A operação de transferência de gás natural para o navio da companhia Karpowership foi um sucesso no Porto de Itaguaí. O produto agora no FSRU será destinado aos projetos das termelétricas flutuantes da companhia energética.
O Porto de Itaguaí, localizado na região do Rio de Janeiro, realizou uma grande operação durante os dias 25 e 26 de outubro. Trata-se de uma atividade de transferência de gás natural para o abastecimento Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) da Karmol LNGT ASIA, afretada pela Karpowership Brasil. A empresa está desenvolvendo o projeto das termelétricas flutuantes no estado do Rio de Janeiro e a operação no complexo contribuirá para a continuidade das operações no empreendimento.
Reabastecimento do FSRU no Porto de Itaguaí marcou grande operação de transferência de gás natural durante o início desta semana
A semana iniciou bastante agitada no setor portuário do estado do Rio de Janeiro, com o anúncio de uma operação de grande porte realizada nas últimas semanas em um dos complexos mais importantes da região, o Porto de Itaguaí.
Visando o reabastecimento da plataforma FSRU da Karpowership, o complexo portuário realizou uma grande operação de transferência de gás natural entre os dias 25 e 26 do mês de outubro.
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O GNL é conduzido por um transportador de gás, comumente chamado de LNGC, e bombeado para os tanques de armazenamento do FSRU. Para que esse bombeamento ocorra, o LNGC deve estar atracado ao lado do FSRU.
Dessa forma, foram necessárias outras cinco embarcações menores para a realização da operação de transferência de gás natural para o navio da Karpoweship.
Segundo as informações da companhia energética e do Porto de Itaguaí, toda a operação levou cerca de 30 horas para ser finalizada, comprovando a grandeza da atividade de transferência do produto.
Testes no Tanque de Teste Numérico da Universidade de São Paulo (USP) foram essenciais para o sucesso da operação de transferência de gás natural, confirma Karpowership
A operação de reabastecimento do navio FSRU no Porto de Itaguaí só foi possível com a colaboração de diversos players do segmento portuário.
Estiveram presentes na atividade a Karwpoership, Mitsui OSK Lines Europe (MOL LNGE), Fendercare Serviços Marinhos do Brasil Ltda., Wilson Sons, Marinha do Brasil, Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Praticagem e CNTIC VPOWER GLOBAL.
A companhia energética ainda afirmou que o sucesso na finalização da atividade só foi possível graças à fase de testes realizada no Tanque de Teste Numérico da Universidade de São Paulo (USP).
Nela, a empresa conseguiu realizar preparação da equipe, plano integrado, elaboração de procedimentos operacionais, análises de riscos e simulações.
O reabastecimento da FSRU será responsável por impulsionar o projeto das quatro termelétricas flutuantes que está em desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro.
O Porto de Itaguaí foi o local escolhido pela KPS para receber o FSRU, os Powerships (unidades termelétricas flutuantes) e instalação de torres de distribuição para linhas de transmissão da energia gerada.
A Karpowership está com um contrato ativo com a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) pelos próximos 44 meses para a operação das plataformas.
Conheça mais sobre a Karpowership
A Karpowership é pioneira em projetos inovadores de energia há 25 anos, com investimentos nos mercados nacional e internacional. O grupo iniciou seus investimentos em energia em 1996 e hoje possui e opera 6.000 MW de capacidade instalada globalmente.
A Karpowership é proprietária, operadora e construtora da única frota Powership™ (usina de energia flutuante) do mundo e desempenha um papel ativo em investimentos de médio a longo prazo; fornecendo acesso à eletricidade rápida, acessível e confiável. Atualmente, a Karpowership possui e opera 33 Powerships com capacidade instalada de 6.000 MW e um pipeline de construção ativo.