Morador da Noruega acorda e encontra navio de 134 metros encalhado a poucos metros de sua casa; apesar do susto, ninguém se feriu e não houve danos graves
Johan Helberg acordou na manhã de quinta-feira (22) com um cenário incomum diante de sua casa, nos arredores de Trondheim, na Noruega. Um navio porta-contêineres de 134 metros de comprimento havia encalhado a poucos metros de sua residência. A notícia chegou por telefone, por meio de seu vizinho, Jostein Jorgensen, que ligou desesperado para contar o ocorrido.
Ao sair de casa, Johan se deparou com o navio NCL Salten, da empresa North Sea Container Line, preso em uma faixa estreita de terra rochosa. Com bom humor, descreveu a situação à emissora TV2: “É um novo vizinho bem volumoso, mas logo irá embora”.
A embarcação transportava 16 tripulantes no momento do incidente. Durante o encalhe, um cano do sistema de aquecimento da casa de Johan foi danificado.
-
China desafia limites e lança navio de luxo movido a gás natural com tecnologia 100% doméstica
-
Maior obra de alargamento de praia do Brasil começou: R$ 333 milhões e 6,5 milhões de m³ de areia vão ‘engordar’ 8 km da orla e permitir navios gigantes
-
Transpetro lança licitação de barcaças e empurradores: mobilização da indústria naval brasileira, foco em navegação interior e transporte de combustíveis na costa
-
Monitoramento dos rios na Amazônia ganha reforço com embarcação Uiara, unindo tecnologia hidrológica, gestão sustentável, inovação naval e segurança hídrica nacional
Ele relatou que, se o navio tivesse batido em uma rocha próxima, poderia ter colidido com força contra sua residência. “Faltaram poucos metros”, disse.
Apesar do susto, não houve feridos. Também não foi registrado vazamento de óleo. As autoridades locais confirmaram que os tripulantes do porta-contêineres estavam em segurança.
O impacto causou um deslizamento de terra com cerca de 100 metros de largura, levando à evacuação parcial da área como medida de precaução. Johan e outros dois vizinhos precisaram deixar suas casas temporariamente.
Segundo Erik Vagnild, chefe operacional da polícia no distrito de Trøndelag, a estrutura das casas da região não foi comprometida. “Eles ficaram um pouco surpresos ao acordar. Viram que um barco estava encostado na parede da casa. Mas não houve qualquer dano à propriedade”, afirmou à TV2.
O incidente terminou sem consequências graves, apenas com a presença inusitada de um navio no quintal dos moradores.
Com informações de Alfinetei.