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Porta-aviões: uma fortaleza flutuante de 333 metros com capacidade para lançar e pousar aviões a cada 25 segundos

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 16/03/2024 às 10:40
Porta-aviões: uma fortaleza flutuante de 333 metros com capacidade para lançar e pousar aviões a cada 25 segundos
Foto: Divulgação/Porta-aviões USS Ronald Reagan

Descubra o gigante dos mares, o porta-aviões, uma fortaleza flutuante de 333 metros com capacidade para lançar e pousar aviões a cada 25 segundos, revelando a engenhosidade e o dia a dia em um dos navios mais complexos do mundo.

Porta-aviões, verdadeiras cidades flutuantes, se destacam na engenharia naval com seus impressionantes 20 andares acima da água e um comprimento de 333 metros. Além do tamanho, o que fascina é a operação no convés de voo: uma orquestração perfeita que permite lançar ou pousar aeronaves a cada 25 segundos, um feito em espaço comparativamente menor que uma pista de pouso convencional. Até o Brasil está pretendento fabricar um porta-aviões nacionalmente.

Estas embarcações não são apenas sobre dimensões físicas. A complexidade de um porta-aviões é evidente em sua construção, contando com cerca de 1 bilhão de peças individuais. Projetados para transporte aéreo, lançamento e pouso de aeronaves, comando militar móvel e alojamento, os porta-aviões da classe Nimitz dos Estados Unidos representam o ápice da tecnologia naval.

Porta-aviões e o seu convés de voo

No coração do porta-aviões está o convés de voo, uma pista de pouso e decolagem intensamente monitorada devido ao seu comprimento reduzido de pouco mais de 300 metros. Comparativamente, a pista do Aeroporto Internacional John F. Kennedy estende-se por cerca de 4.400 metros. A estrutura do porta-aviões inclui também o hangar, a ilha central para controle das operações, e um casco robusto, projetado para resistir a ataques e danos.

A decolagem de aeronaves é potencializada por catapultas movidas a vapor, enquanto o pouso exige precisão para acoplar-se aos cabos de retenção. Este processo não só demonstra a complexidade técnica, mas também a sincronia entre pilotos e a equipe de terra.

Vida a bordo do navio

Além das operações aéreas, a vida a bordo de um porta-aviões é um estudo de eficiência e comunidade. Com uma população de cerca de 5.600 pessoas, o navio oferece instalações como cozinhas, refeitórios, lavanderias, e até serviços médicos e odontológicos, garantindo que todas as necessidades sejam atendidas em meio às restrições de espaço.

Porta-aviões, mais do que meros navios, são maravilhas tecnológicas que encapsulam a força e a complexidade da engenharia naval moderna. Eles são um microcosmo de eficiência, tecnologia e vida humana, operando em uma das plataformas mais desafiadoras e estratégicas do poderio militar.

E qual o mais poderoso porta-aviões do mundo?

E qual o mais poderoso porta-aviões do mundo?
USS Gerald R. Ford

O USS Gerald R. Ford (CVN-78) detém o título do porta-aviões mais avançado e poderoso do mundo. Incorporando 23 inovações tecnológicas, como o sistema de lançamento eletromagnético (EMALS) e o Advanced Arresting Gear (AAG), este gigante dos mares eleva o padrão de eficiência e capacidade operacional na aviação naval.

Capaz de acomodar mais de 60 aviões, incluindo quatro esquadrões de caças, o USS Gerald R. Ford pode expandir sua carga aérea para até 90 aeronaves em situações críticas. Isso permite realizar aproximadamente 160 operações aéreas diárias, podendo intensificar para 220 em períodos de crise.

O USS Gerald R. Ford maior porta-aviões do mundo

Além de ser o mais poderoso, o USS Gerald R. Ford também é o maior porta-aviões existente, com um deslocamento de 100.000 toneladas. Ele se destaca pela capacidade de reduzir em 25% a necessidade de pessoal em comparação com os da classe Nimitz, graças à sua tripulação eficiente de cerca de 2.600 pessoas. (Leia a matéria completa).

Construir um porta-aviões é um empreendimento financeiro monumental, com custos variando entre 5 e 10 bilhões de dólares. O USS Gerald R. Ford ultrapassa esses números, custando aproximadamente 13,3 bilhões de dólares, refletindo sua tecnologia avançada e capacidades superiores. O custo operacional anual de um porta-aviões gira em torno de 1,18 bilhão de dólares, com a manutenção podendo alcançar de 2 a 4 bilhões de dólares a cada 32 meses.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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