Porto da Imetame avança na construção e conclui etapa estratégica do terminal de contêineres em Aracruz, no Espírito Santo.
A construção do Porto da Imetame, no município de Aracruz, norte do Espírito Santo — a cerca de 80 km da capital Vitória — acaba de atingir um marco significativo: a conclusão dos primeiros 230 metros do terminal de contêineres.
O empreendimento, que tem inauguração prevista para o segundo semestre de 2026, está em ritmo acelerado e promete transformar a logística portuária da região. A previsão para essa primeira fase é de 750 metros de cais, sendo que a parte já finalizada representa quase um terço do total.
Com obras aceleradas, Porto da Imetame finaliza primeira etapa do terminal de contêineres em Aracruz
Com profundidade atual de 17 metros — e planos para alcançar 25 metros futuramente —, o Porto da Imetame foi projetado para receber embarcações de grande porte, como os navios porta-contêineres da classe New Post Panamax.
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
-
Com parceria que dura quase 20 anos, Damen e Serco se unem novamente para fornecer 24 embarcações à Royal Navy, no Reino Unido
-
Nova fábrica da SIATT, em São José dos Campos, gera expectativa de vagas de emprego na região e reforça segmento da indústria de defesa no Brasil
-
Conheça o novo navio de Guerra da Marinha do Brasil: 710 militares, convés para helicópteros, 176 metros, 12.800 km de alcance e 18.500 toneladas
Segundo o cronograma da empresa, o terminal iniciará suas operações com dois berços de atracação.
A estimativa é que, já no primeiro ano de funcionamento, o novo porto movimente cerca de 80 mil contêineres e 500 mil toneladas de carga geral.
A infraestrutura da fase inicial foi planejada para garantir uma movimentação anual de 300 mil TEUs.
Quando estiver em plena capacidade, o Porto da Imetame terá potencial para operar até 1 milhão de TEUs por ano, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do país.
Padrões internacionais e compromisso com prazos
De acordo com Geraldo Magela Giacomin Pereira, diretor interino da Imetame Logística Porto, o trecho já finalizado segue rigorosos padrões técnicos.
“Conseguimos um marco importante no nosso empreendimento com a finalização dos primeiros 230m do cais de contêineres. Este marco confirma o nosso compromisso com o cronograma de entrega das obras do Porto, que tem previsão de início das operações para 2026”, destacou.
O diretor também informou que nesta etapa já foram realizadas todas as obras de concretagem, infraestrutura básica e sinalização viária horizontal, atendendo normas internacionais de segurança e controle de tráfego.
Porto da Imetame mira conexões globais
A ambição do projeto vai além do transporte nacional.
A meta do terminal é “receber os maiores navios do mundo” e se posicionar como um centro logístico estratégico, integrando rotas comerciais entre o Brasil, países do Mercosul e, especialmente, com serviços que atendem a Ásia.
Com essa visão, o Porto da Imetame busca fortalecer a competitividade logística do Espírito Santo e atrair novos fluxos comerciais internacionais.