Porto do Açu Operações assinou acordo com a empresa Fertipar Sudeste para movimentação de fertilizantes, através do Terminal Multicargas
A Porto do Açu Operações firmou o primeiro contrato para movimentação de fertilizantes no Terminal Multicargas (T-MULT), com a Fertipar Sudeste, do Grupo Fertipar. A operação está prevista para setembro e marca a estreia do Complexo no agronegócio, segundo revista Portos e Navios.
Veja também outras notícias
- Construtora Camargo Corrêa Infra abre vagas na construção civil para operador, técnico, lubrificador, carpinteiro e mais
- ANP AUTORIZA PETROBRAS A MOVIMENTAR GASOLINA DE AVIAÇÃO NO TERMINAL DA AGEO LESTE EM SANTOS
- Macaé conta com vagas de emprego para profissionais atuarem na área de logística e transportes, neste dia 17 de julho
O escoamento do navio que aportará no Porto do Açu será feito por carretas até as cidades do interior de Minas Gerais. O acordo, já em vigor, possibilitará o recebimento de mais navios de fertilizantes até março de 2021.
No terminal multicargas, foram montados novos galpões para atender à demanda nacional de fertilizantes. Além disso, também há possibilidade da estocagem e movimentação de outros tipos de insumos durante a entressafra, como granéis sólidos agrícolas e minerais.
- O maior estaleiro de demolição de navios do mundo: com mais de 10 km de instalações costeiras, este centro de reciclagem naval desmantela cerca de 50% das embarcações globais
- Mais uma multinacional abre fábrica no Brasil! Dessa vez, o local escolhido foi Sorocaba, onde o Grupo Evapco investiu R$ 200 milhões e espera criar 800 vagas de emprego!
- Mega fábrica do Grupo Boticário em Minas Gerais terá R$ 1,8 BILHÃO de investimento e deve gerar 800 vagas de emprego para a população!
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
“Teremos a capacidade de operar um navio de aproximadamente 25 mil toneladas por mês e estimamos 150 mil toneladas movimentadas para este primeiro ano de operação, fora as possibilidades de movimentação de outros produtos, ainda em fase de negociação”, explica João Braz, diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu Operações.
O Brasil é considerado o quarto maior consumidor do mundo de fertilizantes e realiza importações de aproximadamente 77% do que consome localmente. Com este serviço no portfólio, o Porto do Açu almeja atender a demanda interna, principalmente o mercado de Minas Gerais, onde há uma grande base de distribuidoras instaladas.
“A busca por opções de logística para o abastecimento de nossas unidades é algo importante para trazer competitividade à empresa. Enxergamos o Porto do Açu como uma alternativa de porta de entrada de fertilizantes para a região de atuação da Fertipar Sudeste. Estamos otimistas, pois pode criar mais uma boa opção de operação logística para nós”, afima Rodolfo Kieser, Superintendente da Fertipar.
Pelo Porto do Açu, este projeto também é considerado o ponto de partida para a etapa de industrialização do complexo portuário no ramo petroquímico, que será consolidada com a atração de indústrias para este fértil ambiente de negócios