1. Início
  2. / Marítimo
  3. / Porta-voz da Casa Branca dos Estados Unidos envia ao Governo brasileiro alerta sobre atividades da Marinha do Irã após Marinha do Brasil autorizar chegada dos navios estrangeiros ao país
Tempo de leitura 3 min de leitura

Porta-voz da Casa Branca dos Estados Unidos envia ao Governo brasileiro alerta sobre atividades da Marinha do Irã após Marinha do Brasil autorizar chegada dos navios estrangeiros ao país

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 13/03/2023 às 00:21
A chegada dos navios da Marinha do Irã ao Brasil vem repercutindo de maneira negativa há alguns dias no cenário internacional. A Casa Branca dos EUA alertaram ao Governo nacional sobre as atividades do país após a autorização da Marinha do Brasil.
Foto: Agência de Notícias Fars, Mahdi Marizad /

A chegada dos navios da Marinha do Irã ao Brasil vem repercutindo de maneira negativa há alguns dias no cenário internacional. A Casa Branca dos EUA alertaram ao Governo nacional sobre as atividades do país após a autorização da Marinha do Brasil.

A tensão entre Estados Unidos e Irã continua respingando no território brasileiro. Isso, pois a Marinha do Brasil havia autorizado a atracação de alguns navios de guerra da Marinha do Irã em território nacional. Assim, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, alertou ao Governo brasileiro acerca das atividades dos iranianos no Brasil, demonstrando receio e falta de segurança.

Confira: EUA criticam autorização para navios de guerra do Irã atracarem no Brasil: “Direção errada”

Fonte: Metrópoles

Chegada dos navios da Marinha do Irã ao Brasil após aprovação da Marinha do Brasil continua causando tensão com os Estados Unidos, que se pronunciou por meio da Casa Branca

Nas últimas semanas, a Marinha do Brasil, com aprovação do Governo Federal, anunciou a autorização da chegada de alguns navios de guerra da Marinha do Irã ao território nacional.

No entanto, essa tem sido uma decisão bastante criticada por alguns países mundo afora, principalmente os Estados Unidos, que já haviam alertado e solicitado ao Brasil que não aceitasse a atracação.

Agora, a Casa Branca emitiu um alerta ao Governo brasileiro quanto às atividades dos marinheiros iranianos em território nacional. A porta-voz Karine Jean-Pierre demonstrou receio e insegurança em relação às operações.

Segundo ela, a presença da Marinha do Irã em território brasileiro ameaça a segurança internacional, uma vez que ambos os países possuem conflitos firmados há algumas décadas.

Para ela, os navios de guerra autorizados pela Marinha do Brasil a atracarem em território nacional representam uma ameaça à segurança marítima.

Ela disse: “hospedar embarcações navais iranianas pertencentes a um regime que está brutalmente reprimindo seu povo e fornecendo armas à Rússia para usar na guerra contra a Ucrânia e envolvido em terrorismo e proliferação de armas em todo o mundo envia uma mensagem errada na direção errada”.

Outros representantes do Governo dos Estados Unidos já haviam se pronunciado quanto à decisão da Marinha do Brasil e relação à chegada da Marinha do Irã ao país.

Os alertas não foram atendidos pelo órgão, que agora colhe as consequências de suas últimas decisões na geopolítica mundial.

Alerta da Casa Branca ao Governo Federal em relação à presença dos navios da Marinha do Irã no Brasil reforça conflitos entre ambos os países estrangeiros

A situação geopolítica entre Estados Unidos e Irã é bastante complicada e nada positiva há vários anos. No entanto, ela tem se acirrado nos últimos anos, com incidentes envolvendo navios-tanque e apreensões de navios por parte da Guarda Revolucionária Iraniana.

Dessa forma, as solicitações dos Estados Unidos para a não permanência dos navios da Marinha do Irã no Brasil reforçam a posição de defesa em relação às atividades do país estrangeiro.

Desde esses incidentes, o país norte-americano adota uma postura firme em relação ao comércio de petróleo do Irã, suspendendo a compra de petróleo.

No entanto, o Governo nacional, por meio da Marinha do Brasil, segue com as autorizações concedidas aos navios da Marinha do Irã para a livre circulação e atracação em território nacional.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos