Pré-sal responde por 79,8% da produção nacional em março, com destaque para a Bacia de Santos e a atuação da Petrobras.
A produção de petróleo e gás natural no pré-sal brasileiro bateu recorde em março deste ano. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), foram produzidos 3,716 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Isso representa 79,8% da produção total do país no período.
Avanço concentrado na Bacia de Santos
Esse resultado expressivo se deve, principalmente, à extração na Bacia de Santos. É nessa região que se concentram os maiores volumes produzidos. A ANP destacou que o avanço tecnológico e operacional no setor ajudou a atingir a nova marca.
O campo de Tupi liderou como maior produtor do país. Foram, em média, 780 mil barris de petróleo por dia e 39,15 milhões de metros cúbicos de gás natural. Esse desempenho reforça a importância do pré-sal na matriz energética nacional.
-
Nova plataforma P-78 chega ao pré-sal e pode aumentar em até 20% a produção do Campo de Búzios, que já supera 900 mil barris/dia
-
Brasil depende de 60% do diesel russo e agora pode sofrer novas sanções dos EUA se insistir em comprar combustível de Moscou
-
Petrobras coloca em operação a nova plataforma P-78 no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, e projeta aumento de até 20% na produção
-
Campo Peregrino: ANP determina paralisação, e Prio considera pedir compensação à Equinor pelas perdas registradas na produção
Plataformas de Mero se destacam
Entre as plataformas, duas se sobressaíram. A FPSO Sepetiba teve a maior produção de petróleo, com 174,5 mil barris diários. Já a FPSO Guanabara liderou na produção de gás natural, com 11,5 milhões de metros cúbicos por dia. Ambas operam na jazida de Mero.
Outro dado relevante foi o aproveitamento do gás natural, que chegou a 96,5% do total produzido. Isso resultou em 46,95 milhões de metros cúbicos por dia disponibilizados ao mercado.
Petrobras mantém liderança
A Petrobras continua como principal operadora, responsável por 90,2% da produção nacional. A estatal atua sozinha ou em consórcio. Em março, a produção total brasileira partiu de 6.466 poços, sendo 528 no mar e 5.938 em terra.
O boletim completo foi divulgado nesta segunda-feira, 5 de maio.