Presidente da General Motors (GM) afirma que, com a chegada de novas empresas no setor de carros elétricos, o reinado da Tesla, de Elon Musk, pode estar próximo do fim.
O presidente da General Motors (GM), Mark Reuss, afirma estar confiante no sucesso da estratégia de sua empresa em relação ao mercado de carros elétricos e afirma que o “reinado” da Tesla poderá acabar em breve. Embora Reuss admire Elon Musk, afirma que em algum momento, essa maior fonte de renda da Tesla possa “secar”. Isso devido aos créditos de carbono, uma espécie de moeda de troca de emissões que grandes montadoras negociam entre si.
Leia também
Entenda sobre os créditos de carbono vendidos pela Tesla
Vários críticos da Tesla acusam a empresa de ser um negócio com base em créditos, não carros elétricos. O setor de automóveis apontava diversos prejuízos e a empresa ficava no azul devido à venda desses créditos.
O presidente da General Motors é líder das operações regionais da empresa como as da América do Norte, China, América do Sul e General Motors International. As equipes de desenvolvimento de Produto Global, Qualidade Global, Design Global e Excelência Operacional da GM também são lideradas ao presidente. Em termos de valor do mercado de ações, a montadora General Motors opera em cerca de US$ 71 bilhões e já a Tesla, atua com algo acima dos US$ 905 bilhões, o que equivale a R$ 364 bilhões e R$ 4,6 trilhões, respectivamente.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Entretanto, Reuss, afirma que a montadora de Elon Musk, apesar dos números, é “inofensiva”. O presidente da GM ainda destacou que Musk realizou trabalhos notáveis e respeita muito o CEO e a sua empresa Tesla. Entretanto, Reuss faz observações sobre os créditos adotados pelos EUA para a produção de carros elétricos.
Tesla está sempre no azul com créditos os créditos de carbono, destaca presidente da GM
O presidente da General Motors afirma que, por conta da Tesla produzir apenas carros elétricos, está sempre no azul com os créditos, diferentemente de outras montadoras tradicionais, que ficam no vermelho por fabricarem carros poluentes.
“Por estar basicamente sozinha no mercado, a Tesla, de certa forma, monopolizava o setor de carros elétricos”, disse o Presidente da GM. Mas isso pode mudar, tendo em vista que grande parte das montadoras estão entrando no mercado mais sustentável. Além disso, a montadora terá que competir com fabricantes de carros antigos do setor que estavam adquirindo créditos, ou seja, grande parte das empresas tradicionais devem pegar uma parte do mercado em que a Tesla se “ergueu”.
O presidente da General Motors afirma que a Tesla terá que competir com um preço menor para poder ser uma empresa de serviço completo. Reuss também relata ter bastante respeito pelas startups que apenas chegam no mercado e produzem carros elétricos, tendo em vista que é necessário teimosia para avançar com projetos em um ambiente fortemente regulamentado.
O que é e como são gerados os créditos de carbono?
Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. Existem diversas maneiras de gerar créditos de carbono, dentre elas, a substituição de combustíveis em fábricas, onde elas deixam de usar biomassas não renováveis, como lenha de desmatamento, e passam a usar biomassas renováveis, que além de emitirem menos gases geradores de efeito estufa, contribuem para a diminuição do desmatamento. Assim, a partir da diferença dos dois cenários, é calculado quanto de carbono deixou de ser emitido com essa substituição, gerando assim os créditos.
O crédito de carbono é a moeda utilizada no mercado de carbono. Nesse mercado, empresas que possuem um nível de emissão muito alto e poucas opções para a redução podem comprar créditos de carbono para compensar suas emissões.
Assim, elas indiretamente ajudam a manutenção do projeto de redução e, além de equilibrar o nível de emissões de gases gee na atmosfera, contribuem para o desenvolvimento sustentável de comunidades pobre.
Clique aqui para ver a lista de projetos que geram créditos de carbono, desenvolvidos pela Sustainable Carbon. Confira no infográfico abaixo como funciona e como é gerado um crédito de carbono:
Tesla não está azul apenas nos créditos de carbonos, apontamento do presidente da GM pode estar ‘desatualizado’
Aparentemente, o presidente da GM mencionou uma provocação desatualizada. Os créditos de carbono eram sim, uma fonte de renda importante para a Tesla, no início da sua chegada ao mercado e até 2019, o setor de carros elétricos da empresa possuía um prejuízo líquido. (US$ 862 mi).
Entretanto, os balanços recentes divulgados pela empresa mostram que no último ano, houve um lucro recorde de US$ 5,5 bilhões. A renda obtida em créditos de carbono foi de apenas US$ 1,4 bilhões e a de carros elétricos foi de US$ 47 bilhões.