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Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 11/09/2025 às 10:36
Navios em operação no Porto do Açu durante testes com biocombustíveis HVO no terminal marítimo
Embarcações no Porto do Açu participam de testes com HVO, reforçando a transição energética marítima no Brasil.
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Testes com HVO em setembro de 2024 marcam avanço estratégico para a descarbonização no setor portuário fluminense

Em setembro de 2024, no norte fluminense, começou um movimento para acelerar a descarbonização do setor marítimo brasileiro.

Além disso, a OceanPact e a Vast Infraestrutura iniciaram testes com HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado) em embarcações que atuam no T-Oil.

A iniciativa simboliza mudança estrutural nas operações do porto e posiciona o Açu como referência em logística sustentável.

Iniciativa conjunta abre caminho para combustíveis renováveis

Os testes ocorrem no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) e avaliam a viabilidade técnica e operacional do uso de biocombustíveis.

Segundo Adriano Lima, diretor de Sustentabilidade da Vast Infraestrutura, o TLA funciona como hub para armazenar e movimentar líquidos.

Desse modo, o acordo fortalece a posição logística nacional e reforça o compromisso com a descarbonização portuária.

Cooperação prévia pavimentou a transição energética

A parceria já havia rendido frutos em 2023, no próprio T-Oil.

Naquele ano, portanto, foi implementado o Onshore Power Supply (OPS) para fornecer energia elétrica em terra às embarcações.

Assim, o recurso permite desligar motores durante a atracação e reduz emissões poluentes de forma consistente.

Segundo Fernando Borensztein, diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da OceanPact, a nova fase amplia o avanço. Ele afirma: “Reduzir as emissões de carbono em nossas operações é parte central da transição energética marítima.”

Estudos estratégicos reforçam papel sustentável do Porto do Açu

Agora, o acordo de setembro prevê estudos técnicos, ambientais e operacionais sobre a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis.

Paralelamente, os levantamentos incluem cálculos das emissões evitadas com o uso do OPS durante a atracação.

Por fim, o planejamento cria base confiável de dados para orientar a expansão do HVO nas operações.

Impactos esperados no setor logístico e marítimo

  • Redução expressiva de emissões em embarcações de apoio.
  • Fortalecimento da imagem sustentável do Porto do Açu.
  • Referência nacional em logística de baixo carbono.
  • Integração a padrões consolidados de sustentabilidade.

O projeto acompanha o movimento de acelerar a transição energética no transporte marítimo.
Ademais, o OPS consolida práticas alinhadas à redução de emissões durante atracações no T-Oil.

O futuro do Porto do Açu como referência sustentável

Em síntese, a combinação do HVO com a infraestrutura OPS transforma o Açu em laboratório nacional de inovação. A partir dos resultados dos testes iniciados em setembro de 2024, o modelo poderá ser expandido para outros terminais e rotas. Portanto, a integração entre inovação, infraestrutura e sustentabilidade destaca o potencial brasileiro na transição energética regional.

Então, o Brasil deve acelerar a adoção de biocombustíveis nos portos ou avançar gradualmente para garantir sustentabilidade de longo prazo?

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

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