Última chance! Inscrições para o Serviço Militar voluntário da Aeronáutica encerram amanhã, 25 de outubro. Mais de 20 áreas técnicas com vagas abertas para Sargentos Temporários. Garanta sua oportunidade de ingressar na FAB em 2025. Confira os detalhes e corra para não perder essa chance de fazer parte da Aeronáutica!
Está cada vez mais perto de encerrar uma das oportunidades mais aguardadas para quem busca ingressar no serviço militar voluntário em 2025.
O processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica fecha suas inscrições nesta sexta-feira, 25 de outubro. Mais de 20 áreas técnicas estão com vagas abertas, oferecendo a chance de fazer parte de uma das forças armadas mais respeitadas do Brasil.
Mas atenção: o prazo é curto, e os interessados têm apenas mais um dia para garantir sua participação.
- Guerra na Ucrânia ignorada no G20: Brasil frustra Zelensky, embaixador critica Lula e minimiza ameaças nucleares de Putin
- Exército do Brasil já tem data confirmada para a chegada de um dos helicópteros mais poderosos, com radar avançado, visão noturna e velocidade de 300 km/h
- Governo Lula estuda colocar fim à pensão para militares que foram expulsos do Exército para economizar R$ 25 MILHÕES por ano
- FAB (Força Aérea Brasileira) chocou o mundo ao trocar 15 TONELADAS de algodão por 70 aviões de caça britânicos
Oportunidade para nível técnico: mais de 20 áreas disponíveis
De acordo com as informações divulgadas pela Aeronáutica, a seleção é voltada para profissionais com nível médio/técnico que desejam ingressar como Sargento Temporário.
As vagas são para diversas áreas de atuação, e as oportunidades são distribuídas em várias cidades do Brasil. Entre elas estão capitais estratégicas como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Manaus (AM).
As principais áreas com vagas abertas incluem Administração, Enfermagem, Eletricidade, Informática e Mecânica de Aeronaves, com mais de 20 profissões diferentes contempladas.
A remuneração e os benefícios, embora variem conforme o tempo de serviço, são bastante atrativos, e os selecionados poderão atuar por um período que vai de 12 meses até 96 meses.
Distribuição de vagas por área
Segundo o aviso oficial de convocação, as vagas estão distribuídas da seguinte maneira:
- Administração – 112 vagas
- Eletricidade – 23 vagas
- Enfermagem – 61 vagas
- Eletrônica – 26 vagas
- Informática – 40 vagas
- Pavimentação – 5 vagas
- Logística – 7 vagas
- Obras – 25 vagas
- Produção de Áudio e Vídeo – 2 vagas
- Processos Fotográficos – 2 vagas
- Laboratório – 4 vagas
- Mecânico de Aeronaves (Célula) – 4 vagas
- Mecânico de Aeronaves (Motopropulsor) – 3 vagas
- Mecânico de Aeronaves (Aviónicos) – 5 vagas
- Radiologia – 2 vagas
- Nutrição e Dietética – 7 vagas
- Topografia – 2 vagas
- Desenho – 3 vagas
- Meteorologia – 2 vagas
- Químico – 1 vaga
Essas vagas estão distribuídas por diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (COMAER) em cidades como Belém (PA), Canoas (RS), Recife (PE) e outras mencionadas anteriormente.
Como garantir sua inscrição?
Se você ainda não garantiu sua inscrição, o momento é agora! Para concorrer, é necessário possuir formação técnica nas áreas requisitadas e realizar a inscrição no site oficial SDSM – Sistema de Inscrições do Pessoal Temporário da Aeronáutica
As inscrições ficam abertas até 23h59 desta sexta-feira, 25 de outubro, ou seja, falta muito pouco tempo para quem deseja participar do processo seletivo.
Etapas do processo seletivo
Conforme informações disponibilizadas pela Força Aérea Brasileira, o processo seletivo será composto por várias etapas, todas essenciais para garantir a entrada na corporação. Veja abaixo as fases previstas:
- Entrega de Documentos (ED)
- Validação Documental (VD)
- Avaliação Curricular (AC)
- Concentração Inicial (CI)
- Inspeção de Saúde (INSPSAU)
- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF)
- Concentração Final e Habilitação à Incorporação (CF)
Todas essas etapas têm o objetivo de garantir que os melhores candidatos sejam incorporados.
Segundo as orientações da FAB, é essencial que os documentos apresentados estejam de acordo com o exigido nos editais de cada unidade, garantindo que o processo ocorra de maneira fluida e sem contratempos.
Permanência e benefícios
Os aprovados no processo seletivo atuarão na Aeronáutica por um período mínimo de 12 meses, podendo chegar a até 96 meses.
Durante esse tempo, os militares voluntários desempenharão funções de grande relevância para as forças armadas e receberão uma remuneração compatível com as responsabilidades da função, além de outros benefícios previstos para os militares temporários.
De acordo com informações oficiais, o objetivo da seleção é reforçar as unidades da FAB em todo o país com profissionais especializados em áreas técnicas essenciais para o funcionamento da instituição.
Onde obter mais informações?
Os interessados podem obter maiores detalhes sobre as vagas, os requisitos e as etapas do processo acessando o site oficial da FAB para convocação de temporários.
É lá que os candidatos poderão conferir os editais completos e garantir que estão por dentro de todas as informações necessárias para seguir no processo.
Com a proximidade do encerramento das inscrições, não há mais tempo a perder.
A oportunidade de ingressar como Sargento Temporário na Aeronáutica em 2025 é única, e o número de vagas é limitado. Se você preenche os requisitos, corra e faça sua inscrição até amanhã.
Será que você vai perder essa chance de transformar sua carreira e servir ao país como Sargento Temporário?