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Por volta de R$ 80 mil e com porta-malas gigante de 521 litros, esse sedã da Volkswagen traz motor 1.0 Turbo (TSI) de 128 cv, câmbio automático de 6 marchas, consumo de até 14,6 km/l e excelente espaço interno

Escrito por Carla Teles
Publicado em 26/10/2025 às 21:15
Por volta de R$ 80 mil e com porta-malas gigante de 521 litros, esse sedã da Volkswagen traz motor 1.0 Turbo (TSI) de 128 cv, câmbio automático de 6 marchas, consumo de até 14,6 km/l e excelente espaço interno
Procurando um sedã da Volkswagen por R$ 80 mil? O Virtus 2018 tem porta-malas de 521L, motor 1.0 TSI e faz 14,6 km/l. Veja análise completa e problemas crônicos.
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Modelo Comfortline 1.0 Turbo se destaca pelo espaço e consumo de 14,6 km/l, mas este sedã da Volkswagen exige atenção a pontos crônicos no câmbio e acabamento.

Encontrar um sedã da Volkswagen usado na faixa dos R$ 80 mil que combine eficiência, espaço de carro médio e um porta-malas gigante é um desafio. O Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2018 surge como uma das opções mais fortes nesse cenário, oferecendo um compartimento de 521 litros, motor 1.0 Turbo de 128 cv e um consumo rodoviário que chega a 14,6 km/l na gasolina, conforme dados da ficha técnica compilados pelo Carros na Web.

Lançado em 2018 sobre a moderna plataforma MQB, o Virtus foi apelidado de “mini-Jetta” e redefiniu o padrão de segurança da categoria. No entanto, a compra de um exemplar usado revela uma dualidade: por trás do excelente conjunto motriz, existem reclamações recorrentes que o futuro proprietário precisa conhecer, detalhadas por fontes como o Mobiauto, exigindo uma análise cuidadosa antes de fechar negócio.

O “mini-Jetta” que redefiniu o espaço interno

Com linhas horizontais definidas e clara semelhança com o Jetta da época, o design do Virtus 2018 reflete a sobriedade alemã, projetando uma imagem de maturidade e sofisticação.
Com linhas horizontais definidas e clara semelhança com o Jetta da época, o design do Virtus 2018 reflete a sobriedade alemã, projetando uma imagem de maturidade e sofisticação.

O grande trunfo do Volkswagen Virtus 2018 é sua arquitetura. Baseado na plataforma modular MQB, a mesma de carros superiores como o Golf, o sedã adotou uma generosa distância entre-eixos de 2.651 mm. Esse número, crucial para a cabine, se traduziu diretamente em um excelente espaço interno, especialmente para os passageiros do banco traseiro, que viajam com conforto de categoria superior.

Essa medida superava diretamente rivais como o Fiat Cronos, que oferecia 2.521 mm de entre-eixos, como aponta o Carros na Web. Além do espaço para pessoas, o porta-malas de 521 litros se tornou uma referência. Embora concorrentes da época, como o Chevrolet Cobalt (563 litros) e o próprio Cronos (525 litros), tivessem números ligeiramente superiores, o volume do Virtus o consolidou como uma das opções mais práticas e familiares do mercado.

Desempenho e economia: o coração 200 TSI

O motor 200 TSI 1.0 Turbo de três cilindros e injeção direta entrega até 128 cv e um robusto torque de 20,4 kgfm a baixas rotações, garantindo um desempenho ágil e eficiente.
O motor 200 TSI 1.0 Turbo de três cilindros e injeção direta entrega até 128 cv e um robusto torque de 20,4 kgfm a baixas rotações, garantindo um desempenho ágil e eficiente.

O desempenho do Virtus Comfortline é garantido pelo motor 200 TSI. Trata-se do conhecido 1.0 Turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 128 cv de potência (com etanol) e, mais importante, 20,4 kgfm de torque a apenas 2.000 rpm. Segundo a ficha técnica do Carros na Web, essa força disponível cedo garante agilidade no trânsito e retomadas seguras na estrada.

Esse conjunto, aliado ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas, leva o sedã de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos e à velocidade máxima de 194 km/h. Onde o motor TSI realmente brilha é na eficiência: o Carros na Web registra um consumo de 11,2 km/l na cidade e impressionantes 14,6 km/l na rodovia, quando abastecido com gasolina, tornando-o um carro ágil e econômico para o dia a dia.

O custo real: seguro acima da média e peças baratas

Analisar o custo de posse é fundamental em um usado. Uma análise da revista Quatro Rodas, que concedeu ao Virtus o prêmio “Melhor Compra 2018”, revelou a dualidade interessante nos custos de manutenção do sedã. Na época de seu lançamento, o modelo apresentou um valor de seguro considerado elevado para a categoria.

A apólice média, segundo a Quatro Rodas, era de R$ 3.452, enquanto o concorrente Cobalt tinha um custo de R$ 1.909. Em contrapartida, a mesma reportagem apontou que o Virtus tinha a cesta de peças mais barata entre seus rivais diretos: R$ 3.286. Esse valor era significativamente menor que os R$ 5.135 da cesta do Chevrolet Cobalt, indicando um custo de reposição de peças mais acessível a longo prazo.

Pontos críticos: o que inspecionar antes de comprar

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Apesar das qualidades de projeto, o Virtus 2018 acumulou um histórico de reclamações que exigem atenção redobrada do comprador. O portal Mobiauto, especializado em coletar relatos de proprietários, foi crucial para identificar os problemas crônicos mais comuns do modelo, sendo o principal deles relacionado à transmissão automática.

A queixa mais frequente são os trancos e solavancos no câmbio automático de 6 marchas, especialmente em trocas de baixa velocidade, como da primeira para a segunda marcha. Além disso, o Mobiauto também lista outras reclamações recorrentes: o surgimento de ruídos internos, atribuídos ao acabamento com uso excessivo de plástico rígido; relatos de infiltração de água na cabine e nos faróis; e ruídos no sistema de freios, mesmo em carros com baixa quilometragem.

Veredito: vale a pena comprar o Virtus 2018?

O Volkswagen Virtus Comfortline 200 TSI 2018 é, sem dúvida, um dos sedãs compactos mais completos e avançados de sua geração. O equilíbrio entre o desempenho ágil do motor TSI, o baixo consumo de combustível (14,6 km/l) e o espaço interno comparável ao de sedãs médios, graças ao porta-malas de 521 litros, faz dele uma opção extremamente racional na faixa dos R$ 80 mil.

Contudo, a compra exige cautela. Os problemas crônicos relatados pelo Mobiauto, especialmente os trancos no câmbio automático, e os custos de seguro apontados pela Quatro Rodas não podem ser ignorados. A recomendação é buscar unidades com histórico de manutenção completo e realizar uma inspeção minuciosa antes de fechar negócio.

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Carla Teles

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