1. Início
  2. / Indústria Naval
  3. / Primeira Nave Verde Offshore do Brasil Reduz Emissões de CO2 em Até 30%
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Primeira Nave Verde Offshore do Brasil Reduz Emissões de CO2 em Até 30%

Escrito por Corporativo
Publicado em 14/08/2024 às 16:47

O primeiro barco híbrido offshore do Brasil, CBO Wiser, recebeu um banco de baterias, utilizando diesel e energia elétrica e promete uma redução significativa de emissões de CO2.

A Equinor, junto com a CBO e a Wärtsilä, finalizou o projeto de hibridização da embarcação CBO Wiser. Esta embarcação híbrida recebeu um banco de baterias, permitindo o uso combinado de diesel e energia elétrica, levando a uma potencial barco híbrido de emissões de CO2. A integração dessa tecnologia representa um avanço importante na busca por soluções mais sustentáveis no setor offshore.

Além disso, espera-se que essas inovações tenham um impacto considerável nas emissões globais. O projeto de hibridização, que transformou um tradicional barco offshore em uma embarcação híbrida, é exemplar da sinergia possível entre diferentes tecnologias. O CBO Wiser, agora como um barco híbrido, simboliza uma evolução crucial, apontando para um futuro onde a redução das emissões de poluentes é cada vez mais realista e atingível.

Iniciativa de Embarcação Híbrida no Brasil

O barco híbrido, do tipo PSV (platform supply vessel), passou por uma importante transformação com a instalação de um banco de baterias. Agora, este barco híbrido utiliza tanto diesel quanto energia elétrica em suas operações. Com essa iniciativa inovadora, projeta-se uma redução significativa nas emissões de CO2 da embarcação híbrida, alcançando até 30%. Este projeto pioneiro é um marco para o Brasil.

‘O Brasil desempenha um papel crucial na estratégia da Equinor. Aqui, nós conseguimos avançar significativamente na nossa missão de reduzir as emissões de CO2 globalmente. A conversão desta embarcação híbrida é um exemplo tangível dessa meta. Através de projetos desse tipo e outras iniciativas similares, continuaremos nossa caminhada rumo à neutralidade de carbono até 2050′, afirma Paulo Henrique Van Der Ven, Diretor de Operações Compartilhadas da Equinor no Brasil.

Colaboração e Pioneirismo

A colaboração entre três empresas possibilitou que o CBO Wiser se tornasse a primeira embarcação híbrida no Brasil a realizar esse tipo de instalação. Além disso, é apenas a segunda embarcação de propulsão híbrida operando no segmento de óleo & gás offshore. A primeira embarcação híbrida, o PSV Delta Commander, iniciou suas operações em dezembro de 2023, servindo também à Equinor no campo de Bacalhau.

Os barcos de tipo PSV desempenham um papel vital, transportando suprimentos e equipamentos do continente para as unidades offshore necessárias para a operação dos ativos. A Equinor, uma empresa internacional de energia comprometida com um futuro de baixo carbono, lidera esses avanços.

A Importância da Equinor e Seus Projetos

Com um portfólio diverso que inclui petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa e a maior fornecedora de gás para a Europa. No Brasil, país estratégico para a companhia, o portfólio crescente da Equinor inclui ativos em óleo e gás (O&G) e energias renováveis.

No setor de O&G, a companhia tem projetos em desenvolvimento, tais como Raia e Bacalhau, além de ativos em produção como Peregrino e Roncador. Em relação às energias renováveis, a Equinor possui empreendimentos em energia solar, com as plantas solares Apodi e Mendubim em operação.

O Futuro das Energias Renováveis no Brasil

Em 2023, a Equinor adquiriu a Rio Energy, uma líder em energia renovável onshore no Brasil. Essa aquisição complementa as ambições da empresa em fortalecer sua presença no mercado de energias renováveis do país. A aceleração desses projetos é uma demonstração clara do compromisso da Equinor em seguir em direção à sustentabilidade e à neutralidade de carbono.

A iniciativa das embarcações híbridas, como barco híbrido, navio híbrido, e vessel híbrido, é apenas uma faceta dos esforços contínuos da Equinor para inovar e liderar a transição para um futuro mais sustentável e de baixo carbono. Esse compromisso se reflete claramente nas ações e no direcionamento estratégico da companhia, prevalecendo em todas suas operações.

Fonte: © lucas.schuenck@fsb.com.br

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x