1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Presidente rejeita retaliar os EUA após aumento de tarifas sobre produtos brasileiros: “Não quero brigar com os Estados Unidos”
Tempo de leitura 1 min de leitura Comentários 0 comentários

Presidente rejeita retaliar os EUA após aumento de tarifas sobre produtos brasileiros: “Não quero brigar com os Estados Unidos”

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 07/08/2025 às 11:06
Lula em entrevista sobre tarifas, com bandeiras do Brasil e EUA ao fundo
Lula fala à Reuters e descarta taxar produtos dos EUA em resposta ao aumento tarifário, optando por manter relações diplomáticas. Imagem: IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou adotar medidas retaliatórias contra os Estados Unidos, após a elevação das tarifas norte-americanas para 50% sobre uma série de produtos brasileiros. A declaração foi dada durante uma entrevista à agência Reuters, publicada na quarta-feira (6), um dia após a medida entrar em vigor.

Eu poderia anunciar uma taxação contra produtos americanos. [Mas] não vou fazer, porque não quero ter o mesmo comportamento dele (Donald Trump)“, afirmou o presidente. Segundo Lula, a prioridade será implementar ações voltadas aos setores da economia diretamente prejudicados, como exportadores e trabalhadores da indústria.

YouTube Video

Ainda durante a entrevista, Lula ressaltou a importância de evitar confrontos diplomáticos com os EUA. “Eu quero mostrar que quando um não quer, dois não brigam. E eu não quero brigar com os Estados Unidos”, declarou. A decisão ocorre em um contexto de tensão comercial global, com países revendo acordos bilaterais e adotando políticas protecionistas.

A informação foi divulgada inicialmente pela agência Reuters e repercutida por veículos como CNN Brasil e Folha de S.Paulo, que destacaram a estratégia do governo de não escalar o conflito e preservar o diálogo com a Casa Branca.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Felipe Alves da Silva

Sou Felipe Alves, com experiência na produção de conteúdo sobre segurança nacional, geopolítica, tecnologia e temas estratégicos que impactam diretamente o cenário contemporâneo. Ao longo da minha trajetória, busco oferecer análises claras, confiáveis e atualizadas, voltadas a especialistas, entusiastas e profissionais da área de segurança e geopolítica. Meu compromisso é contribuir para uma compreensão acessível e qualificada dos desafios e transformações no campo estratégico global. Sugestões de pauta, dúvidas ou contato institucional: fa06279@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x