois aspectos principais. A empresa afirmou que a adesão aos requisitos de saúde e bem-estar da aquicultura é o principal desafio para os operadores e construtores de barcos de poços.

Não é novidade que historicamente tem havido evolução constante nesses requisitos e que eles estão se tornando cada vez mais rigorosos. A empresa prevê uma tendência de aumento do consumo global de proteína de peixe e, portanto, está programada para entregar outras embarcações construídas com as mesmas especificações do var.

A empresa também relatou um ano promissor em 2022, concentrando seus esforços de construção em quatro rebocadores e dois poços, com ainda capacidade disponível, prevendo uma expectativa de demanda adicional no futuro próximo.

Com relação à indústria marítima regional, o Grupo Detroit Brasil espera um crescimento constante, especialmente no mercado de embarcações de serviço, impulsionada pelo setor de apoio offshore de Petróleo e Gás, que está se mantendo. De tal forma, o mercado local de rebocadores está se expandindo, levando ao aumento da atividade de construção nos próximos anos.

A empresa acredita que as perspectivas para a aquicultura são positivas e que isso acaba por se refletir na introdução de embarcações envolvidas nessa cadeia de abastecimento, mesmo com a pandemia e seus efeitos verificados nos últimos anos. Há um bom número de embarcações entrando nesse mercado, e a tendência é positiva.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos