Com o recebimento da certificação de segurança da Conportos ao Porto de Paranaguá, a companhia Portos do Paraná consegue colocar o complexo entre os melhores do mundo nessa característica e abre espaço para novos empreendimentos no local
A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) concedeu ao Porto de Paranaguá, localizado no estado do Paraná, uma certificação de segurança durante a última quinta-feira, (26/05). Esse documento garante que a estrutura do complexo é uma das melhores do mundo nesse quesito e eleva a qualidade das operações no local, além de garantir à Portos do Paraná ainda mais relevância dentro do cenário portuário internacional.
Conportos entrega ao Porto de Paranaguá uma certificação de segurança pela qualidade da estrutura portuária e das operações de movimentação de cargas realizadas no complexo
A companhia Portos do Paraná avança ainda mais em relação à estrutura dos seus complexos portuários e recebeu uma certificação de segurança da Conportos pela infraestrutura e operações realizadas no Porto de Paranaguá. Esse é um feito de grande relevância dentro do setor portuário e garante ao complexo um selo de qualidade, colocando o porto entre os melhores de todo o mundo no que se refere à qualidade operacional com segurança.
Apesar das instalações do Porto de Paranaguá já terem sido aprovadas pela Conportos durante o ano de 2021, a certificação ainda não havia sido entregue pois ainda faltava a Declaração de Cumprimento, que atesta a segurança da estrutura portuária paranaense. Agora, a Portos do Paraná finalmente recebeu o documento e conseguiu colocar o complexo paranaense entre um dos melhores de todo o mundo.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
Com isso, ela garante não só essa classificação, mas também a porta de entrada para novos empreendimentos, uma vez que a certificação garante mais credibilidade no mercado internacional. Além disso, a certificação de segurança da Conportos tem uma validade total de 5 anos e, até lá, o Porto de Paranaguá precisa continuar investindo em segurança e infraestrutura para conseguir manter o documento em dia.
Ademais, o documento também garante que o Porto de Paranaguá está de acordo com os parâmetros internacionais, como o Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês). Esse índice analisa os ativos, suas vulnerabilidades, consequências, ameaças que podem atingir o porto e garante que o complexo pode realizar todas as operações com a melhor qualidade operacional possível.
Certificação de segurança da Conportos coloca o Porto de Paranaguá em um novo patamar dentro do cenário portuário internacional
Com o recebimento da certificação de segurança da Conportos, o Porto de Paranaguá agora passa a fazer parte de um seleto grupo de portos que possuem o documento e da vanguarda do setor portuário internacional. Assim, a Portos do Paraná reafirma a sua busca por inovação tecnológica e operacional para garantir não só uma produtividade mais eficiente nos portos, mas também um alto índice de segurança para as operações de movimentação de cargas.
E, após a entrega do documento, o diretor de Meio Ambiente e diretor-presidente em exercício, João Paulo Ribeiro Santana, ressaltou: “Esse certificado mostra que o Porto de Paranaguá faz parte de um seleto grupo de portos do Brasil e do mundo que estão adequados a exigências e normas internacionais de segurança, e confirma o grande esforço que todos nós dispendemos para estarmos de acordo com essas normas e regulamentos. Passamos a ter mais uma certificação que demonstra a excelência e o esforço para estar entre os melhores sempre”.
Agora, a Portos do Paraná reafirma o seu compromisso com a segurança nos seus portos e continuará investindo na infraestrutura operacional para manter a validade da certificação e buscar o documento para seus outros complexos no estado paranaense.