Administração quer tornar o atracadouro como um dos mais atrativos do mundo
O Porto de Suape, localizado no município do Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife (PE), celebra mais uma conquista rumo a ampliação de serviços e modernização. Esta semana, o Governo de Pernambuco anunciou que serão concluídas as obras de dragagem do canal que dá acesso ao local, possibilitando a atracação de embarcações de grande porte, a exemplo de navios petroleiros, e tornando o complexo portuário mais atrativo para o mercado internacional.
As obras de dragagem no Porto de Suape estavam paralisadas desde 2013 devido a um impasse jurídico com a empresa holandesa Royal Van Oord. Na época, o governo local, chefiado por Eduardo Campos, (falecido num acidente de avião durante a pré-campanha eleitoral para presidente em 2014) não chegou a um acordo com o Governo Federal. O contrato foi paralisado com 85% das obras realizadas. As negociações foram retomadas em outubro de 2021 e resultaram num acordo salutar para ambas as partes, colocando um ponto final no imbróglio.
Agora, os holandeses terão cinco meses para finalizar o restante da dragagem. Segundo o anunciado, essa será a parte mais complicada da ação, pois há muitas rochas no leito do mar. Por outro lado, novas tecnologias serão usadas, das quais não existiam em 2013. De acordo com o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) já emitiu a licença ambiental para realização dos trabalhos.
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A dragagem irá realizar um aprofundamento de 20 metros em seis quilômetros do canal principal do Porto. A obra vai custar R$ 140 milhões. Um navio-draga de última geração será usado na remoção de sedimentos e rochas. “Essa intervenção viabiliza projetos de grande porte, que são frutos dos negócios que estamos fechando para deixar o Porto de Suape no topo da competitividade”, coloca o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Projetos bilionários que vão desembarcar em Suape com a promessa de milhares de empregos
A dragagem do canal de acesso ao Porto de Suape irá viabilizar a chegada de empreendimentos bilionários já previstos. Em julho deste ano, a Maersk, maior empresa de navegação do planeta, arrematou uma área do Estaleiro Atlântico Sul, que fica localizado no porto organizado, com o objetivo de instalar um terminal de contêineres para a movimentação de 400 mil TEUs. O investimento previsto é de R$ 2,6 bilhões.
Este ano também foi anunciado a chegada de um terminal de minérios da Bemisa na zona portuária de Suape. O projeto deve custar R$ 1,5 bilhão com estimativa de movimentar 13,5 milhões de toneladas de minérios de ferro por ano, sendo possível estocar no pátio 780 mil toneladas do produto.
A importância de Suape para o Brasil
Pernambuco fica no meio das principais capitais do Nordeste, sendo o estado com a maior concentração de PIB da região. O Porto de Suape é um complexo industrial onde há diversas empresas que buscam de soluções energéticas e otimização de logística.
O setor de energias renováveis é uma das grandes apostas para o crescimento do Porto de Suape. A administração já abriu uma chamada pública para que empresas do mundo todo, que produzem hidrogênio verde, se instalem no local.
Recentemente, o Porto de suape teve sua autonomia devolvida. Assim, as operações de cais e píeres, além de contratos de arrendamentos e estabelecimento de tarifas, fica a cargo da Autoridade Portuária. Isso permite que o Porto conduza estudos, elabore editais, realize procedimentos licitatórios e a celebração dos contratos relativos aos arrendamentos portuários com mais agilidade e menos burocracia. Essa condição havia sido perdida em 2013, quando a chamada Lei dos Portos (Lei 14.047/20)passou a valer.