A GM está revolucionando os veículos elétricos com seu novo motor de fluxo axial, prometendo mudar o mercado para sempre.
Os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais populares como uma alternativa mais sustentável aos carros movidos a gasolina. No entanto, ainda existem alguns desafios a serem superados antes que eles se tornem a principal escolha de transporte. Dois dos maiores desafios são o custo e o tamanho dos motores elétricos. Esses motores tradicionais são volumosos e pesados, o que afeta a eficiência e o alcance dos veículos. Além disso, são caros de fabricar, contribuindo para o preço elevado dos veículos elétricos.
A GM entende esses desafios e desenvolveu um novo motor de fluxo axial que promete resolver esses problemas. Esse motor é mais compacto e leve, tornando os veículos elétricos menores e mais acessíveis.
O que é o motor de fluxo axial?
O motor de fluxo axial é diferente dos motores tradicionais de fluxo radial. Nos motores radiais, a força magnética viaja perpendicularmente ao eixo de rotação, fazendo com que eles sejam longos e em forma de barril. Já no motor de fluxo axial, a força magnética flui paralelamente ao eixo de rotação, permitindo um design mais plano e compacto, semelhante a um frisbee.
- Saiba por que as pilhas estão colocadas uma ao lado da outra em direções opostas
- Donald Trump aciona Elon Musk e pede que bilionário resolva um dos maiores desafios da Nasa nos últimos tempo: trazer de volta astronautas presos no espaço
- Após criar maior drone do mundo, empresa brasileira agora lança ‘ChatGPT do agro’
- A matemática é uma invenção ou uma descoberta?
Os motores de fluxo axial oferecem várias vantagens sobre os motores tradicionais:
Tamanho e peso: São menores e mais leves, o que melhora a eficiência e o alcance dos veículos elétricos.
Potência: Apesar de seu tamanho compacto, esses motores são igualmente potentes.
Eficiência: O design permite que eles operem de forma mais eficiente em velocidades mais altas, graças a um conceito chamado “enfraquecimento de campo mecânico”.
O que é o enfraquecimento de campo mecânico?
O enfraquecimento de campo mecânico é uma técnica que ajusta a distância entre o estator (parte estacionária com bobinas) e o rotor (parte giratória com ímãs) para mudar a força magnética. Isso permite que o motor opere de maneira mais eficiente em diferentes situações, oferecendo alto torque para aceleração e altas velocidades para cruzeiro. A GM planeja usar um sistema hidráulico para ajustar essa distância, tornando o motor mais versátil e eficiente.
Impacto no mercado de veículos elétricos
O novo motor de fluxo axial da GM tem o potencial de transformar o mercado de veículos elétricos. Ele promete:
Veículos menores e mais leves: O design compacto e leve permite a criação de veículos elétricos mais pequenos e eficientes.
Redução de custos: Com motores mais baratos de fabricar, os veículos elétricos podem se tornar mais acessíveis ao público.
Aumento da eficiência: A tecnologia permite um melhor desempenho e maior alcance dos veículos.
A introdução do novo motor de fluxo axial da GM representa um avanço significativo para a indústria de veículos elétricos. Com um design mais eficiente e compacto, esses motores podem ajudar a superar os desafios de custo e tamanho, tornando os veículos elétricos mais acessíveis e práticos para todos. A GM está liderando o caminho com essa inovação, prometendo mudar para sempre a forma como vemos os veículos elétricos.
Sinceramente depois de 4 anos trabalhando nas linhas de produção GM em São Caetano eu tento acreditar que aquele monte de lixo e carros tortos são apenas um cenário isolado.
Nossa João você pra defender o teu ganha-pão chamar de veículos tortos. Se começarem a não vender nada os veículos que você produz daqui um pouco você corre o risco de perder o emprego.
Os proprietários de veículos elétricos ainda sofrem muito com a falta de pontos de carga. Aqui no Brasil, o ideal são os híbridos (elétrico e alcool) sem necessidade de ficar procurando tomadas ou desistindo de viajar pela incerteza de não conseguir recarregar a bateria. Automóvel tem que ser ecológico mas principalmente uma comodidade e não um transtorno.