1. Início
  2. / Feiras e Eventos
  3. / Praticagem será debatida no Portos & Costas Brasil 2023: entenda seu papel na segurança da navegação
Localização SC Tempo de leitura 2 min de leitura

Praticagem será debatida no Portos & Costas Brasil 2023: entenda seu papel na segurança da navegação

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 17/04/2023 às 11:37
Praticagem evento Portos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Praticagem em foco no evento Portos & Costas Brasil 2023

A importância da Praticagem para a segurança da navegação e a eficiência portuária será discutida durante o Portos & Costas Brasil 2023, um congresso que ocorrerá nos dias 22 e 23 de maio de 2023, no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú.

O evento, que chega à sua segunda edição, é organizado pela MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas e pela Projecta Eventos e Marketing.

A Praticagem do Brasil e seu papel na navegação

O vice-presidente da Praticagem do Brasil, Bruno Fonseca, estará presente no evento para apresentar uma palestra institucional. O objetivo é destacar a relevância da Praticagem no cenário marítimo, principalmente no que se refere à segurança e eficiência portuária.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Segundo Bruno, muitas pessoas desconhecem o trabalho do prático e seu impacto na prevenção de acidentes marítimos.

Mauricio Torronteguy, curador do evento, enfatiza que o prático é responsável por conduzir os navios com segurança, tanto na navegação no canal de acesso quanto na atracação e desatracação nos terminais.

Bruno acrescenta que eventos como o Portos & Costas Brasil são uma oportunidade para esclarecer dúvidas e desmistificar informações equivocadas a respeito dessa atividade essencial.

Diferenças entre comandante e prático na condução dos navios

Diferentemente do comandante, que é treinado para navegar em alto-mar, o prático possui formação específica para navegar e manobrar em águas restritas ao tráfego.

Nessas áreas, as embarcações apresentam comportamentos distintos e há condições específicas, como ventos, correntes, ondas e marés, com as quais o comandante pode não estar familiarizado.

O prático atua globalmente, protegendo a sociedade de acidentes que podem resultar em graves consequências ambientais, perda de vidas, danos ao patrimônio público e privado e até mesmo na paralisação das atividades portuárias.

A discussão sobre o papel da Praticagem no Portos & Costas Brasil 2023 visa aumentar a compreensão do público sobre essa profissão e sua relevância para a segurança e eficiência no setor marítimo.

Via Joca Baggio, jornalista de Itajaí.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos