MENU
Menu
Início Prefeitura de Vitória contabiliza mais de 8 mil acessos ao GeoWeb, hub de informações para o cidadão

Prefeitura de Vitória contabiliza mais de 8 mil acessos ao GeoWeb, hub de informações para o cidadão

28 de dezembro de 2023 às 15:58
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Prefeitura de Vitória contabiliza mais de 8 mil acessos ao GeoWeb, hub de informações para o cidadão
GeoWeb

Com uma média de 500 acessos por dia, a plataforma reúne informações de todas as secretarias do estado, além de dados fundiários, arborização, controle de ambulantes e muito mais

O Estado de Vitória, capital do Espírito Santo, foi considerada a sétima cidade “mais inteligente” do país, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022, que avalia os pilares de mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança, urbanismo, tecnologia e inovação, saúde, segurança e economia. Mas, esse posto não foi o bastante para que a capital capixaba se acomodar, e o novo passo em busca de mais conectividade e inteligência nas operações foi dado com o lançamento da nova versão do GeoWeb Vitória, que já contabiliza mais de 8 mil acessos.

Desenvolvido em parceria com a Imagem Geosistemas, distribuidora oficial da Esri – líder americana no Sistema de Informações Geográficas (GIS), a plataforma pode ser acessada pelo cidadão e traz informações de todas as secretarias do município, como saúde, educação, energia, comunicação, tudo na palma da mão do munícipe. 

Artigos recomendados

Em sua quarta versão, com ainda mais funções, o GeoWeb se consolida como uma plataforma altamente configurável para envolvimento da comunidade. Com dados disponibilizados por todas as secretarias do município, a plataforma é um verdadeiro “hub de informações”, mais completo e funcional, seja para quem trabalha na prefeitura ou para quem busca saber mais sobre os serviços públicos do município.

O GeoWeb prima por facilitar o acesso às informações georreferenciadas do município. O novo sistema entrega mais conteúdo, melhor organização, navegação mais rápida e melhor responsividade. A Prefeitura de Vitória é considerada referência no Brasil no uso de geotecnologias para gestão municipal, oferecendo à população e aos servidores diversas aplicações e soluções“, conta o Lorenzo Pazolini, Prefeito de Vitória.

Marcilene Favarato da Costa – coordenadora de banco de dados espaciais da Prefeitura de Vitória, conta que um dos fatores que coloca Vitória entre as 10 cidades mais inteligentes do Brasil, é a gama de ferramentas on-line e de sistemas que foram desenvolvidos para auxiliar o cidadão. E os dados de acesso mostram que o público-alvo vem sendo atingido. Em menos de dois meses, o novo portal recebeu mais de 8 mil visualizações. Hoje a média é de 500 acessos diários, o que ajuda, inclusive, a prefeitura a melhorar cada uma das aplicações, de acordo com o feedback da população. 

 O Geoweb tem informações divididas entre “externas” (para o público geral), e, “internas”, para os servidores municipais. 

Dentre as externas, estão:

  Geoweb Mapa Interativo: plataforma que reúne todos os endereços e informações públicas de todos os órgãos públicos do município;

 

  Arborização: painel de visualização da arborização urbana, que permite checar tipo e localização de cada uma das mais de 34,4 mil árvores plantadas na cidade. Com isso, a Secretária de Meio Ambiente pode gerenciar fundos com mais assertividade e a população pode acompanhar as ações de preservação em tempo real;

 

 Obras públicas: um mapa completo e interativo para acompanhamento de todas as obras públicas em andamento em Vitória;

 

      Banco de imagens: uma coleção com imagens aéreas do município, desde 1955 até 2022;

 

  Domínio Fundiário: uma integração entre as Secretarias de Habitação com a Fazenda, com cadastro dos proprietários, manutenção e gestão;

 

      Imóveis do Centro Painel 3D: um levantamento completo dos imóveis não utilizados ou subutilizados no centro, para que seja possível acompanhar as políticas públicas habitacionais e de requalificação da área central da cidade;

      Ambulantes: mapa completo, com a localização, quais produtos comercializados e a validade da licença de todos os ambulantes da região.

Já os servidores públicos possuem, também, acesso aos dados de dívida ativa, áreas de risco, laudos da Defesa Civil, programas habitacionais, controle de mosquito, entre outras informações relevantes.

Desde a sua primeira versão, lançada em 2005, o Geoweb passou por diversas mudanças a fim de acompanhar a evolução tecnológica mundial. Hoje, temos o que há de mais moderno e funcional à serviço da população. É muito relevante para nós esse projeto, pois podemos aplicar algumas das mais modernas soluções de georreferenciamento em um sistema à disposição de todos os cidadãos”, comenta Letícia Mose, especialista da Imagem Geosistemas.

Mais sobre a Imagem (www.img.com.br): empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica, fundada em 1986, é a distribuidora oficial e exclusiva do ArcGIS, plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri. Apoia empresas e governos na transformação de dados em conhecimento através de tecnologias que solucionam problemas de negócios. A Imagem conta com uma equipe formada por 300 profissionais, sediada em São José dos Campos/SP e possui escritórios comerciais em São Paulo, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre.

Inscreva-se
Notificar de
guest
Para confirmar a sua inscrição e receber notificações quando alguém responder seu comentário, coloque o e-mail no-reply@clickpetroleoegas.com.br na lista de contato confiáveis, as vezes a mensagem pode cair na caixa de lixo/spam, então verifique nestas pastas também.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x