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Por que o concreto tem muita resistência à compressão, mas pouca resistência à tração?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 30/01/2025 às 12:21
concreto
(Crédito da foto: katorisi / Wikimedia Commons)

O concreto é um dos materiais de construção mais usados no mundo, mas sua resistência varia conforme o tipo de força aplicada.

O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados no mundo devido à sua alta resistência à compressão. No entanto, ele possui uma grande limitação: sua baixa resistência à tração.

Esse contraste entre forças de compressão e tração tem explicações estruturais e químicas que determinam o comportamento desse material em diferentes situações.

Resistência à compressão

A resistência à compressão é sua capacidade de suportar cargas que o comprimem. Essa propriedade é essencial para suportar grandes estruturas como prédios, pontes e barragens.

O concreto é composto por cimento, agregados (areia e pedra) e água. Durante a cura, ocorre uma reação química que forma um material denso e coeso, capaz de resistir a forças esmagadoras.

Pesquisas indicam que a resistência à compressão pode variar entre 20 MPa e 50 MPa em aplicações convencionais, podendo ultrapassar 100 MPa em concretos de alto desempenho. Esse nível de resistência é fundamental para garantir a estabilidade e segurança das construções.

Resistência à tração

Em contrapartida, a resistência à tração do concreto é significativamente menor, representando cerca de 10% de sua resistência à compressão. Isso significa que, enquanto ele pode suportar toneladas de peso em compressão, ele pode falhar rapidamente quando submetido a força de tração, como dobramento ou alongamento.

O motivo para essa fragilidade é a presença de microfissuras internas. Como o concreto é composto por agregados e pasta de cimento, sua estrutura nunca é completamente homogênea.

Essas microfissuras já estão presentes desde o momento da cura, e, quando uma força de tração é aplicada, essas rachaduras se propagam rapidamente, levando à fratura do material.

O impacto da resistência à tração do concreto na engenharia

A baixa resistência à tração do concreto influencia diretamente no design estrutural. Para evitar que ele quebre sob forças de tração, engenheiros incorporam reforços metálicos, como vergalhões de aço, criando o chamado concreto armado.

O aço possui alta resistência à tração e, ao ser inserido dentro do concreto, equilibra suas fraquezas.

Em aplicações onde a resistência à tração é crucial, também são utilizados concretos reforçados com fibras de vidro, carbono ou polímeros. Essas soluções ajudam a minimizar fissuras e aumentam a durabilidade das estruturas.

Alternativas para melhorar a resistência à tração

Embora o concreto tradicional seja fraco contra forças de tração, novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas para melhorar suas propriedades. Algumas soluções incluem:

  • Concreto armado: Uso de aço para reforçar a estrutura e evitar ruptura por tração.
  • Concreto protendido: Utiliza cabos de aço tensionados antes da concretagem, reduzindo a incidência de fissuras.
  • Concreto reforçado com fibras: Fibras sintéticas ou naturais ajudam a controlar a propagação de fissuras.
  • Concreto de ultra-alto desempenho: Com adição de nanopartículas e polímeros especiais, pode atingir resistências muito superiores.

Essas técnicas aumentam a versatilidade, tornando-o mais resistente e adequado para diferentes tipos de construções.

Trata-se de um material fundamental para a engenharia civil devido à sua elevada resistência à compressão.

No entanto, sua baixa resistência à tração exige reforços estruturais para evitar falhas. O uso de concreto armado, concreto protendido e novas tecnologias garantem que esse material continue sendo a base para construções seguras e duráveis.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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