Turbina a gás para geração de energia da Siemens Energy é entregue para a usina termelétrica GNA II no Porto do Açu e marca obras no Terminal
A Siemens Energy alcançou um marco importante nas obras da usina termelétrica GNA II, localizada no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), ao entregar a primeira das três turbinas a gás que comporão a ilha de potência da usina. Essa terá uma capacidade instalada de 1,7 GW e a previsão é que entre em operação comercial no início de 2025.
A turbina, que partiu da fábrica da Siemens Energy em Berlim, na Alemanha, em fevereiro, chegou ao Porto do Açu, no Terminal Multicargas – T-MULT, a cerca de três milhas do canteiro de obras da usina. O segundo equipamento está previsto para chegar em maio. Cada turbina possui capacidade nominal de mais de 350 MW, pesa cerca de 310 toneladas, tem 11,9 metros de comprimento e 5,3 metros de altura, de acordo com o site Petronotícias.
Importância da primeira turbina da Siemens para o projeto GNA II do Porto do Açu
A chegada da primeira turbina da Siemens Energy para a usina GNA II no Porto do Açu representa um marco importante para o projeto. Com mais de 2.700 empregos gerados, o empreendimento estruturante promove o desenvolvimento econômico e social para o Norte Fluminense, o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Além disso, quando a usina estiver em operação, contribuirá para maior segurança e confiabilidade ao Sistema Elétrico Nacional, conforme destacado pelo diretor de Operação e Implantação da Gás Natural Açu (GNA), Carlos Baldi.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Detalhes sobre a ilha de potência da usina GNA II no Porto do Açu
A ilha de potência da usina GNA II no Porto do Açu será composta por três turbinas a gás da Siemens, uma turbina a vapor, quatro geradores e três caldeiras de recuperação de calor à vapor, entre outros sistemas, segundo informações da GNA. Os demais equipamentos da ilha de potência da Siemens estão previstos para chegar até junho. Atualmente, a construção da usina GNA II está com 65% de avanço, com os trabalhos concentrados na fase de montagem eletromecânica e preparação das áreas para receber os equipamentos. O início do período de comissionamento está previsto para o início de 2024.
Obras de vento em popa no Porto do Açu!
A termelétrica GNA II, no Porto do Açu, está avançando em sua construção com a entrega da primeira turbina a gás pela Siemens Energy, um dos equipamentos mais importantes da usina. A usina, que terá capacidade instalada de 1,7 GW, representa um marco importante para o projeto GNA, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região, gerando empregos e garantindo a segurança e confiabilidade do Sistema Elétrico Nacional. A previsão de entrada em operação do terminal é para o início de 2025.