Com preço de SUV compacto e porte de médio, nova versão de R$ 199 mil aposta em desempenho avassalador para brigar com o Toyota Corolla Cross.
A GWM lançou uma nova versão para o seu SUV médio. É o Haval H6 One. Ele chega como a versão mais barata da linha. O preço é de R$ 199 mil, em um lote limitado a 2 mil unidades. O posicionamento de preço o coloca contra versões topo de linha de SUVs compactos. No entanto, seu alvo principal é outro: o Toyota Corolla Cross.
Custo-benefício agressivo para ameaçar a concorrência
O grande atrativo do Haval H6 One é o seu custo-benefício. Ele tem preço similar ao de SUVs compactos bem equipados, como Honda HR-V, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e Volkswagen T-Cross. A vantagem é que o Haval oferece o porte de um SUV médio e um conjunto híbrido. Seus concorrentes indiretos ficam devendo nesses quesitos.
Essa estratégia de oferecer mais por menos posiciona o modelo como uma compra inteligente. Poucos carros hoje entregam tanto por um valor tão competitivo. Por isso, a GWM já considera transformar essa edição limitada em uma versão definitiva no catálogo.
-
Motor minúsculo desafia a indústria: nova tecnologia supera hidrogênio e promete revolucionar todos os combustíveis existentes
-
5 motos com motor resistente, manutenção quase zero e consumo econômico para quem quer rodar muito sem parar na oficina; Honda e Yamaha na lista
-
Hatch da Volkswagen com motor 1.0 de 84 cv, 15 km/l de consumo e 300 litros no porta-malas conquista o 1º lugar em vendas no Brasil; conheça o Polo Track
-
SUV completo da Fiat ganha cara nova, teto solar e motor híbrido para liderar no Brasil
O que mudou? Os equipamentos que ficaram pelo caminho
Para alcançar o preço de R$ 199 mil, a GWM precisou fazer cortes. A nova versão perdeu o teto solar panorâmico. A tampa motorizada do porta-malas também foi removida. A abertura do compartimento agora é feita de forma convencional.
Apesar disso, itens importantes foram mantidos. O Haval H6 One continua com uma boa central multimídia de 12,3 polegadas e painel de instrumentos digital de 10 polegadas. O porta-malas mantém seus excelentes 560 litros de capacidade. Surpreendentemente, até mesmo o sistema ADAS completo, com assistentes de condução, permaneceu no pacote.
Desempenho superior é o grande trunfo
O conjunto mecânico é um dos destaques. O Haval H6 One vem com motor 1.5 turbo com injeção direta. Por enquanto, ele funciona apenas com gasolina. Este motor trabalha junto a um propulsor elétrico dianteiro. A potência combinada é de 243 cv e o torque chega a 54 kgfm. A pequena bateria de íons de lítio tem 1,6 kWh.
Quem busca um SUV com fôlego para viajar pode se interessar pelo modelo. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos. Para efeito de comparação, seu principal rival, o Toyota Corolla Cross híbrido, leva longos 13 segundos para atingir a mesma velocidade. A transmissão possui duas marchas, uma mais curta para torque e outra mais longa para rodovias.
Consumo e tecnologia
Apesar da força, o consumo poderia ser melhor. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Haval H6 One faz 14,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. O Corolla Cross é mais econômico, marcando 17,7 km/l em ciclo urbano com gasolina.
Outro ponto que exige atenção é a calibração dos sistemas de assistência ao motorista (ADAS). Embora seja um diferencial na faixa de preço, os sensores são muito sensíveis. Os alertas sonoros são constantes e intrusivos, o que pode incomodar o motorista no dia a dia.