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Prepare-se! Importante rodovia (BR) brasileira terá NOVOS radares que afetam a velocidade média a partir desta segunda-feira

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 13/10/2024 às 00:08
A BR-050 estreia radares de velocidade média em 11 km da rodovia, revolucionando a fiscalização de tráfego e aumentando a segurança viária.
A BR-050 estreia radares de velocidade média em 11 km da rodovia, revolucionando a fiscalização de tráfego e aumentando a segurança viária.
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A partir desta segunda-feira (14), a BR-050 inaugura o uso de radares que monitoram a velocidade média dos veículos. O novo modelo já é utilizado com sucesso em países como a Itália.

Você já imaginou estar dirigindo tranquilamente em uma rodovia e, de repente, descobrir que ultrapassou o limite de velocidade sem nem perceber?

Agora, isso pode ser uma realidade para muitos motoristas brasileiros.

A BR-050, uma das rodovias mais importantes do país, está implementando um novo sistema de radares que promete impactar diretamente a segurança e o controle de velocidade nas estradas.

E as mudanças começam muito em breve, colocando motoristas em alerta.

A partir desta segunda-feira (14), a concessionária Eco050 dará início, em caráter experimental, ao uso de um novo sistema de radares que medem a velocidade média dos veículos.

Este sistema estará em funcionamento em um trecho de 11 quilômetros da rodovia BR-050, no município de Uberaba, Minas Gerais, e vai monitorar o comportamento dos motoristas de forma automática.

Esse é o primeiro sistema de sua categoria em uma rodovia federal concedida, e pode marcar o começo de uma nova era de monitoramento mais eficiente no país.

Como o novo sistema vai funcionar

Os radares serão posicionados em dois pontos específicos da rodovia, no km 171 e no km 182, no sentido Uberaba a Delta.

Esses equipamentos estarão interligados, registrando os horários em que os veículos passam por cada ponto.

O cálculo é simples: ao monitorar o tempo que o motorista leva entre um ponto e outro, o sistema conseguirá determinar a velocidade média do veículo.

Se a velocidade for superior ao limite permitido, uma infração será registrada de maneira automática.

Segundo informações da concessionária, o limite de velocidade para este trecho é de 80 km/h, e o tempo mínimo para percorrer os 11 quilômetros é de oito minutos.

Se o trajeto for concluído em menos tempo, significa que o motorista, em algum ponto, ultrapassou o limite permitido.

O que torna esse sistema tão especial?

De acordo com o gerente de Operações da Eco050, Bruno Araújo Silva, a grande diferença entre o novo sistema e o método tradicional de radares fixos é que o monitoramento agora acontece ao longo de todo o trajeto, e não apenas no momento em que o motorista passa pelo radar.

“Com os radares tradicionais, o motorista pode desacelerar apenas ao se aproximar do radar, mesmo que tenha dirigido em alta velocidade no restante do percurso.

Com o monitoramento de velocidade média, isso não é mais possível. O motorista será monitorado em todo o trecho, aumentando o respeito aos limites de velocidade”, destacou Silva.

Impacto na segurança viária

Essa tecnologia não é inédita no mundo.

Países como a Itália já utilizam esse sistema e observaram resultados impressionantes em termos de segurança viária.

Em apenas 12 meses após a implementação, o número de mortes em acidentes de trânsito caiu em até 50%.

No Brasil, espera-se que o novo sistema também contribua para reduzir drasticamente a quantidade de acidentes e melhorar a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais.

Além disso, a Eco050 e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizarão ações educativas no local, começando já na manhã de segunda-feira, no km 193 da BR-050.

Essas ações têm como objetivo orientar motoristas sobre o novo sistema e sobre a importância de respeitar os limites de velocidade.

A importância do radar de fiscalização por velocidade média

O modelo de fiscalização por velocidade média traz uma série de benefícios em comparação aos métodos tradicionais.

O sistema ajuda a eliminar brechas que permitiam que motoristas burlassem os radares ao reduzirem a velocidade somente quando se aproximavam de um equipamento.

Agora, o controle será mais rigoroso e constante, aumentando a área monitorada e tornando o comportamento mais seguro em toda a extensão da rodovia.

Conforme Bruno Araújo Silva, essa tecnologia aumenta significativamente o respeito às leis de trânsito e melhora a segurança geral nas estradas.

Motoristas terão que adotar um comportamento mais prudente e respeitar os limites estabelecidos durante todo o percurso, evitando multas e, mais importante, acidentes graves.

O que vem a seguir?

A BR-050 será pioneira no Brasil com esse tipo de fiscalização, e isso pode ser apenas o começo.

Se a operação experimental for bem-sucedida, outras rodovias federais também poderão adotar a tecnologia, o que pode transformar a maneira como o tráfego é monitorado no país.

Os motoristas que trafegam pela rodovia devem se preparar para as mudanças.

A nova tecnologia de fiscalização chega para ficar e pode, em breve, se espalhar por outras rodovias brasileiras, impactando o comportamento de milhões de pessoas nas estradas.

Você acha que esse novo sistema realmente vai ajudar a reduzir o número de acidentes? Ou os motoristas encontrarão maneiras de driblar a fiscalização? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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