Internet via satélite da SpaceX pode funcionar em ambientes urbanos, mas há alguns desafios. Saiba se vale a pena instalar Starlink em apartamento em 2025
A Starlink, serviço de internet via satélite da Space X, vem ganhando espaço no Brasil, contudo, algumas dúvidas podem surgir. A principal delas é se pode instalar Starlink em apartamento. Starlink em apartamento pode ser possível, contudo, há alguns desafios técnicos que precisam ser superados. Muitos usuários que moram em áreas urbanas têm dúvidas sobre a viabilidade da instalação do serviço nesses locais, pois a antena da Starlink precisa de uma visão clara do céu para captar sinal dos satélites em órbita baixa (LEO).
Saiba o que é necessário para instalar Starlink em apartamento
Em prédios, a instalação da internet via satélite da SpaceX pode ser mais difícil, principalmente caso não haja uma varanda aberta voltada para o horizonte adequado. Segundo casos compartilhados por usuários na internet mostram que a experiência varia segundo o apartamento e a presença de obstruções.
Alguns conseguiram utilizar a Starlink em suas varandas, enquanto outros passam por dificuldades devido a prédios vizinhos e outros obstáculos. Apesar de ser possível instalar Starlink em apartamento, em áreas urbanas, a fibra óptica continua sendo a opção melhor pelo custo-benefício e pela estabilidade do sinal.
-
Cidade do interior de SP une clima frio, vistas a 1.600 m de altitude, cultura japonesa e astronomia em um só destino bem mair barato que Campos do Jordão
-
A estrada mais bonita do Brasil tem 550 km, liga SP ao RJ e revela praias desertas, vilarejos históricos e mirantes espetaculares ao longo do litoral
-
Brasil inaugura a maior fábrica de mosquitos modificados do mundo e pretende proteger até 70 milhões de pessoas
-
Milhões de insetos geneticamente modificados foram liberados no Brasil, mas por que ninguém te contou isso antes?
O funcionamento da internet via satélite da SpaceX depende de uma visibilidade ampla do céu. A antena necessita de um campo de visão de, pelo menos, 100 graus livres de interferências, como paredes, edifícios altos e árvores. Para ajudar na instalação, a empresa oferece um aplicativo que possibilita escanear o céu e verificar a presença de obstruções.
Além disso, há outros desafios para a instalação do serviço em um apartamento, como espaço para tal, mesmo que seja antena mini, restrições de condomínio e passagem de cabos para o roteador, que podem atrapalhar a instalação em um local urbano.
Internet via satélite da SpaceX gira em torno de 77 Mbps
Alguns usuários na internet relatam experiências diferentes. Em um tópico no Reddit, um morador de apartamento questionou se poderia posicionar a antena na sala, apontada para o teto.
Nas respostas, usuários afirmaram que essa configuração não funcionaria e recomendaram colocá-la em uma varanda ou espaço externo, fundamental para o funcionamento da internet via satélite.
Já em um texto publicado no Medium, um usuário relatou que conseguiu instalar Starlink em apartamento em sua sacada após enfrentar dificuldades com provedores tradicionais de fibra óptica. Segundo ele, com o dispositivo apontado para o céu, a internet via satélite funcionou sem interrupções e alcançou velocidades médias de 445 Mbps.
Vale mencionar que, no entanto, segundo o ranking Minha Conexão, a velocidade média da internet da Space-X no Brasil gira em torno de 77 Mbps, variando segundo a localização e as condições de instalações.
Qual a melhor opção para apartamentos?
Mesmo que seja possível instalar Starlink em apartamento sob certas condições, a fibra óptica continua sendo a melhor alternativa para áreas urbanas. A tecnologia, diferente da internet Via Satélite da SpaceX, oferece maior estabilidade, menor latência e preços mais acessíveis.
Enquanto a internet via satélite exige um investimento inicial alto, próximo dos 2.400 pelo kit de instalação, além de uma mensalidade de R$ 184, planos de fibra óptica costumam ser mais baratos e podem oferecer velocidades superiores a 1 Gbps. Além disso, a conexão via fibra não sofre com interferências climáticas ou obstruções físicas, garantindo um serviço mais confiável para quem mora em cidades.
Desta forma, para aqueles que tem acesso a redes de fibra óptica, essa ainda é a melhor opção. Já para moradores de apartamentos ou mesmo casas em regiões sem cobertura de banda larga fixa, a Starlink pode ser uma solução viável, desde que a instalação permita uma visão clara do céu.