Descubra os detalhes desse acordo que fortalece a presença europeia da aeronave e impulsiona a cooperação internacional
Em 16 de junho de 2025, a Embraer confirmou a venda de uma sexta aeronave KC-390 Millennium à Força Aérea Portuguesa.
O anúncio ocorreu durante o Paris Air Show.
O contrato inicial, assinado em agosto de 2019, previa cinco unidades.
Agora, Portugal consolida sua posição como referência operacional do modelo.
A decisão demonstra confiança na performance do jato militar multimissão.
Expansão europeia e interoperabilidade em destaque
Além da nova aquisição, o acordo também prevê dez opções adicionais de compra, voltadas tanto para países da OTAN quanto para outras nações europeias.
Por isso, Portugal atuará como facilitador estratégico nessas futuras negociações, o que poderá acelerar a adesão de novos compradores à plataforma.
Dessa forma, o principal objetivo passa a ser promover interoperabilidade entre os operadores da mesma aeronave, o que garante maior eficiência.
Com isso, haverá não apenas ganhos logísticos, mas também significativa redução de custos operacionais para todos os envolvidos no programa.
Além disso, o acordo amplia a eficiência em treinamentos conjuntos, o que fortalece ainda mais o preparo técnico das equipes multinacionais.
Por fim, esse movimento fortalece alianças internacionais e, ao mesmo tempo, posiciona Portugal como ator central na integração europeia de defesa.
Investimento reforça a indústria aeronáutica portuguesa
Em julho de 2019, o governo firmou o contrato original e estabeleceu o valor de 827 milhões de euros pelas cinco primeiras aeronaves. A fabricante entregou a primeira unidade em outubro de 2022.
A segunda foi recebida em junho de 2024 pela Força Aérea Portuguesa.
Agora, com a sexta aeronave, estima-se um investimento adicional de 80 milhões de euros.
Além disso, cerca de 75 milhões serão destinados à OGMA. A empresa integra e adapta as fuselagens. A parceria fortalece o setor industrial local. O contrato impulsiona a economia e estimula a inovação aeronáutica nacional.
-
Em meio a crise no Caribe, Brasil mobiliza 10 mil militares em nova operação na Amazônia enquanto EUA cercam a Venezuela
-
MQ-28 Ghost Bat, o drone militar da Boeing com alcance de 3.700 km, e já chama atenção de outros países
-
Força Aérea Brasileira participa da nova fase da Operação Atlas: aeronaves A-1M se deslocaram para Roraima nesta terça-feira (23)
-
FAB vai gastar R$ 1,2 bilhão na compra de 11 helicópteros usados do Exércitos do EUA; conheça o Black Hawk UH-60L
KC-390 amplia capacidade operacional da força aérea
A tripulação, realiza reabastecimento em voo com a aeronave.
Além disso, executa evacuações médicas com rapidez e segurança, o que garante eficiência.
O modelo, por sua vez, também pode ser usado no combate a incêndios e, ainda, em missões humanitárias com diferentes perfis de atuação.
Desde outubro de 2023, Portugal passou a adotar o modelo em operações internacionais.
Com isso, ampliou consideravelmente suas capacidades militares, sobretudo em ações conjuntas.
Entre essas operações, aliás, destaca-se o exercício Ocean Sky. A equipe realizou esse treinamento nas Ilhas Canárias, com intensa participação da aeronave.
A aeronave, por sua vez, transportou helicópteros Black Hawk recebidos diretamente dos Estados Unidos para reforçar ações estratégicas.
Dessa forma, a nova unidade reforçará ainda mais a capacidade de resposta rápida das forças de defesa, sobretudo em contextos emergenciais.
Ela será usada, portanto, em diversas frentes da força aérea portuguesa e, assim, contribuirá para operações táticas e também humanitárias.