A BR-153, entre São José do Rio Preto e outras cidades, enfrenta um aumento no pedágio e condições terríveis. Motoristas estão pagando mais, mas a estrada, com buracos e erosões, continua a prejudicar seus veículos. Seria esse o fim da tranquilidade para quem depende dessa rodovia vital?
Quando o pedágio sobe e a qualidade da rodovia despenca, o cenário para os motoristas vira um verdadeiro pesadelo.
O que parecia ser uma simples viagem pela rodovia se transforma em um desafio diário. E o pior: eles não estão sozinhos.
Aumento na tarifa e, ao mesmo tempo, danos graves nos veículos, com suspeitas de que essa situação pode ser muito mais comum do que imagina.
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Reajuste de Pedágio: O Impacto no Bolso dos Motoristas
A partir da meia-noite de quarta-feira, 25 de dezembro, motoristas que trafegam pela Rodovia Transbrasiliana (BR-153) tiveram uma surpresa nada agradável: um reajuste nas tarifas de pedágio.
A tarifa básica foi elevada de R$ 9,40 para R$ 9,60 para carros, ônibus e caminhões, enquanto motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas passaram a pagar R$ 4,80, em vez dos anteriores R$ 4,70.
Embora o aumento tenha sido moderado, o impacto no bolso dos motoristas que circulam frequentemente pela via não passou despercebido.
Esse reajuste, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), segue as diretrizes contratuais da concessionária responsável pela rodovia, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e no reequilíbrio econômico-financeiro devido a obras e serviços realizados. Porém, o aumento na tarifa não vem sozinho.
A indignação dos motoristas é ainda maior devido às condições precárias da pista, que, segundo relatos, têm gerado sérios danos aos veículos.
Más Condições da Pista: Buracos e Erosões que Prejudicam a Tradição
A insatisfação dos motoristas vai além do aumento do pedágio. A rodovia está longe de oferecer uma viagem tranquila. Buracos e erosões se tornaram uma constante, transformando a simples travessia de um ponto ao outro em um verdadeiro risco de danos à suspensão dos veículos.
Um exemplo claro disso vem de Vanderson Peres, técnico de enfermagem que utiliza a BR-153 com frequência e não poupou críticas à infraestrutura da via. “Cada semana que você vai lá é um buraco novo.
Já tive que trocar a suspensão do meu veículo. Recentemente, gastei cerca de R$ 1.200 com isso”, relatou em entrevista à TV TEM.
A experiência de Vanderson não é única. Para muitos motoristas, a rodovia não é apenas um percurso, mas uma verdadeira batalha contra o desgaste de seus veículos, onde os custos com manutenção estão cada vez mais elevados.
Além disso, o perigo também está em jogo, já que a irregularidade do pavimento coloca em risco a segurança de quem transita.
Segundo Vanderson, “a rodovia toda esburacada pode provocar acidentes”. A situação, longe de ser isolada, atinge uma vasta quantidade de motoristas que percorrem diariamente essa estrada.
A Concessionária Responde: Reparos e Causas do Problema
De acordo com a Triunfo Transbrasiliana, concessionária responsável pela rodovia, há uma constante presença de equipes para realizar reparos nas condições da pista.
A empresa garante que faz reparos superficiais e profundos, além de intervenções como “tapa buraco”, visando melhorar a segurança dos usuários.
No entanto, a concessionária aponta um agravante: o excesso de peso dos caminhões, que, segundo ela, contribui para o deterioramento acelerado da rodovia.
Além disso, a Triunfo Transbrasiliana afirma que sua atuação visa manter a segurança, mas a frequência e intensidade do tráfego pesado tornam a situação mais difícil de ser controlada.
A despeito disso, a sensação de que os reparos não são suficientes para manter a via em boas condições persiste entre os motoristas.
Fiscalização de Veículos Pesados: Uma Medida Necessária
A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem sido intensificada, especialmente com a proximidade das festas de fim de ano, quando o tráfego aumenta significativamente.
Em 2024, a PRF fiscalizou mais de 6.400 veículos de carga no trecho da BR-153 que corta a região de São José do Rio Preto (SP), retendo mais de 208 toneladas de excesso de peso.
A PRF alerta sobre os riscos do excesso de peso, que agrava ainda mais o desgaste da rodovia e coloca em risco a integridade da pista e dos motoristas.
Estima-se que quase 300 mil veículos devem passar pela BR-153 neste fim de ano, com 194 mil deles apenas na região de Rio Preto, segundo dados da PRF.
Esse número expressivo de veículos pesados transita por uma estrada que já está claramente sobrecarregada e com condições de tráfego comprometidas, o que aumenta ainda mais os riscos de acidentes e prejuízos materiais.
O Que Esperar para o Futuro?
Com os constantes reajustes nas tarifas de pedágio e as condições cada vez piores da rodovia, os motoristas enfrentam uma situação cada vez mais desafiadora.
A combinação de tarifas mais altas e infraestrutura deteriorada só tende a aumentar o descontentamento.
A falta de soluções definitivas e eficazes para o problema é algo que já preocupa muitos que dependem dessa estrada para suas atividades diárias.
Como será o futuro da BR-153? A rodovia conseguirá suportar o aumento no tráfego sem colocar a segurança dos motoristas em risco? A concessionária e a ANTT serão capazes de encontrar um equilíbrio entre tarifas e condições de conservação da via? A luta dos motoristas parece longe de acabar.
Pergunta para o leitor: Você já enfrentou problemas com o estado das rodovias em sua região? Como você acha que as autoridades deveriam resolver a questão da BR-153?
Já passou da hora dessa **** de ANTT que pelo visto também não serve pra nada expulsar a Triunfo das praças de pedágios. Todos farinha do mesmo saco.
Eles sempre vão dizer sempre as mesmas coisas, estamos trabalhando para fazer o melhor. A culpa nunca é deles. Vcs já viram o material que eles usam para tapar buracos, parece Açúcar, qualquer chuvinha derrete, não é asfalto, é uma areinha preta que quando o carro passa em cima afunda. Infelizmente não temos fiscalização para direitos do cidadão. Se vc não pagar IPVA VC toma multa, se vc andar acima da velocidade recebe multa….enfim né.. eles não cumprem o contrato que eles fizeram e ainda enriquecem nas nossas custas e nos enganando. Esse é o país que nós vivemos…nós temos que cumprir com com as leis se não perdemos o que temos.
Uso essa rodovia com frequência e é uma vergonha. Eles reclamam do excesso de caminhões? Qual problema? Se o caminhão paga pedágio, a empresa arrecada mais, então é justo que conserte a estrada com eficiência. O fato é que essa estrada está em péssimas condições, sem sinalização, com inúmeros buracos e não há um órgão fiscalizador que tome providências. Só pergunto uma coisa: de quanto é a mala preta para fecharem os olhos?