1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Prefeitura de Macaé e cônsul da Noruega se reúnem para discutir viabilidade de projetos que utilizem gás natural como energia na região fluminense
Tempo de leitura 3 min de leitura

Prefeitura de Macaé e cônsul da Noruega se reúnem para discutir viabilidade de projetos que utilizem gás natural como energia na região fluminense

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 24/11/2022 às 10:58
A Prefeitura de Macaé está fortemente interessada em utilizar o gás natural em projetos de geração de energia ao longo dos próximos anos. A reunião com a cônsul da Noruega visa discutir a viabilidade de novos investimentos nesse combustível.
Fonte: Secom Macaé

A Prefeitura de Macaé está fortemente interessada em utilizar o gás natural em projetos de geração de energia ao longo dos próximos anos. A reunião com a cônsul da Noruega visa discutir a viabilidade de novos investimentos nesse combustível.

Durante a última segunda-feira, (21/11), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA) recebeu a cônsul geral da Noruega no Rio de Janeiro, Mai Tonheim, para discussões sobre o mercado de combustíveis da cidade. O objetivo principal da Prefeitura de Macaé é investir em energias renováveis e viabilizar o desenvolvimento de projetos que utilizem o gás natural com fonte principal de energia. Assim, a cidade conseguiria aproveitar o alto potencial de produção energética ao longo dos próximos anos.

Investimentos em energias renováveis com foco no gás natural é o principal objetivo da Prefeitura de Macaé para o futuro da cidade fluminense

Localizada no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Macaé vem se tornando mundialmente conhecida como um polo de exploração de combustíveis na região fluminense.

Dessa forma, a Prefeitura de Macaé visa aproveitar esse cenário para impulsionar a produção de energia durante os próximos anos, utilizando o gás natural transformação em energia.

Para isso, o governo da cidade se reuniu com a cônsul da Noruega, Mai Tonheim, no início desta semana, e discutiu a viabilidade de desenvolvimento de projetos nesse segmento.

Além disso, projetos já consolidados na região, como a Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Vagflex, também foram pauta na reunião.

O objetivo principal da Prefeitura de Macaé é aproveitar o cenário de impulsionamento da indústria de óleo e gás natural para promover o crescimento do setor de energia.

“Trabalhamos muito na desburocratização dos nossos processos para atender, com agilidade e com responsabilidade, a demanda dos empreendedores que investem em vários segmentos econômicos, especialmente no segmento do petróleo, gás e energia”, avaliou Welberth Rezende.

O prefeito da cidade fluminense ainda destacou que um dos principais objetivos de seu mandato é investir em projetos que possam atrair mais sustentabilidade para a região.

Dessa forma, a reunião com a cônsul da Noruega também foi responsável pelas discussões de como isso seria realizado ao longo dos próximos anos, com o apoio do governo do país europeu.

Cônsul da Noruega destacou que reunião foi importante para aproximar as relações entre a Prefeitura de Macaé e as empresas do país europeu

O prefeito de Macaé afirmou que a autoridade da cidade vem aprendendo bastante com as empresas da região quanto ao aproveitamento dos recursos naturais para investimentos em energia renovável.

Dessa forma, a prefeitura pretende também impulsionar os projetos de produção de energia, mas agora com foco na utilização do gás natural nesses empreendimentos.

Já a cônsul da Noruega comentou que esse foi um importante momento para o país conhecer mais sobre os projetos em desenvolvimento na cidade e aproximar as relações com a região fluminense.

“Temos uma cooperação com o Brasil de muitos anos. Estamos enfrentando juntos o processo de transição verde e queremos trabalhar juntos nesta nova etapa, discutindo projetos e tecnologias voltados à energia renovável”, contou Mai Tonheim.

Além disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna, afirmou que a cidade possui atualmente um valor previsto de 25 bilhões de reais em investimentos privados para projetos de transição energética.

Com todas essas discussões acerca da utilização de gás natural como fonte de energia e desenvolvimento de novos projetos, a Prefeitura de Macaé espera uma boa colaboração com a Noruega nos próximos anos.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos