1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Por R$ 89 mil para desbancar HB20, Onix e Yaris Cross, mini SUV Toyota Raize pode chegar ao Brasil antes da data prevista 
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 6 comentários

Por R$ 89 mil para desbancar HB20, Onix e Yaris Cross, mini SUV Toyota Raize pode chegar ao Brasil antes da data prevista 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 08/05/2024 às 18:36
Atualizado em 09/05/2024 às 08:05
Por R$ 89 mil para desbancar HB20, Onix e Yaris Cross, mini SUV Toyota Raize pode chegar ao Brasil antes da data prevista 
Foto: Novo Mini SUV da Toyota/Divulgação

Conheça o novo mini SUV da Toyota que promete deixar o C3 para trás em vendas. Mini SUV Toyota Raize entrega ótimo desempenho, design e equipamentos de ponta por preço acessível.

Apresentamos o Toyota Raize, o novo SUV compacto de entrada da Toyota e a opção mais acessível no catálogo da montadora, que rapidamente se tornou o maior rival do novo C3. Projetado para atender a uma ampla gama de consumidores, a Toyota tem se esforçado para oferecer veículos mais acessíveis. O Raize, um mini SUV menor que o Yaris Cross, destaca-se por seu potencial de se tornar um fenômeno global. Com características que o posicionam fortemente no mercado, ele promete ser uma escolha interessante para quem busca praticidade e eficiência em um pacote compacto.

Detalhes do design do novo mini SUV da Toyota

Desenvolvido na Índia, mas disponível em toda a Ásia, o mini SUV da Toyota é um produto que chegou para ser muito popular por lá, tendo preços extremamente competitivos no país. Em dimensões, o mini SUV Toyota Raize é 4 cm maior que o nosso novo C3, que é um de seus principais rivais diretos na Índia.

São 4,30 m de comprimento, 2,52 m de entre eixos, 1,70 m de largura, 1,60 m de altura, pesando levíssimos 1076 kg e acomodando 350 L de bagagem no porta-malas.

O design do mini SUV Toyota Raize é bastante divisivo, podendo cativar alguns enquanto desagrada a outros devido à sua origem derivada de um modelo de outra marca. Na dianteira, o Raize apresenta uma grade hexagonal, faróis full LED e luzes diurnas integradas ao para-choque.

Lateralmente, destaca-se pela pintura biton com o teto em Black Piano e rodas de 17 polegadas com acabamento diamantado. Na traseira, o Raize é adornado com um spoiler integrado e lanternas em LED, conectadas entre si por uma faixa também em Black Piano, conferindo um visual moderno e coeso ao veículo.

E no Brasil, por quanto e quando chega?

No Brasil, a chegada do SUV compacto da Toyota é altamente antecipada, prometendo capturar a atenção do público com sua excelente relação custo-benefício, qualidade superior e características atraentes.

Conforme o Jornal do Carro havia previsto ainda em 2019, o Toyota Raize, um SUV compacto de origem Daihatsu, foi escolhido pela Toyota para suceder a linha Yaris. Planejado para ser produzido na fábrica de Sorocaba, em São Paulo, o Raize visa competir no acirrado segmento de mercado que inclui o Fiat Pulse, Renault Kardian e VW Nivus, entre outros. Interessantemente, o Raize já está disponível no mercado mexicano, onde é vendido por 333.900 pesos – cerca de R$ 89 mil.

As previsões indicam que o Toyota Raize deveria iniciar sua produção em Sorocaba e chegar ao mercado ainda em 2024. No entanto, já estamos em março e, sem sinais de movimentação, ajustamos nossas expectativas para um lançamento provável em 2025. Esta perspectiva alinha-se com a estratégia da Toyota de fortalecer sua presença no segmento de SUVs compactos, crucial para conquistar ainda mais o consumidor brasileiro.

Novo mini SUV Toyota Raize faz até 17 km/L

Em motorização o mini SUV Toyota Raize agrada bastante com o seu conjunto. A única opção que ele oferece é o motor 1.0 de três cilindros Turbo com injeção direta de combustível que roda apenas na gasolina.

São até 98 cavalos e 14,3 kgfm de torque que podem vir associados a uma transmissão manual de seis marchas ou automática tipo CVT que simula até sete velocidades.

O desempenho é bom graças ao baixo peso e o mini SUV da Toyota acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. As médias de consumo também agradam e o modelo registra 13,4 km com 1 L na cidade e 17 km com 1 L na estrada. Vale lembrar que ele é sempre na gasolina.

Passando para o interior, o novo mini SUV Toyota Raize tem um acabamento cheio de plástico duro, mas a montagem supera a de seus concorrentes diretos. O espaço interno acomoda bem quatro adultos e no meio vai no máximo uma criança por conta dele não ser um carro lá tão grande.

Assim a lista de equipamentos é muito interessante e temos destaque para chave presencial, climatização digital de uma zona, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifuncional, painel parcialmente digital que conta com uma tela de sete polegadas configurável completo, entre outros.

Com preços que variam entre R$ 80.000 e R$ 120.000, este modelo posiciona-se como uma opção competitiva frente ao Citroën C3 e outros SUVs na mesma faixa de preço, oferecendo uma alternativa intrigante para os consumidores brasileiros.

Novo Toyota Raize conta com vários equipamentos de segurança

A central multimídia é um grande ponto positivo no interior do SUV. A telona de 9 polegadas traz GPS nativo, câmera de ré e conectividade sem fio para Apple Carplay e Android Auto. Em segurança mesmo se tratando de um SUV extremamente barato, ofertado lá na Índia, o mini SUV da Toyota traz tudo o que se espera e mais para a categoria em que ele pertence, elevando muito o seu nível.

No mais, temos seis airbags, controles de tração e estabilidade, além de freios a disco com ABS na dianteira e tambor na traseira. Sendo um dos carros mais interessantes do mercado indiano, o mini SUV Toyota Raize é uma boa opção, considerando que ele é maior e mais completo do que seus rivais diretos, mas mesmo assim custa praticamente a mesma coisa, cerca de R$ 89 mil, sendo mais caro apenas quando equipado com a transmissão CVT.

Inscreva-se
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x