O Porto Sudeste, no Rio de Janeiro, atualmente escoa apenas granéis sólidos, principalmente minério de ferro, cujo mercado tem sofrido grandes perdas
Devido o aumento de produção de petróleo do pré-sal, o Porto Sudeste, na Ilha da Madeira, no Rio de Janeiro, entrou com pedido de autorização na Antaq para movimentar granéis líquidos, via operações ship to ship (STS). Empresa do segmento de petróleo e gás inicia vagas offshore para atender contrato de 4 anos, admissão imediata
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Atualmente, o porto escoa apenas granéis sólidos, principalmente minério de ferro, cujo mercado tem sofrido grandes perdas nos últimos anos em função da conjuntura mundial.
Em 2019, o Porto Sudeste, no Rio de Janeiro, movimentou 16,4 milhões de toneladas de minério de ferro, o que representa 33% da capacidade instalada de 50 milhões de t de granéis sólidos.
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O pedido à Antaq para atender o novo perfil de carga, tem o objetivo de otimizar a utilização da instalação, aproveitando-se a ociosidade dos berços de atracação de navios.
Serão investidos no novo projeto cerca de R$ 8 milhões, onde será construído um galpão de manutenção STS, compra de equipamentos, realização de estudos ambientais, de engenharia, manobrabilidade e adequação a normas e regulações.
Para o novo empreendimento não será necessário alterar ou ampliar as instalações do porto, que tem estrutura para atracar navios tipo Suezmax.
A movimentação de petróleo e derivados via navegação de longo curso foi feita por 23 terminais aquaviários, entre janeiro e abril.
por – brasilenergia