Nova versão traz painel 100% digital, grafismos inéditos e desempenho que surpreende na cidade
A Yamaha YBR 150 Factor 2024 já está nas concessionárias com melhorias visuais, mecânicas e eletrônicas que reforçam sua proposta como moto urbana ideal para o dia a dia. A versão ED, topo da linha Factor, mantém o foco em custo-benefício, ciclística ágil e motor econômico, além de oferecer itens de série que geralmente só aparecem em motos maiores.
Com motor Flex de 149 cc, painel 100% digital, freios combinados UBS e design atualizado, a YBR 150 Factor busca manter sua tradição como uma das mais confiáveis na categoria street. O modelo foi analisado em detalhes com base no vídeo técnico publicado no canal especializado Rodolfo Souza, incluindo prós, contras, desempenho real e consumo.
Ficha técnica da Yamaha YBR 150 Factor 2024
A YBR 150 Factor ED 2024 é equipada com motor monocilíndrico SOHC, duas válvulas, arrefecimento a ar e sistema Flex. Entrega 12,2 cv na gasolina e 12,4 cv no etanol, com 1,3 kgfm de torque. O câmbio tem cinco marchas e o peso em ordem de marcha é de 127 kg, o que contribui para a agilidade no trânsito urbano.
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O tanque tem 15,7 litros de capacidade, sendo 2,2 L de reserva. A estrutura é composta por chassi tubular em aço, rodas de 18 polegadas com pneus sem câmara, freio a disco dianteiro de 245 mm com pinça Nissin e freio traseiro a tambor. O sistema UBS (freios combinados) é item de série.
Painel digital e tecnologias embarcadas
O painel 100% digital conta com indicador de marchas, função Eco, hodômetros total e parcial, relógio, velocímetro e conta-giros. A apresentação é clara, iluminada por LED e com ótima visibilidade.
A moto também traz lampejador de farol alto, partida elétrica, setas flexíveis com lentes transparentes, carenagens pintadas na cor da moto e escapamento pintado em preto fosco com protetores metálicos. O motor tem o sistema BlueFlex, que permite uso de gasolina ou etanol sem perda de desempenho.
Cores disponíveis e diferenças da versão 150
A Yamaha oferece a YBR 150 Factor ED 2024 nas cores Black Eclipse (preto), Red Hot (vermelho metálico) e Navy Blue (azul metálico exclusivo da 150). Em relação à versão 125i, a 150 traz grafismos exclusivos, pintura diferenciada no motor e detalhes visuais mais refinados.
A versão 150 custa cerca de R$ 1.000 a mais, mas entrega 1,3 cv a mais de potência e cerca de 2 kg a mais no peso total, além de mais recursos embarcados e melhor acabamento.
Histórico e evolução da linha YBR
A linha YBR foi lançada em 2000, com motor 125 4 tempos. A primeira geração durou até 2008. A segunda geração, batizada de Factor, veio em 2009 com visual esportivo e melhorias. A terceira geração, lançada em 2016, introduziu a versão 150 com injeção eletrônica e segue até hoje no mercado com atualizações anuais.
O nome YBR vem de Yamaha Brasil, enquanto “Factor” significa fator, ou elemento. O modelo é voltado para o uso urbano, com posição de pilotagem confortável e altura do assento de 78,5 cm, adequada para condutores de estatura baixa e média.
Desempenho, consumo e velocidade máxima
Segundo o teste real, a Yamaha YBR 150 Factor ED pode atingir até 135 km/h no plano e 146 km/h no painel com leve inclinação e embalo. Em termos de consumo, a moto pode fazer entre 35 e 45 km/l, dependendo da tocada e do tipo de combustível.
As acelerações são progressivas:
- 1ª marcha: até 46 km/h
- 2ª marcha: até 70 km/h
- 3ª marcha: até 94 km/h
- 4ª marcha: até 104 km/h
- 5ª marcha: chega a 130+ km/h com vento a favor
Conforto e ciclística urbana
O banco é dividido em dois níveis, macio e largo. A posição de pilotagem é baixa e estreita, favorecendo deslocamentos em corredores. A suspensão dianteira é telescópica com 120 mm de curso e a traseira tem dois amortecedores com regulagem de pré-carga em cinco níveis.
A ciclística da YBR 150 Factor é leve, ágil e adequada para o trânsito urbano intenso. O peso reduzido e o entre-eixos curto contribuem para facilidade de manobra, especialmente em subidas, curvas fechadas e paradas constantes.
Equipamentos e pontos negativos
A moto se destaca pela presença de freios UBS, painel completo e injeção eletrônica. Porém, há ausência de cavalete central, falta de sensor no descanso lateral (pé de apoio) e ausência de tomada USB ou 12V. Um problema crônico em algumas unidades relatado no vídeo é a campana de embreagem.
A ausência do corta-corrente no punho direito também foi apontada como um detalhe que poderia ser melhorado para segurança e praticidade.
Preço e custo-benefício
Na Tabela Fipe de agosto de 2025, a Yamaha YBR 150 Factor 2024 versão ED seminova está cotada a R$ 14.680. Já o preço sugerido da 0 km no site da Yamaha é de R$ 15.590, podendo chegar a R$ 17.500 nas concessionárias, com frete e outros encargos.
Considerando o consumo, confiabilidade, equipamentos e baixa manutenção, o modelo segue como uma das melhores opções urbanas da categoria, especialmente para quem roda muito todos os dias e busca economia real.
A Yamaha YBR 150 Factor 2024 mantém a essência da marca no segmento urbano: moto leve, resistente, com manutenção simples e design atrativo. Os avanços no painel, nos detalhes estéticos e na eletrônica a colocam como uma das líderes da categoria street até 160 cc.
Você acha que a Yamaha deveria incluir mais equipamentos de série, como cavalete central e tomada USB? Acha que a YBR ainda tem espaço no mercado frente aos concorrentes chineses? Comente abaixo e compartilhe sua experiência com a linha Factor!