Os arrendamentos de áreas operacionais no Porto de Imbituba que estão previstos para os próximos meses serão essenciais para atrair investimentos em infraestrutura, a autoridade portuária abriu chamado público para receber EVTEA com foco nos processos
Visando trazer ainda mais transparência para os processos, o Porto de Imbituba está com chamamento aberto na quarta-feira, (25/05), para doação de Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) focados nos arrendamentos de áreas operacionais durante os próximos meses. Essa é a principal estratégia da autoridade portuária atualmente para conseguir os investimentos necessários para melhorias na infraestrutura das operações na região.
Chamada pública para recebimento de EVTEA está aberta no Porto de Imbituba, com foco nos processos futuros de arrendamentos de áreas operacionais no complexo
Os EVTEA são essenciais para o desenvolvimento técnico de projetos e empreendimentos de grande porte e, por isso, o Porto de Imbituba abriu chamada pública para recebimento dos estudos com foco nos arrendamentos de áreas operacionais. Assim, as doações servirão para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos de oito áreas públicas operacionais disponíveis no complexo ao longo dos próximos meses, com foco no transporte e movimentação de cargas no local.
Dessa forma, aqueles que tiverem interesse em contribuir com os EVTEA para os arrendamentos futuros no Porto de Imbituba deverão apresentar requerimento de autorização, até 11 de junho, para o e-mail comercial@portodeimbituba.com.br, com todas as informações descritas no corpo.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Ademais, toda a documentação necessária para o processo de requerimento de doação de EVTEA está disponível no Edital nº 001/2022, publicado no site do Porto de Imbituba (CLIQUE AQUI), na aba “Invista no Porto de Imbituba” e qualquer um que tenha interesse no processo já pode acessar o edital para iniciar a separação dos documentos.
E, em relação à chamada pública aberta nesta semana, o diretor de Planejamento e Operações da Autoridade Portuária, José João Tavares, afirmou que o objetivo principal do complexo atualmente é viabilizar os arrendamentos de áreas operacionais no futuro, com foco na atração de novos investimentos para o local. Isso acontece pois, com a privatização dessas áreas, as empresas responsáveis pela administração realizarão uma série de investimentos voltados para melhorias na infraestrutura e na qualidade operacional, trazendo assim benefícios às operações de movimentação de carga no Porto de Imbituba.
O porto irá analisar todos os EVTEA doados para inclusão nos processos de arrendamentos, com foco na busca por novos investimentos em infraestrutura
A fase inicial nos processos de recebimento dos EVTEA para os arrendamentos será responsável pela análise dos requerimentos e, após isso, o Porto de Imbituba emitirá os Termos de Autorização para início dos estudos técnicos e as empresas autorizadas terão 180 dias para apresentação dos EVTEA ao complexo. Feito isso, a administração poderá rejeitar, mesclar ou utilizar parcialmente o material, em licitações futuras para os arrendamentos das áreas, conforme o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do complexo.
Ademais, Rui Roberti, gerente Comercial e Regulatório da Autoridade Portuária, destaca que a chamada pública visa promover a transparência em todo o processo de busca por novos investimentos em infraestrutura para o local e “é corolária de um momento glorioso para o Porto de Imbituba, pois os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental são o gatilho para promoção de processo de arrendamentos portuários. Novos arrendamentos são sinônimo de mais empregos, incremento de cargas, investimentos e desenvolvimento”.
O Porto de Imbituba já está com os processos de arrendamentos em desenvolvimento para as áreas TCG e TECON/Santos Brasil; TERFER/Fertisanta e TIEGS/CRB-Votorantim, além da TGL/Fertisanta e agora busca expandir esses números para atrair ainda mais aplicações de capital na infraestrutura do complexo ao longo dos próximos anos.