1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto de Suape investe em tecnologia IP para mais segurança e controle de acesso de caminhões no complexo
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto de Suape investe em tecnologia IP para mais segurança e controle de acesso de caminhões no complexo

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/06/2022 às 15:59
Com um aquecimento nas operações de transporte de cargas, o Porto de Suape busca garantir mais segurança no controle de acesso de caminhões e agora investe em tecnologia IP para reconhecimento dos veículos e dos motoristas nas instalações do complexo
Foto: Rafael Medeiros

Com um aquecimento nas operações de transporte de cargas, o Porto de Suape busca garantir mais segurança no controle de acesso de caminhões e agora investe em tecnologia IP para reconhecimento dos veículos e dos motoristas nas instalações do complexo

O Porto de Suape, localizado no estado de Pernambuco, continua investindo em segurança nas operações e aproveita a sua recente tecnologia IP para reconhecimento de veículos e motoristas no local. Dessa forma, até essa quarta-feira, (01/06), acredita-se que a autoridade portuária busca garantir mais controle de acesso na entrada de caminhões no complexo e ainda mais segurança em toda a cadeia de transporte de mercadorias nas instalações do porto.

Tecnologia IP de reconhecimento facial para controle de acesso de caminhões é a nova aposta do Porto de Suape para garantir mais segurança nas operações

O Porto de Suape é um dos maiores complexos portuários de toda a América Latina e possui uma grande relevância no cenário portuário mundial, além de movimentar mais de 23,6 milhões de toneladas de carga anualmente. Assim, a digitalização e a automatização são características altamente necessárias para garantir mais eficiência e segurança nas operações do complexo e a autoridade portuária continua investindo no segmento, com novas aquisições para o local. 

E, com a chegada de novos caminhões e filas de espera no local, houve a necessidade de uma  tecnologia capaz de regular o fluxo de tráfego de uma área de estacionamento de espera até o portão de entrada do complexo portuário e em terminais individuais.

Dessa forma, o Porto de Suape investiu em câmeras com tecnologia IP da fabricante sueca Axis Communications e um conjunto de software de gerenciamento da Pegasus Technology para implementar o reconhecimento dos veículos e dos motoristas e garantir mais segurança no controle de acesso às instalações do complexo. 

Dessa forma, o controle de acesso está sendo muito mais eficiente, uma vez que a tecnologia das câmeras e do software garante quais motoristas e caminhões estão autorizados a acessarem o complexo. E, com a utilização sendo feita nas últimas operações, os resultados já estão sendo vistos e houve uma queda significativa nas infrações, irregularidades e até no comportamento agressivo de alguns profissionais que se frustravam com a espera. Dessa forma, a segurança nas operações de transporte de cargas no Porto de Suape estão sendo cada vez mais beneficiadas com a tecnologia. 

Entenda como funciona a tecnologia IP integrada no Complexo Portuário para o controle de acesso de caminhões nas operações de transporte de cargas

Todo o processo de controle de acesso de caminhões com a nova tecnologia no Porto de Suape inicia já no momento em que o veículo para fora das instalações do complexo. Nesse momento, uma  câmera captura a imagem da licença e o leitor de placas da Pegasus, recurso de análise de vídeo incorporado na câmera, traduz os pixels em dados acionados. Assim, o software que está sendo utilizado para agendar os horários de entrada de cada motorista restringe o acesso ao porto até o horário determinado pelo caminhoneiro.

Dessa forma, quando o sistema combina uma placa de licença com uma atribuição de entrada cronometrada, exibe o relatório de liberação em painéis de LED ao longo da estrada. Os motoristas então conferem o relatório para verem se não há nenhuma irregularidade e seguem para a portaria principal, outro posto de controle com câmeras adicionais captura placas de veículos e analisa se o caminhão em questão chegou no horário de entrada programado.

Caso todas as etapas sejam concluídas sem nenhum problema, o caminhão é liberado para realizar a operação no complexo e, com isso, a tecnologia garante um controle de acesso automatizado, rápido e eficiente no Porto de Suape.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos