Chevrolet Captiva Sport 2014 usado: SUV médio importado oferece conforto, segurança e equipamentos de categoria premium por preço de compacto
O Chevrolet Captiva Sport 2014 usado é um SUV médio que combina visual robusto, amplo espaço interno e um nível de equipamentos que, na época de seu lançamento, superava boa parte dos concorrentes diretos. Importado do México, foi desenvolvido para enfrentar utilitários de marcas japonesas e europeias, mas sempre com a proposta de manter um custo de aquisição mais competitivo.
Com preço médio de R$ 55,3 mil na Tabela FIPE (agosto/2025), o Captiva pode ser encontrado em bom estado com um pacote completo de conforto e segurança, tornando-se uma alternativa atraente para quem pensa em um SUV compacto, mas busca mais porte e presença.
Visão geral e posicionamento
A Captiva Sport estreou no Brasil em 2008 e recebeu um facelift em 2011, mantendo-se no portfólio da Chevrolet até 2017. Montada sobre a plataforma Theta da GM, também utilizada por modelos como Saturn Vue e GMC Terrain, ela sempre se destacou pela robustez estrutural. Entre as opções disponíveis, a versão com motor 2.4 Ecotec se tornou a mais equilibrada, entregando desempenho suficiente para o dia a dia, manutenção mais simples que a V6 e consumo ligeiramente mais controlado.
-
Por menos de R$ 15 mil, moto urbana roda até 700 km com um tanque, oferece 14,5 cv, painel digital, ABS e aparece como alternativa à Honda CG 160 e Yamaha Factor 125i; conheça a Pulsar N150
-
Com preços partindo de R$ 50 mil, 5 carros da Honda unem robustez mecânica, conforto e bom consumo por preços competitivos no mercado brasileiro de seminovos
-
5 carros da Toyota oferecem alto custo-benefício no mercado de usados com preços a partir de R$ 41,5 mil na Fipe
-
Quer um carro que depois da compra mantenha seu valor ao longo do tempo para revenda? Saiba 3 carros que vencem a desvalorização no mercado brasileiro
Mecânica e desempenho
O Chevrolet Captiva Sport 2014 usado vem equipado com motor 2.4 Ecotec 16V Flex, capaz de gerar 184 cv com etanol e 171 cv com gasolina, entregando torque de até 23,8 kgfm a 4.900 rpm. Acoplado a ele, está o câmbio automático GF6 de seis marchas, que prioriza suavidade nas trocas. Apesar do peso próximo a 1.780 kg, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em torno de 10,5 segundos, com velocidade máxima próxima a 190 km/h.
Segundo o PBEV/Inmetro, o consumo é de 7,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com gasolina, enquanto no etanol cai para 5,4 km/l e 7,6 km/l, respectivamente. É um consumo acima do que se vê em SUVs compactos, mas condizente com o porte e a motorização aspirada.
Conforto e espaço interno
O interior do Captiva 2014 é pensado para longas viagens. Os bancos largos e macios possuem revestimento em couro e ajuste elétrico para o motorista, o ar-condicionado digital automático mantém a temperatura estável e a posição de dirigir elevada transmite sensação de segurança. O porta-malas de 821 litros é um dos maiores da categoria, permitindo transporte de bagagens volumosas sem esforço.
O acabamento utiliza materiais de boa qualidade para a época, e a ergonomia foi bem planejada, com comandos acessíveis e boa visibilidade frontal. É um SUV que oferece real conforto tanto para quem dirige quanto para os passageiros.
Equipamentos e tecnologia
Na linha 2014, o Captiva Sport entregava um pacote de série que incluía controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, computador de bordo, sistema de som com entrada auxiliar, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 17. Esse conjunto o colocava em pé de igualdade — e muitas vezes à frente — de modelos de marcas mais caras.
Segurança
O modelo conta com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, além de uma estrutura reforçada que, embora não tenha sido avaliada oficialmente pelo Latin NCAP, é reconhecida por oferecer boa proteção em caso de colisão. O controle de estabilidade e tração aumenta a segurança em condições adversas, tornando-o confiável para famílias.
Confiabilidade e manutenção
O conjunto mecânico do Chevrolet Captiva Sport 2014 usado é considerado confiável quando recebe manutenção preventiva adequada. É fundamental verificar o histórico de trocas de óleo do câmbio automático, inspecionar possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento e avaliar o estado da suspensão dianteira, especialmente buchas e pivôs.
As peças mecânicas são relativamente fáceis de encontrar, pois compartilham componentes com outros modelos da GM. Já itens de acabamento e sensores eletrônicos podem ter custo mais alto, já que alguns são importados.
Mercado e custo-benefício
Com valor de R$ 55.300,00 em agosto de 2025, o Captiva apresenta desvalorização já consolidada, mantendo estabilidade no preço de revenda. É possível encontrar exemplares entre 2013 e 2016 em ótimo estado, desde que o histórico de revisões esteja documentado. Unidades sem manutenção do câmbio ou com desgaste acentuado devem ser evitadas.
Frente a rivais como o Honda CR-V 2.0, Hyundai ix35 2.0 e VW Tiguan 2.0 TSI, o Captiva se destaca pelo preço mais acessível e espaço interno superior, mesmo que perca em eficiência energética.
O Chevrolet Captiva Sport 2014 usado é uma compra racional para quem deseja um SUV médio com muito espaço, bom nível de segurança e conforto acima da média, mas não se importa com um consumo um pouco mais elevado. Encontrar uma unidade bem cuidada é garantia de um veículo robusto e completo por um valor que hoje se aproxima do de utilitários compactos nacionais.
Você já teve ou pensa em comprar um Captiva Sport? Acha que vale mais a pena que um SUV compacto novo? Deixe sua opinião nos comentários — ela pode ajudar outros leitores na decisão de compra.