1. Início
  2. / Indústria
  3. / Porto de Suape investe em tecnologia IP para mais segurança e controle de acesso de caminhões no complexo
Localização PE Tempo de leitura 3 min de leitura

Porto de Suape investe em tecnologia IP para mais segurança e controle de acesso de caminhões no complexo

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/06/2022 às 15:59
Com um aquecimento nas operações de transporte de cargas, o Porto de Suape busca garantir mais segurança no controle de acesso de caminhões e agora investe em tecnologia IP para reconhecimento dos veículos e dos motoristas nas instalações do complexo
Foto: Rafael Medeiros
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com um aquecimento nas operações de transporte de cargas, o Porto de Suape busca garantir mais segurança no controle de acesso de caminhões e agora investe em tecnologia IP para reconhecimento dos veículos e dos motoristas nas instalações do complexo

O Porto de Suape, localizado no estado de Pernambuco, continua investindo em segurança nas operações e aproveita a sua recente tecnologia IP para reconhecimento de veículos e motoristas no local. Dessa forma, até essa quarta-feira, (01/06), acredita-se que a autoridade portuária busca garantir mais controle de acesso na entrada de caminhões no complexo e ainda mais segurança em toda a cadeia de transporte de mercadorias nas instalações do porto.

Tecnologia IP de reconhecimento facial para controle de acesso de caminhões é a nova aposta do Porto de Suape para garantir mais segurança nas operações

O Porto de Suape é um dos maiores complexos portuários de toda a América Latina e possui uma grande relevância no cenário portuário mundial, além de movimentar mais de 23,6 milhões de toneladas de carga anualmente. Assim, a digitalização e a automatização são características altamente necessárias para garantir mais eficiência e segurança nas operações do complexo e a autoridade portuária continua investindo no segmento, com novas aquisições para o local. 

E, com a chegada de novos caminhões e filas de espera no local, houve a necessidade de uma  tecnologia capaz de regular o fluxo de tráfego de uma área de estacionamento de espera até o portão de entrada do complexo portuário e em terminais individuais.

Dessa forma, o Porto de Suape investiu em câmeras com tecnologia IP da fabricante sueca Axis Communications e um conjunto de software de gerenciamento da Pegasus Technology para implementar o reconhecimento dos veículos e dos motoristas e garantir mais segurança no controle de acesso às instalações do complexo. 

Dessa forma, o controle de acesso está sendo muito mais eficiente, uma vez que a tecnologia das câmeras e do software garante quais motoristas e caminhões estão autorizados a acessarem o complexo. E, com a utilização sendo feita nas últimas operações, os resultados já estão sendo vistos e houve uma queda significativa nas infrações, irregularidades e até no comportamento agressivo de alguns profissionais que se frustravam com a espera. Dessa forma, a segurança nas operações de transporte de cargas no Porto de Suape estão sendo cada vez mais beneficiadas com a tecnologia. 

Entenda como funciona a tecnologia IP integrada no Complexo Portuário para o controle de acesso de caminhões nas operações de transporte de cargas

Todo o processo de controle de acesso de caminhões com a nova tecnologia no Porto de Suape inicia já no momento em que o veículo para fora das instalações do complexo. Nesse momento, uma  câmera captura a imagem da licença e o leitor de placas da Pegasus, recurso de análise de vídeo incorporado na câmera, traduz os pixels em dados acionados. Assim, o software que está sendo utilizado para agendar os horários de entrada de cada motorista restringe o acesso ao porto até o horário determinado pelo caminhoneiro.

Dessa forma, quando o sistema combina uma placa de licença com uma atribuição de entrada cronometrada, exibe o relatório de liberação em painéis de LED ao longo da estrada. Os motoristas então conferem o relatório para verem se não há nenhuma irregularidade e seguem para a portaria principal, outro posto de controle com câmeras adicionais captura placas de veículos e analisa se o caminhão em questão chegou no horário de entrada programado.

Caso todas as etapas sejam concluídas sem nenhum problema, o caminhão é liberado para realizar a operação no complexo e, com isso, a tecnologia garante um controle de acesso automatizado, rápido e eficiente no Porto de Suape.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos