1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Porsche desafia a gravidade com novo Cayenne elétrico: SUV camuflado bate recorde em subida histórica e promete desempenho de supercarro com reboque de 3.500 kg
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Porsche desafia a gravidade com novo Cayenne elétrico: SUV camuflado bate recorde em subida histórica e promete desempenho de supercarro com reboque de 3.500 kg

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 08/07/2025 às 14:46
Porsche Cayenne elétrico camuflado sobe montanha em teste na Inglaterra com espectadores ao redor da pista
Protótipo do novo Porsche Cayenne elétrico supera recorde em subida histórica no Reino Unido
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O novo Porsche Cayenne elétrico demonstrou sua força e versatilidade em testes na Europa, quebrando recordes em uma das pistas mais antigas do automobilismo inglês e exibindo capacidades que combinam desempenho esportivo com a praticidade de um SUV de luxo.

Durante a subida de Shelsley Walsh, no Reino Unido, o protótipo camuflado do Cayenne EV cravou 31,28 segundos no percurso de 914 metros, superando o recorde anterior para SUVs e se destacando com marcas típicas de carros de corrida, mesmo utilizando pneus comuns de rua.

Além disso, os primeiros 18 metros da pista foram percorridos em apenas 1,94 segundo, um número comparável ao de monopostos leves e extremamente rápidos. O teste reforça a intenção da Porsche de manter o Cayenne como uma referência em performance, estabilidade e robustez, mesmo na era elétrica.

SUV 100% elétrico mantém capacidade de reboque de 3.500 kg

A Porsche também divulgou que o Cayenne Electric manterá uma de suas qualidades mais valorizadas: a capacidade de reboque de até 3.500 kg, igual às versões com motor a combustão. O modelo utiliza a plataforma PPE de 800 volts, adaptada do Macan EV, o que permite alto desempenho mesmo com peso e carga.

Para comparação, o Macan Turbo EV já entrega 639 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos. O Cayenne, embora maior, deve manter aceleração próxima, ficando entre 3 e 3,5 segundos. Ainda camuflado, o SUV mostrou-se pronto para unir força, potência e luxo em um mesmo veículo.

A fabricante afirma que o novo modelo será “pelo menos tão potente” quanto o Cayenne Turbo E-Hybrid, que gera 729 cv e 95 kgfm de torque com um V8 biturbo combinado a motor elétrico. O modelo híbrido atual vai de 0 a 96 km/h em 3,5 segundos, servindo como parâmetro para a versão elétrica.

Geração a combustão permanece até 2030

Diferente do Macan, que deixará de oferecer motores a combustão até 2026, o Cayenne tradicional continuará disponível com motorização V8 por pelo menos mais cinco anos. A Porsche aposta em uma convivência harmoniosa entre eletrificação total e as versões híbridas plug-in já conhecidas do modelo.

Atualmente, o Cayenne híbrido é vendido no Brasil com preços que variam entre R$ 795 mil e R$ 1,36 milhão. A versão E-Hybrid utiliza um V6 de 304 cv somado a um motor elétrico de 176 cv, totalizando 470 cv, enquanto a Turbo E-Hybrid sobe para 739 cv e 96,9 kgfm, graças ao V8 biturbo.

As informações foram divulgadas pela própria Porsche, conforme publicação oficial em seu portal internacional e reportagens no site especializado Motor1, com destaque para os testes na Inglaterra e os dados técnicos preliminares do modelo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar pelo Exército Brasileiro e experiência em gestão administrativa e logística no setor industrial. Escreve sobre defesa, segurança, geopolítica, indústria automotiva, ciência e tecnologia. Sugestões de pauta: fa06279@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x