O Portonave anunciou um investimento de R$ 1,5 bilhão até 2026 para modernizar terminal em SC. Terminal receberá navios de 400 metros e cobra melhorias em rodovias como BR-101 e BR-470.
A Portonave, terminal de contêineres localizado em Navegantes (SC), anunciou um robusto investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão até 2026. O aporte será destinado à ampliação do cais e à aquisição de novos equipamentos, possibilitando o recebimento de navios de até 400 metros de comprimento — um marco para o setor portuário nacional e essencial para manter a competitividade frente ao crescimento do transporte marítimo global.
Expansão necessária para a nova geração de navios
Com a tendência mundial de navios de contêineres cada vez maiores, o investimento da Portonave é considerado estratégico para a adaptação à nova realidade logística internacional.
“A adequação para o recebimento de navios maiores é um investimento inevitável”, destacou Osmari de Castilho Ribas, diretor superintendente administrativo da Portonave.
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A empresa, que já figura entre as líderes do setor, reforça que a modernização do terminal é apenas parte da equação. Segundo Ribas, a eficiência portuária também depende das condições das rodovias federais, especialmente das BRs 101 e 470, que enfrentam problemas de saturação.
“Nossas rodovias saturadas trazem problemas. Elas não impedem o nosso crescimento, mas aumentam o custo e o risco. Há risco de redução de volume de carga em Santa Catarina se não adequarmos a infraestrutura de acesso”, alerta.
Portonave mantém liderança mesmo com obras em andamento
Apesar das limitações operacionais causadas pelas obras de ampliação em metade do cais, a Portonave registrou em 2024 a movimentação de 1,2 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), com uma redução de apenas 5% em relação ao ano anterior.
O desempenho coloca o terminal entre os três maiores do Brasil no segmento de contêineres cheios de longo curso, com 12% de participação nacional.
Em Santa Catarina, o destaque é ainda maior: a Portonave lidera com 48% de participação estadual nesse segmento.
História e atuação global da Portonave
Desde sua inauguração em outubro de 2007, a Portonave se consolidou como o primeiro terminal portuário privado de contêineres do Brasil, operando a partir do litoral Norte catarinense.
Hoje, integra o grupo suíço Terminal Investment Limited (TiL), que administra cerca de 70 terminais em cinco continentes.
A empresa mantém uma trajetória de constante evolução, apostando na qualificação de profissionais e investimentos em infraestrutura como pilares para manter a excelência operacional e a competitividade internacional.
Com o novo investimento bilionário, a Portonave se prepara para uma nova etapa em sua trajetória, focando em tecnologia, sustentabilidade e conectividade logística.
A expectativa é que, com as melhorias implementadas, o terminal esteja ainda mais alinhado às exigências do mercado global e contribua com o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil.